Questões de Arquitetura do ano 2006

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O estudo do controle ambiental nas edificações busca soluções arquitetônicas que, envolvendo ou não soluções tecnológicas, respondam aos quesitos de conforto térmico, acústico e luminoso e que otimizem custos e consumo energético. Acerca da resolução de problemas de controle ambiental nas edificações, julgue os próximos itens.

A iluminação natural em um local de trabalho é uma alternativa para se obter uma melhor condição de conforto com redução do consumo energético. O cálculo dessa iluminação depende de fatores como o iluminamento da abóbada celeste, as dimensões e posição da abertura de iluminação e o ângulo de incidência da luz em um posto de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo do controle ambiental nas edificações busca soluções arquitetônicas que, envolvendo ou não soluções tecnológicas, respondam aos quesitos de conforto térmico, acústico e luminoso e que otimizem custos e consumo energético. Acerca da resolução de problemas de controle ambiental nas edificações, julgue os próximos itens.

No cálculo de iluminação natural de ambientes, o fator de janela é um coeficiente que expressa o percentual de redução do iluminamento da abóbada celeste promovido pelos componentes opacos da abertura analisada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A instalação de luminárias na parte inferior de paredes é indicada para:

  • A. consultórios
  • B. quartos
  • C. lojas
  • D. banheiros
  • E. áreas de circulação

A itensidade luminosa de uma fonte, o fluxo luminoso emitido no interior de um ângulo sólido e o iluminamento recebido por uma superfície são medidos, respectivamente, pelas unidades:

  • A. Nit, Lúmen e Candela.
  • B. Lúmen, Nit e Lux.
  • C. Candela, Lúmen e Lux.
  • D. Candela, Nit e Lux.
  • E. Lux , Lúmen e Nit.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Por ser uma região quente e superúmida, a Região Amazônica ainda carece de uma arquitetura adaptada às condições bioclimáticas regionais e que explore as tecnologias passivas relativas ao aproveitamento adequado da ventilação natural, a fim de reduzir os níveis de energia consumida por tecnologias ativas, como o condicionamento de ar. Todavia, uma série de fatores contribuem para a efetiva captação e condução da ventilação natural através da edificação. Considerando a configuração correta de alguns fatores intervenientes no fluxo de ventilação no interior de um edifício, leia as alternativas abaixo e marque somente a correta:

  • A.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas, existência de baixa pressão no interior da edificação, coeficiente de condutibilidade dos materiais de revestimento de piso, parede e forro da edificação.

  • B.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas, existência de alta pressão no interior da edificação; densidade linear e superficial dos materiais empregados na vedação das aberturas.

  • C.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas; tipologia e configuração das aberturas utilizadas nas paredes externas, presença de barreiras físicas, como edificações e vegetação próximas às aberturas externas.

  • D.

    Dimensão e posicionamento das aberturas de entrada de ar nas paredes externas; tipologia e configuração das aberturas utilizadas nas paredes externas; existência de alta pressão no interior da edificação.

Com base na figura acima, que ilustra uma instalação hidráulica, assinale a opção correta.

  • A.

    O número 2 corresponde a um tubo de ½" ou de ¾".

  • B. O número 5 corresponde a um registro de pressão.
  • C.

    O número 1 corresponde a um higrômetro, aparelho destinado a medir a umidade do ar.

  • D.

    O número 6 corresponde a uma virola, aro metálico que tem a mesma função da peça de número 4.

As representações gráficas de um objeto ou edificação são expressas, normalmente, através de vistas ortográficas e perspectivas, além de modelos tridimensionais. Essas tipologias de representação estruturam-se a partir de pontos de vista, ou seja, cabe ao projetista escolher o tipo de representação mais adequado ao fim desejado. As representações gráficas são baseadas por sua vez no conceito de projetividade, que pressupõe a existência de três elementos: o centro de projeção, o objeto a ser representado, e uma superfície ou plano onde se realiza a projeção. Na representação desses objetos, independentemente de seu grau de complexidade, são geralmente utilizados dois tipos de projeção: a projeção cilíndrica ou paralela e a projeção cônica. Sobre esses dois tipos analise as afirmativas abaixo:

1. A representação cônica é o tipo de projeção menos utilizado pelos arquitetos na visualização das soluções de projeto em função da grande distância observada entre essa representação e o resultado final que terá o objeto após a sua execução.

2. As projeções cilíndricas dão origem às perspectivas paralelas, que permitem por sua vez maior rapidez na construção e avaliação de características tridimensionais das propostas.

3. A projeção do tipo paralela considera o observador a uma posição infinita em relação ao objeto e à superfície de projeção.

4. A chamada projeção cilíndrica ortogonal ocorre quando os raios paralelos que partem do observador no âmbito de uma projeção cilíndrica são perpendiculares à superfície de projeção.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Apenas uma das quatro afirmativas está correta.

  • B.

    Apenas três das quatro afirmativas estão corretas.

  • C.

    Apenas duas das quatro afirmativas estão corretas.

  • D.

    Duas das quatro afirmativas estão incorretas.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas

A linguagem visual e, de forma mais abrangente, o uso de meios visuais como auxílio à idéia deve ser considerada como indissociável do processo de desenvolvimento de objetos e construções. Um enfoque importante em relação ao projeto e à representação de edificações na antiguidade é a construção de modelos em escala. Sobre isso são encontradas referências desde a Grécia antiga. Sobre o uso de escalas nos projetos de arquitetura e urbanismo é incorreto afirmar:

  • A.

    Na escolha de uma escala deve-se ter em vista o tamanho do objeto a representar, as dimensões da prancha e a clareza do desenho.

  • B.

    A escala gráfica tem um papel fundamental nas ampliações e reduções de mapas, pois ela acompanha essa variação na reprodução desse desenho, sendo muito importante sua presença junto à escala numérica.

  • C.

    Sendo a escala uma fração, quanto maior for seu denominador, menor será o valor resultante.

  • D.

    Como regra: "em termos de relação, as escalas maiores apresentam denominadores menores, enquanto as escalas menores apresentam denominadores maiores".

  • E.

    A indicação da escala dispensa a indicação de cotas, seja qual for o estágio de desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Vários foram os programas e experiências que, no Brasil e na América Latina, se utilizaram dos princípios do Movimento Moderno na construção do espaço. Entre eles, podemos citar as experiências de:

  • A. I, II e III
  • B. I, II e IV
  • C. I, III e IV
  • D. II, III e IV
  • E. I, II, III e IV

Com base nesse contexto, responda às questões 27 e 28. Ainda sobre a questão do grau de abertura para a participação popular é incorreto afirmar:

  • A.

    A diferença entre a cooptação e a consulta é que, no primeiro caso, instâncias participativas permanentes são criadas, não se limitando o Estado a promover pesquisas de opinião, audiências públicas ou similares.

  • B.

    Na prática, a delegação de poder é o nível mais elevado que se pode alcançar nos marcos do binômio capitalismo mais democracia representativa.

  • C.

    O grau de Autogestão, a rigor, pressupõe um macrocontexto social diferente do atual, na medida em que pressupõe uma sociedade basicamente autônoma.

  • D.

    Um dos pontos positivos observados no âmbito da Consulta é que existe a garantia de um compromisso explícito e acordado de que as opiniões da população serão, de fato, incorporadas.

  • E.

    A parceria corresponde ao primeiro grau de participação autêntica.

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