Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na definição do traçado urbano em um projeto de urbanismo, devem ser considerados aspectos funcionais, formais e econômicos. Avenidas, ruas, caminhos e lotes podem assumir desenhos diferenciados conforme as características físico-espaciais do terreno, o tipo de atividade a ser desenvolvido e outras exigências do próprio contratante do projeto. Julgue os itens subseqüentes, acerca dos aspectos gerais que devem ser considerados na realização de um projeto de urbanismo.
Em geral, na definição da posição e da direção das ruas, deve ser considerada a declividade, de forma a ser suficiente para o escoamento das águas da chuva, o que exige que as vias sejam posicionadas paralelamente às curvas de nível.
Numa situação ideal, ao projetar uma escada, a relação de dimensionamento entre o piso e o espelho do degrau deve ser constante; para tanto, a fórmula de Blondel estabelece, de forma empírica, o cálculo do piso em função do espelho e vice-versa. Considerando o piso (P) e o espelho (E), a fórmula idealizada pelo arquiteto francês é:
2E + P = 52/ 53 (média).
2P + E = 63/ 64 (média).
2E + P = 62/ 64 (média).
2P + E = 52/ 54 (média).
2E + P = 72/ 73 (média).
Arquitetura - Sistemas Construtivos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Toda tubulação da instalação predial de água fria deve ser dimensionada e executada para funcionar como conduto forçado, razão pela qual é necessário que se definam, perfeitamente, para cada trecho, os quatro parâmetros hidráulicos de escoamento, que são
aumento de carga, evaporação, pressão e velocidade.
Construída na década 50 e inaugurada oficialmente em 1960, a cidade de Brasilia abrigou a transferência dos orgãos federais do Rio de Janeiro para a nova capital. Sob muitos aspectos, essa cidade se revestiu de um caráter simbólico, reafirmando o estabelecimento da modernidade brasileira. Com relação aos pressupostos teóricos e intenções que envolveram o projeto do Plano Piloto desenvolvido por Lúcio Costa, assinale a afirmativa correta.
Sob muitos aspectos, o plano de Lúcio Costa constituía uma criação original. Adotava os grandes princípios do urbanismo do século XX, mas reagia contra a tendência à dispersão e à falta de unidade que até então tinham sido suas conseqüências.
O plano de Lúcio Costa é inteiramente clássico em sua pureza, simetria e concepção de distribuição racional dos elementos no interior de uma figura preestabelecida, estabelecendo vínculos de afinidade com o pensamento da cidade industrial de Tony Garnier.
Os dois eixos perpendiculares, consagrados respectivamente ao setor público e ao lazer, marcam formalmente a intenção de integração das duas atividades cotidianas pelo arquiteto.
A rigidez na composição e a prioridade absoluta dada ao arranjo do Eixo Monumental, onde foram localizados os prédios administrativos, garantiram ao local a permeabilidade e o ordenamento misto tão desejado pelos arquitetos modernos.
O Plano de Lúcio Costa enfatiza as idéias do movimento moderno, propondo substituir os antigos espaços abertos e fluidos por alinhamentos contínuos dos edifícios ao rés do chão.
O elemento inclinado de um telhado que age como "calha", conduzindo a água da chuva na direção do escoamento, é chamado de:
Um dos grandes desafios na arquitetura contemporânea consiste na conciliação do conforto ambiental com a eficiência energética. Dentre os recursos que o arquiteto pode utilizar para minimizar a carga térmica no interior dos edifícios, podem-se citar:
brises, fachadas ventiladas ou ventilação cruzada.
células fotovoltaicas para captação de energia solar, laje nervurada e estrutura independente.
brises, janela corrediça-horizontal envidraçada e a utilização de pedras na fachada.
pilotis, terraço-jardim e janela corrediça-horizontal envidraçada.
cobertura vegetal e a utilização de paredes de concreto.
Em uma análise de projetos urbanísticos e paisagísticos, podemos dividi-los em itens tais como proposta geral, proposta morfológica, proposta funcional, detalhamento, representação, etc. Assinale a alternativa que indica aspectos que não fazem parte de uma proposta morfológica.
Nas instalações de esgoto, a caixa, ligada à tubulação de águas servidas em cozinhas e copas, destinada a permitir a retirada de substâncias solidificadas é habitualmente chamada de:
caixão.
caixa de passagem.
caixa de descarga.
caixa de areia.
caixa de gordura.
Em um projeto arquitetônico de uma edificação, é necessário projetar uma escada cujo pé-direito seja de 3,00 m e a espessura da laje de 15 cm. Calcule o número de degraus e largura do piso, sabendo que o espelho é de 17,5 cm:
Usando a fórmula de Blondell, X = 64 cm.
Considere as afirmativas abaixo:
I. Nos madeiramentos de telhado, a viga de madeira que é apoiada diretamente sobre a alvenaria e serve de apoio aos caibros é chamada de rincão.
II. Buzinote é o nome atribuído à pequena gárgula ou cano instalado habitualmente junto ao piso de terraços ou sacadas e calhas por onde são despejadas as águas pluviais aí captadas.
III. A peça de madeira que é disposta na vertical e voltada para a face interna dos vãos de portas e janelas e que articula as folhas das esquadrias é denominada caixilho.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...