Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as fórmulas para dimensionamento estabelecidas pela NBR 9050: 0,63 < p + 2 < 0,65 (para escadas) e i = (h × 100) ÷ c (para rampas) e, sendo p = piso; e = espelho; i = inclinação (%); h = altura de piso a piso; e c = comprimento da projeção horizontal, assinale a opção correspondente ao comprimento, em metros, da projeção horizontal de uma rampa com inclinação de 8% que possa substituir uma escada que tem 20 espelhos de 0,18 m e 19 pisos de 0,28 m.
Ao iniciar um novo projeto, o arquiteto adota determinados procedimentos. Esses procedimentos não incluem a
análise do entorno, levando-se em conta a inserção urbana, a orientação solar, a direção dos ventos, a topografia, entre outros fatores.
elaboração de organograma decorrente da análise dos fluxos funcionais.
análise do relacionamento entre programa e partido arquitetônico.
submissão do estudo preliminar ao cliente (público ou privado).
A curva de visibilidade em um auditório é determinada
pela seqüência dos ângulos dada às placas de reflexão acústica do auditório.
pelo cálculo do espaço-tempo que define a curva da platéia.
pelo cálculo que define a melhor visualização da platéia a partir do palco.
Ao projetar um galpão industrial, o arquiteto faz o pré-dimensionamento estrutural apoiando-se em alguns princípios. Acerca desses princípios, julgue os itens abaixo.
I O uso de treliça com perfis mínimos para vencer um vão máximo corresponde à aplicação do princípio contido na frase do arquiteto Mies van der Rohe: "menos é mais".
II A seqüência: telhas onduladas sobre treliças, treliças sobre pilares, pilares sobre fundações, fundações sobre o solo, corresponde ao princípio da hierarquia estrutural.
III O uso de treliças eqüidistantes e com apoios nos extremos corresponde à aplicação do princípio da racionalização a partir de um módulo estrutural.
IV O uso de telha de chapa fina e onda pequena corresponde ao princípio da resistência e economia máximas.
A quantidade de itens certos é igual a
A ergonomia física é a aplicação de conhecimentos antropométricos para a concepção de objetos e espaços adequados. Os locais de trabalho, de desporto, de lazer, entre outros, devem incluir princípios ergonômicos, visando tanto a saúde física e psicológica dos trabalhadores como a eficácia dos sistemas de produção. No que se refere à aplicação da ergonomia em projetos de postos de trabalho, assinale a opção correta.
Os ruídos devem ser entendidos como sinal sonoro de alerta para evitar distrações que podem afetar o desempenho das tarefas, sobretudo daquelas que exigem atenção constante.
Nos ambientes informatizados, as condições exigidas pelos computadores relativas às baixas temperaturas e à baixa umidade relativa do ar devem se sobrepor àquelas relativas ao conforto humano.
O objetivo da ergonomia é garantir o aumento do lucro empresarial por meio da ênfase aos movimentos repetitivos e à produtividade máxima.
Embora possam sugerir um aumento da produtividade, os movimentos repetitivos causam distúrbios fisiológicos e psicológicos nos trabalhadores, resultando em custos adicionais para a empresa.
O correto equilíbrio preconizado pelo tripé Vitruviano — forma, função e construção — é importante, até hoje, para um bom projeto. Nesse contexto, assinale a opção correta.
Condicionantes como inserção urbana, sustentabilidade e análise ergonômica devem ser relegados a segundo plano na elaboração de um projeto.
Vitrúvio se refere especificamente a "fundações sólidas" quando cita "construção"; portanto, esse ramo do tripé é, a rigor, da área da engenharia.
A função, quando bem resolvida, traz em seu bojo um correto equacionamento dos fluxos.
Quando a função estiver bem resolvida, uma composição formal agradável será conseqüência natural.
Analise o projeto do Museu Brasileiro da Escultura − MUBE − (1988), em São Paulo, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, atual vencedor do prêmio Pritzker.
Considere as seguintes características desta obra:
É correto o que consta em
Considere os dois exemplos da arquitetura brasileira contemporânea. São projetos desenvolvidos para escolas públicas em São Paulo e representam importantes experiências da FDE − Fundação para o Desenvolvimento da Educação − onde a préfabricação da estrutura do edifício é elemento fundamental de concepção.
Em relação às seguintes características destas obras:
É correto o que consta APENAS em
Analise o projeto para a Fundação Iberê Camargo (1998), em Porto Alegre, RS; projeto premiado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2002, do arquiteto português Álvaro Siza Vieira.
Considere as seguintes características desta obra:
É correto o que consta em
Analise o projeto para o Centro Educacional Arthur e Yvonne Boyd (1996-99) do premiado arquiteto australiano Glenn Murcutt.
É correto o que consta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...