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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Para se desenvolver uma intervenção de restauração em um edifício histórico é necessário o desenvolvimento de um projeto de restauro detalhado e bem estruturado, que dê suporte às obras de conservação e restauração necessárias à preservação e revitalização da edificação. Considerando a metodologia do projeto de restauro, é correto afirmar:
As etapas e fases do projeto de restauro são iguais a de um projeto de arquitetura, acrescido do histórico da edificação
As etapas e fases do projeto de restauração seguem, em principio, as mesmas etapas do projeto de arquitetura, mas a edificação deve ser pesquisada considerando o seu entorno, se conhecer sua essência, sua história, seu estado de conservação, seu sistema construtivo, as intervenções que sofreu ao longo de sua existência.
As etapas e fases do projeto de restauro são totalmente diferentes das de um projeto de arquitetura, sendo necessário apenas o conhecimento da edificação quanto a sua histórica.
As etapas e fases do projeto de restauração são diferentes das de um projeto de arquitetura, o edifício histórico deve ser estudado como uma edificação construída como um todo.
No levantamento de paredes de alvenaria deve-se iniciar o serviço pelos cantos principais. Em parede o tijolo é aparente numa das faces, a distribuição de tijolos com amarração "francesa" é vantajosa em relação à amarração comum porque:
demanda menor custo
economiza tijolo especial
dispensa o uso de argamassa
suporta maior carga
atinge altura mais elevada
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Na história e teoria da preservação e restauração, no século XIX, existiu um teórico que tentava fazer a fusão entre a teoria do Restauro Estilístico e o Restauro Romântico. Qual o nome desse teórico e as características desse movimento?
É Camilo Boito, e o movimento surge na Itália, o monumento era considerado essencialmente como um documento, deveriam ser preservadas as adições e modificações feitas no decorrer do tempo e conservadas, inclusive, as marcas da própria passagem do tempo.
É Viollet-le-Duc, e o movimento surge na França, o monumento não é considerado como um documento, e o arquiteto pode intervir com liberdade de criação, podendo-se reconhecer a ação individual do arquiteto.
É John Ruskin, e o movimento surge na Inglaterra, o monumento era considerado como um documento, testemunha de sua própria época, devendo-se conservar a sua autenticidade, sem que nenhum tipo de intervenção venha mistificá-lo.
É Gustavo Giovannoni, e o movimento surge na Itália, é conhecido como Restauro cientifico, o monumento não é considerado como documento, a criação do arquiteto é aceita na intervenção de restauração.
Considerando-se o clima quente úmido do Município de Maricá, para que as edificações construídas em lotes urbanos apresentem conforto térmico elas devem ter sua maior dimensão, perfazendo um ângulo de:
5o. em relação ao vento dominante
15o. em relação ao vento dominante
30o. em relação ao vento dominante
45o. em relação ao vento dominante
90o. em relação ao vento dominante
Com o objetivo de propiciar maior conforto térmico às salas de aula de uma escola, o arquiteto deverá projetar aberturas junto ao piso e junto ao teto porque o ar:
aquecido é menos denso e com tendência à ascensão
aquecido é mais denso e com tendência à descensão
frio é menos denso e com tendência à descensão
frio é menos denso e com tendência à ascensão
frio é mais denso e com tendência à estagnação
O peso da construção (peso próprio, peso dos ocupantes, ventos e sobrecarga) e a resistência do terreno em que se situa definem o tipo de fundação a ser utilizado. Assim, para a construção de uma edificação com dois pavimentos em terreno firme situado a 8,00 metros de profundidade, a escolha correta é:
fundação direta
estaca de madeira
estaca de concreto
sapata de concreto
alicerce de alvenaria
As plantas baixas dos projetos de arquitetura elaborados para aprovação nos órgãos competentes são, usualmente, apresentadas na escala mínima de 1:100. Para o preparo do layout final de impressão, em Paper Space, o elemento básico que permite manipular a escala do desenho é:
model space
viewport
toolbox
lineweight
layer
O conjunto de objetos de um layer apresenta, de um modo geral, propriedades comuns. Duas dessas propriedades são:
escala e tipo de linha
espessura de traço e extensão de linha
cor e escala
tipo de linha e espessura de traço
extensão de linha e cor
Alguns materiais existentes no mercado para isolamento acústico ou isolam ou absorvem ondas sonoras, com diferentes eficácias; entre eles, os que têm alto poder de isolamento possuem baixo poder de absorção acústica e vice-versa. Com respeito aos materiais que são utilizados no isolamento acústico, assinale a opção incorreta.
Tijolo maciço, pedra lisa, gesso e madeira, por serem materiais isolantes, dificultam a passagem de ruído de um ambiente para outro.
Quanto maior a espessura de um colchão de ar, espaço vazio entre duas paredes, maior a capacidade de absorção sonora dessa estrutura.
Azulejos, cerâmicas e vidro, por serem materiais refletores, tendem a aumentar a reverberação do som no interior de determinado ambiente.
Por serem materiais absorventes, a lã de vidro e a cortiça, além de evitarem a formação de eco, contribuem para dificultar a passagem do ruído de um ambiente para outro.
Para o bom desempenho térmico das construções em cidades de clima tropical, quente e úmido, o arquiteto deve considerar alguns aspectos no desenvolvimento do projeto. Esses aspectos incluem
I prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.
II proteger as aberturas da radiação solar direta, sem que os elementos de proteção sejam bloqueadores dos ventos.
III escolher materiais que possuam grande inércia térmica.
IV considerar o movimento dos ventos dominantes.
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