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Muito se fala sobre os índices de espaços livres e áreas verdes, como objetivos a serem alcançados para a melhoria das condições de habitalidade da cidade contemporânea. Quanto a esses espaços e sobre um índice ideal a ser adotado, qual dos enunciados abaixo é correto?
Da análise morfológica da paisagem urbana destacam-se, EXCETO:
Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode afirmar que:
As figuras abaixo representam padrões de ocupação de quadras de cidades brasileiras:
De acordo com a topografia, é correto afirmar, EXCETO:
Assinale a opção incorreta. Como exemplos da infl uência do meio ambiente sobre o traçado das vias, tem-se que:
os traçados viários baseados no sistema ortogonal tabuleiro de xadrez adaptam-se melhor aos terrenos planos.
o sistema linear de circulação adapta-se às cidades implantadas ao longo de rios.
o sistema concêntrico ou rádioconcêntrico de vias adapta-se melhor às cidades implantadas sobre elevações do terreno.
as qualidades mecânicas do solo podem difi cultar o crescimento vertical das cidades.
os traçados viários baseados no sistema ortogonal de grelha adaptam-se melhor aos terrenos acidentados.
A hierarquia do sistema viário, explicitada por meio de critérios diferenciados de projeto geométrico, tem como base as funções previstas, o volume de trânsito e a velocidade adequada para cada categoria. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção incorreta.
As vias coletoras recebem e distribuem o tráfego proveniente das vias locais e alimentam as vias arteriais.
As vias expressas apresentam, em geral, grandes comprimentos, baixa fluidez de tráfego e alta acessibilidade.
As vias expressas promovem a ligação entre o sistema rodoviário interurbano e o sistema viário urbano.
As vias arteriais fazem as ligações intra-urbanas.
As vias locais, que permitem o acesso direto às diversas áreas funcionais da cidade, apresentam baixa fluidez e alta acessibilidade.
Arquitetura - Projeto - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para muitos autores os diagramas constituem-se em instrumentos de concepção de idéias arquitetônicas. O momento em que uma idéia é transferida da mente do projetista para uma forma externa qualquer, representa um ponto crítico no ciclo de vida do projeto arquitetônico. Desse modo, esses instrumentos são adequados a esse momento do projeto. Esses diagramas por sua vez são classificados de acordo com o seu potencial de auxílio ao processo de tomada de decisão, a saber:
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o tipo de diagrama e o seu respectivo conceito/definição:
1C, 2B, 3A, 4E e 5D.
1A, 2C, 3B, 4E e 5D.
1C, 2A, 3B, 4E e 5D.
1C, 2B, 3D, 4E e 5A.
1B, 2C, 3A, 4D e 5E.
Arquitetura - Projeto - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O chamado planejamento físico-territorial consiste na concepção do planejamento como atividade de elaboração de planos de ordenamento espacial de uma "cidade ideal". Tratase, portanto, de planos nos quais se projeta a imagem desejada em um futuro menos ou mais remoto - no estilo "a cidade - x - daqui a 10 anos" - onde o plano funciona como um conjunto de diretrizes a serem seguidas e metas a serem perseguidas. Sobre esse tipo de planejamento é correto afirmar:
O planejamento físico-territorial convencional não é marcadamente regulatório.
Em sua versão convencional, o planejamento físicoterritorial no Brasil é o mesmo que os anglo-saxões denominam de "blueprint planning".
Seu apogeu se situa entre o final da década de 80 e os anos 90.
Suas idéias não estão relacionadas à idéia do Urbanismo Moderno.
É considerado pela literatura crítica especializada como um instrumento inovador e, portanto, tido como muito pouco conservador.
Arquitetura - Projeto - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos últimos quarenta anos, a moderação de tráfego (traffic calming) tem sido uma prática comum em alguns países que buscam tratar problemas relativos à violência existente em seus sistemas viários. A revisão do espaço urbano e a promoção de melhores relações entre os envolvidos no uso destes sistemas são suas características especiais. Sobre a moderação de tráfego podemos afirmar, exceto:
Na sua adoção é preciso assegurar que o sistema arterial esteja operando de forma eficaz, com o adequado atendimento de suas necessidades de maior fluidez e velocidade.
A intervenção em vias locais requer uma simultânea intervenção nas vias adjacentes para garantir sua operacionalidade, através do controle do tráfego, ou seja, do gerenciamento da demanda ou da Gerência de Mobilidade.
Sua atuação se dá através da construção de intervenções físicas na estrutura viária tais como: estreitamento das vias, construção de plataformas, almofadas, platôs, chicanas, sonorizadores, entre outras.
Tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental das vias com a redução dos riscos de acidentes e dos níveis de ruído e poluição.
No sentido amplo, não se confunde com uma postura de política de transporte, englobando por exemplos o planejamento do uso do solo e a tarifação de vias, entre outros.
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