Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos trechos a seguir são apresentadas definições e opiniões relativas às formas e às mídias de representação 3D.
I O desenho a mão livre, ou esboço, é uma ferramenta fundamental nos primeiros estágios do projeto, em que o produto é idealizado e concebido.
II O SketchUp é sobretudo usado na fase inicial do trabalho do arquiteto, a criação do esboço. Daí o seu nome sketch, esboço em inglês. Muitos arquitetos usam esse programa quando ainda têm a liberdade de alterar as formas e volumes.
III Imagens 3D são imagens em duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de três dimensões (...) Um dos fascínios de Escher era a representação tridimensional dos objetos na inevitável bidimensionalidade do papel.
IV Existe a opinião de que o uso do computador descaracteriza o aspecto poético e artístico da concepção arquitetônica, imaginada como um momento sublime do 'livre correr do lápis sobre o papel' (...) Poucos profissionais trabalham exclusivamente na tela, concebendo o projeto no computador desde o zero.
Com respeito aos textos apresentados, assinale a opção correta.
A perspectiva paralela ou isométrica é a mais recomendada para o estágio a que se refere o item I.
Perspectiva exata ou perspectiva cônica é o recurso básico dos programas 3D, inclusive do SketchUp, apresentado no item II.
A perspectiva cavaleira oferece a melhor ilusão tridimensional em um plano 2D a que se refere o item III.
O único meio realmente apropriado para uma representação 3D, de acordo com o item IV, é uma maquete real, que pode ser manuseada e apreciada de todos os ângulos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
A Revolução Industrial, ocorrida no séc. XIX, foi fundamental para produzir grandes mudanças no cenário urbano e começaram a alterar a configuração espacial das cidades envolvidas no processo industrial. Portanto, foi um fenômeno que contribuiu para inúmeras alterações do espaço urbano. Sobre essas transformações, podemos afirmar:
A sociedade industrial se deu nas zonas rurais, produzindo a partir dessas áreas as metrópoles, conurbações, cidades industriais e grandes conjuntos habitacionais, porém, quanto à organização desses espaços ocorre um fracasso.
A Revolução Industrial conduziu a um crescimento demográfico das cidades, fazendo com que o urbanismo fosse desenvolvido a partir de projetos que se adequaram perfeitamente às necessidades e por isso solucionaram os problemas enfrentados na época.
Em antítese à desorganização da cidade industrial surgem propostas de ordenamentos urbanos, baseadas em reflexões que se desdobram no imaginário, pela ausência da possibilidade de dar uma solução prática ao questionamento da sociedade. Portanto, pode-se dizer que as realizações deixam a dimensão utópica para serem realizações concretas.
Nas primeiras décadas do séc. XIX, os chamados socialistas utópicos Robert Owen e Charles Fourier foram buscar suas bases do pensamento para a visão da cidade contemporânea nas indústrias e no industrialismo, na democracia, nas rivalidades de classe, na exploração do homem pelo homem e na alienação no trabalho. Com isso surgiram dois modelos de organização espacial, considerados como pré-urbanistas: o modelo progressista e o modelo culturalista
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Sobre as características da arquitetura é correto afirmar:
Na Grécia Antiga, a arquitetura era constituída de um sistema trillítico modular que divergia da arquitetura executada na Roma Antiga, que era baseada em estruturas em arcos e abóbadas, porém, ambas utilizavam a assimetria como organização espacial.
Na arquitetura medieval os estilos que se destacaram foram o Românico e o Gótico. O românico, apresentando um aspecto maciço e segmentado, baseado na arquitetura romana e, portanto, com o sistema de arcos de meio ponto presentes nos edifícios. Já o Gótico se apresentava verticalizado e esguio, com seus edifícios de estruturas baseadas em arcos ogivais, que imprimiam uma leveza em seu conjunto.
A palavra racionalidade foi uma constante na arquitetura Renascentista. Por isso, os arquitetos deste período passam a ter inspiração na arquitetura egípcia, pois ela trazia em suas linhas a regularidade, a simetria e a proporção, que eram atributos necessários para a construção dos edifícios
Os arquitetos do período barroco utilizaram os arcos, as cúpulas, as colunas e o entablamento para enfatizar o equilíbrio, a regularidade e a estabilidade que proporcionavam uma atmosfera mística e monumental, marcas da arquitetura barroca.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Aproximadamente em 1990 surgiu um movimento chamado desconstrutivismo, baseado em teorias literárias de filósofos franceses, como Jacques Derrida. Sobre este movimento, é correto afirmar
A teoria literária do desconstrutivismo defende que não existe nenhuma verdade fixa e alcançável, mas apenas o caos e interpretações múltiplas. Neste aspecto, a arquitetura simula a aparência de caos por meio do desmembramento das formas que compõem a arquitetura
O desconstrutivismo reflete um mundo coeso e uniforme, apresentando uma arquitetura variada, porém, com formas bem definidas, que proporcionam espaços inovadores e acolhedores.
