Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao papel central e embrionário representado por Le Corbusier no desenvolvimento da arquitetura no século XX, considere as afirmativas:
I. Em 1915, junto com seu amigo, o engenheiro suíço Max du Bois, desenvolveu duas idéias que moldariam seu desenvolvimento ao longo de toda a década de 1920: sua reinterpretação da estrutura Hennebique como a Maison Dom-Ino, que se tornaria a base estrutural da maioria de suas casas até 1935, e as Villes Pilotis, uma cidade projetada para ser construída sobre pilastras.
II. Ao contrário de seus contemporâneos europeus, Gropius e Mies van der Rohe, Le Corbusier ansiava por desenvolver as conotações urbanas de sua arquitetura. A Ville Contemporaine, para 3 milhões de habitantes, foi a demonstração máxima desse aspecto de seu trabalho até 1922.
III. O empenho de Le Corbusier em resolver a dicotomia entre a Estética do Engenheiro e a Arquitetura, em combinar a utilidade com a hierarquia do mito, iria fazê-lo entrar em conflito com os designers funcionalista-socialistas do final da década de 1920.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Com relação ao tema apresentado no texto, julgue os próximos itens.
Os auditórios em forma de leque normalmente apresentam problemas para espetáculos de música devido à falta de reflexões acústicas laterais.
A respeito das diversas peças que constituem o madeiramento dos telhados, assinale a afirmativa correta.
O caibro pode ser definido como uma viga de madeira que sustenta a cumeeira do telhado.
A cumeeira do telhado pode ser definida como a peça que é perpendicular aos tirantes, recebe as escoras e as mãos francesas e resiste à flexão do tirante.
O caibro pode ser definido como a peça de madeira que, junto com outras, sustenta as ripas dos telhados e se apóia nas cumeeiras, nas terças e nos frechais.
O frechal pode ser definido como a peça vertical em cuja extremidade superior se engastam as extremidades superiores das empenas e se apóia a viga da cumeeira.
O caibro pode ser definido como a peça que sustenta diretamente as telhas e apóia o frechal.
Com relação ao tema apresentado no texto, julgue os próximos itens.
As melhores salas para espetáculos musicais são as retangulares, estreitas e longas, com forro razoavelmente alto e paredes paralelas.
Na definição do traçado urbano em um projeto de urbanismo, devem ser considerados aspectos funcionais, formais e econômicos. Avenidas, ruas, caminhos e lotes podem assumir desenhos diferenciados conforme as características físico-espaciais do terreno, o tipo de atividade a ser desenvolvido e outras exigências do próprio contratante do projeto. Julgue os itens subseqüentes, acerca dos aspectos gerais que devem ser considerados na realização de um projeto de urbanismo.
É fundamental, no desenvolvimento do projeto de urbanismo, solicitar o levantamento planimétrico e altimétrico do terreno, a partir do qual serão reconhecidas as curvas de nível da área de projeto, que, por definição, é uma abstração geométrica que une todos os pontos que possuem o mesmo nível. Geralmente, as curvas são traçadas em intervalos de 5 metros, 1 metro ou, tratando-se de terrenos muito planos, de 50 cm.
Segundo Kenneth Frampton, sob muitos aspectos, o Estilo Internacional pode ser entendido como pouco mais que uma expressão conveniente, denotando uma modalidade arquitetônica cubista que se espalhou por todo o mundo desenvolvido na época da Segunda Guerra Mundial. Pode-se afirmar que algumas das características comuns ao Estilo Internacional são:
a deliberação de fazer uma arte em conformidade com a sua época, a renúncia de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo e a procura de integração da arquitetura às características locais.
a deliberação de fazer uma arte em conformidade com a sua época e a invocação de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo.
o uso das formas geométricas simples, a ausência do uso de ornamentos aplicados, coberturas planas, as superfícies grandes, sem texturas e amiúde brancas, grandes áreas envidraçadas e o uso generalizado da construção em aço e concreto armado.
a busca de uma funcionalidade decorativa e a invocação de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo.
a preocupação básica com as formas abstratas, a renúncia ao decorativismo e a procura de integração da arquitetura às características locais.
Com base nas figuras I e II apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.
O banheiro mostrado na figura 1 não possui ventilação.
Na definição do traçado urbano em um projeto de urbanismo, devem ser considerados aspectos funcionais, formais e econômicos. Avenidas, ruas, caminhos e lotes podem assumir desenhos diferenciados conforme as características físico-espaciais do terreno, o tipo de atividade a ser desenvolvido e outras exigências do próprio contratante do projeto. Julgue os itens subseqüentes, acerca dos aspectos gerais que devem ser considerados na realização de um projeto de urbanismo.
Os traçados ortogonais têm custos maiores que os nãoortogonais e apresentam taxas de aproveitamento menores porque formam glebas irregulares, o que significa uma dupla deseconomia.
A Carta de Atenas, divulgada anos após ser redigida, sintetiza as posições dos CIAM sobre a organização e o planejamento das cidades. Sobre esse importante documento, considere as afirmativas:
I. A morfologia contida nos postulados da Carta teve forte influência na produção teórica e nas realizações do pósguerra de 1945 até finais dos anos sessenta.
II. A Carta de Atenas formulou exigências e estabeleceu critérios para a organização e gestão das cidades, influenciando na criação das cidades funcionalistas.
III. A grande divulgação, aliada ao dogmatismo, clareza e sistematização com que os pontos doutrinários foram redigidos, está na origem do impacto desse documento polêmico e apaixonado.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.
► Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².
► Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.
► A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.
► O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.
► O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.
► A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.
► A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.
► O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.
Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.
Considere-se que o teto do auditório disponha de placas acústicas. Nesse caso, cada uma dessas placas apresenta um ângulo em relação ao palco que, definido a partir de determinadas propriedades físicas das ondas sonoras, varia em função da distância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...