Questões de Arquitetura

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Para se desenvolver uma intervenção de restauração em um edifício histórico é necessário o desenvolvimento de um projeto de restauro detalhado e bem estruturado, que dê suporte às obras de conservação e restauração necessárias à preservação e revitalização da edificação. Considerando a metodologia do projeto de restauro, é correto afirmar:

  • A.

    As etapas e fases do projeto de restauro são iguais a de um projeto de arquitetura, acrescido do histórico da edificação

  • B.

    As etapas e fases do projeto de restauração seguem, em principio, as mesmas etapas do projeto de arquitetura, mas a edificação deve ser pesquisada considerando o seu entorno, se conhecer sua essência, sua história, seu estado de conservação, seu sistema construtivo, as intervenções que sofreu ao longo de sua existência.

  • C.

    As etapas e fases do projeto de restauro são totalmente diferentes das de um projeto de arquitetura, sendo necessário apenas o conhecimento da edificação quanto a sua histórica.

  • D.

    As etapas e fases do projeto de restauração são diferentes das de um projeto de arquitetura, o edifício histórico deve ser estudado como uma edificação construída como um todo.

No levantamento de paredes de alvenaria deve-se iniciar o serviço pelos cantos principais. Em parede o tijolo é aparente numa das faces, a distribuição de tijolos com amarração "francesa" é vantajosa em relação à amarração comum porque:

  • A.

    demanda menor custo

  • B.

    economiza tijolo especial

  • C.

    dispensa o uso de argamassa

  • D.

    suporta maior carga

  • E.

    atinge altura mais elevada

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na história e teoria da preservação e restauração, no século XIX, existiu um teórico que tentava fazer a fusão entre a teoria do Restauro Estilístico e o Restauro Romântico. Qual o nome desse teórico e as características desse movimento?

  • A.

    É Camilo Boito, e o movimento surge na Itália, o monumento era considerado essencialmente como um documento, deveriam ser preservadas as adições e modificações feitas no decorrer do tempo e conservadas, inclusive, as marcas da própria passagem do tempo.

  • B.

    É Viollet-le-Duc, e o movimento surge na França, o monumento não é considerado como um documento, e o arquiteto pode intervir com liberdade de criação, podendo-se reconhecer a ação individual do arquiteto.

  • C.

    É John Ruskin, e o movimento surge na Inglaterra, o monumento era considerado como um documento, testemunha de sua própria época, devendo-se conservar a sua autenticidade, sem que nenhum tipo de intervenção venha mistificá-lo.

  • D.

    É Gustavo Giovannoni, e o movimento surge na Itália, é conhecido como Restauro cientifico, o monumento não é considerado como documento, a criação do arquiteto é aceita na intervenção de restauração.

Considerando-se o clima quente úmido do Município de Maricá, para que as edificações construídas em lotes urbanos apresentem conforto térmico elas devem ter sua maior dimensão, perfazendo um ângulo de:

  • A.

    5o. em relação ao vento dominante

  • B.

    15o. em relação ao vento dominante

  • C.

    30o. em relação ao vento dominante

  • D.

    45o. em relação ao vento dominante

  • E.

    90o. em relação ao vento dominante

Com o objetivo de propiciar maior conforto térmico às salas de aula de uma escola, o arquiteto deverá projetar aberturas junto ao piso e junto ao teto porque o ar:

  • A.

    aquecido é menos denso e com tendência à ascensão

  • B.

    aquecido é mais denso e com tendência à descensão

  • C.

    frio é menos denso e com tendência à descensão

  • D.

    frio é menos denso e com tendência à ascensão

  • E.

    frio é mais denso e com tendência à estagnação

O peso da construção (peso próprio, peso dos ocupantes, ventos e sobrecarga) e a resistência do terreno em que se situa definem o tipo de fundação a ser utilizado. Assim, para a construção de uma edificação com dois pavimentos em terreno firme situado a 8,00 metros de profundidade, a escolha correta é:

  • A.

    fundação direta

  • B.

    estaca de madeira

  • C.

    estaca de concreto

  • D.

    sapata de concreto

  • E.

    alicerce de alvenaria

As plantas baixas dos projetos de arquitetura elaborados para aprovação nos órgãos competentes são, usualmente, apresentadas na escala mínima de 1:100. Para o preparo do layout final de impressão, em Paper Space, o elemento básico que permite manipular a escala do desenho é:

  • A.

    model space

  • B.

    viewport

  • C.

    toolbox

  • D.

    lineweight

  • E.

    layer

O conjunto de objetos de um layer apresenta, de um modo geral, propriedades comuns. Duas dessas propriedades são:

  • A.

    escala e tipo de linha

  • B.

    espessura de traço e extensão de linha

  • C.

    cor e escala

  • D.

    tipo de linha e espessura de traço

  • E.

    extensão de linha e cor

Alguns materiais existentes no mercado para isolamento acústico ou isolam ou absorvem ondas sonoras, com diferentes eficácias; entre eles, os que têm alto poder de isolamento possuem baixo poder de absorção acústica e vice-versa. Com respeito aos materiais que são utilizados no isolamento acústico, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Tijolo maciço, pedra lisa, gesso e madeira, por serem materiais isolantes, dificultam a passagem de ruído de um ambiente para outro.

  • B.

    Quanto maior a espessura de um colchão de ar, espaço vazio entre duas paredes, maior a capacidade de absorção sonora dessa estrutura.

  • C.

    Azulejos, cerâmicas e vidro, por serem materiais refletores, tendem a aumentar a reverberação do som no interior de determinado ambiente.

  • D.

    Por serem materiais absorventes, a lã de vidro e a cortiça, além de evitarem a formação de eco, contribuem para dificultar a passagem do ruído de um ambiente para outro.

Para o bom desempenho térmico das construções em cidades de clima tropical, quente e úmido, o arquiteto deve considerar alguns aspectos no desenvolvimento do projeto. Esses aspectos incluem

I prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

II proteger as aberturas da radiação solar direta, sem que os elementos de proteção sejam bloqueadores dos ventos.

III escolher materiais que possuam grande inércia térmica.

IV considerar o movimento dos ventos dominantes.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
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