Assim como na arquitetura modernista, o desconstrutivismo apresenta formas regulares, com o uso de materiais como tijolos aparentes, armações metálicas aparentes, com a finalidade de deixar as pessoas psicologicamente mais acolhidas e tranqüilas
O desconstrutivismo reflete o mundo em confusão e, por isso, apresenta uma arquitetura racional, com formas variadas, porém, conseguindo um equilíbrio formal observado somente na arquitetura clássica.
No telhado a aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que forma um ângulo reentrante, constituindo um captador de águas, denomina-se:
cumeeira
espigão
frechal
oitão
rincão
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Considerando a arquitetura no Brasil, é correto afirmar:
A casa popular urbana, no período colonial, praticamente teve a mesma tipologia de planta baixa, assim como as técnicas construtivas que eram as mesmas em todo o Brasil.
Na primeira metade do séc. XIX, com a Revolução Industrial, a tipologia arquitetônica, das habitações no Brasil, deixa de ser a Casa de Porão Alto, para ser a dos edifícios de apartamentos
Na arquitetura religiosa, verifica-se a contribuição do arquiteto Antônio José Landi para o crescimento da arquitetura religiosa na Região Norte. Dentre as principais características desse tipo de construção observam-se: plantas de várias naves com ênfase no estilo renascentista.
A Revolução Industrial do séc. XIX contribuiu significativamente para modificação da planta baixa da habitação no Brasil, pois o programa de necessidades havia também se alterado. As salas de jantares, salas de visitas e salas de banho foram algumas das modificações observadas nesta época
O fator de demanda para cargas de iluminação e pequenos aparelhos é igual para residências com potência instalada de 6.000 a 7.000 watts e hospitais com até 50.000 watts, porque:
o consumo de pequenos aparelhos é maior nos hospitais do que nas residências
nos hospitais as áreas de construção se equivalem às das residências
o consumo de iluminação nas residências é igual ao dos hospitais
nas residências é comum que todos os pontos de luz sejam utilizados simultaneamente
nos hospitais o consumo diurno é superior ao do período noturno
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Considerando a arquitetura do séc. XX no Brasil, é correto afirmar:
O modernismo, de uma forma geral, aceita as referências históricas para a produção de uma nova arquitetura, considerando-as principalmente como ornamento e, por isso, necessárias. Com isso, a produção que começou a ser realizada pelos arquitetos modernos, podia facilmente se adaptar às necessidades de todos os países, daí o caráter internacional do movimento.
No Brasil, os arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para estabelecer a crítica do modernismo. Entre estas estratégias a principal foi a reavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio de garantir a sobrevivência da arquitetura moderna.
Marco da arquitetura moderna no Brasil, o edifício do Ministério de Educação e Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema) reflete a tentativa de utilizar os preceitos racionais da arquitetura de Le Corbusier: emprego de formas simples e geométricas, o térreo com pilotis e o terraçojardim, a fachada envidraçada, as aberturas horizontais e a integração dos espaços interno e externo, dentre outras características.
A arquitetura moderna no Brasil promoveu a desvinculação com a revolução industrial e com as novas técnicas e materiais por ela disponibilizados. Na origem, seu interesse inicialmente era puramente estético e pretendia resolver as necessidades da humanidade e direcioná-las para um mundo em que estariam satisfeitas as condições fundamentais da existência, tanto a nível prático-funcional quanto simbólico.
Denomina-se interruptor Intermediário àquele que:
apaga automaticamente o circuito de serviço, visando maior economia
permite apagar ou acender apenas a partir de dois pontos diferentes
apresenta um único comando, com um condutor de entrada e um de saída
permite comandar duas ou mais lâmpadas do mesmo ponto de luz
possui um sistema múltiplo, com dois condutores de entrada e dois de saída
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
No ano de 2005, mais precisamente em julho, um casarão de dois pavimentos, localizado no bairro da Campina, área do centro histórico de Belém, sofreu um incêndio, tornando-se irrecuperáveis partes da construção anteriormente existente. Em sua teoria do restauro, Cesare Brandi (1096 ? 1988) afirma:
"A restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro?.
"[...] A restauração deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível, sem cometer falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra de arte no tempo?. (BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p.30-33)
Segundo a Teoria de Brandi, nesse tipo de intervenção de restauração, o edifício danificado deveria ser:
conservado como ruína, única maneira de mantê-lo como patrimônio.
reconstruído exatamente como era antes do incêndio, a partir de pesquisa histórica em fotos da época
demolido o restante da edificação e substituir por nova edificação que mantivesse a relação construtiva e urbanística anteriormente existente.
reproposto, considerando de forma critica os aspectos históricos e estéticos da construção histórica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...