Questões de Arquitetura do ano 2006

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Muito se fala sobre os índices de espaços livres e áreas verdes, como objetivos a serem alcançados para a melhoria das condições de habitalidade da cidade contemporânea. Quanto a esses espaços e sobre um índice ideal a ser adotado, qual dos enunciados abaixo é correto?

  • A. Existe um índice ideal de 12 m² por habitante, índice válido para qualquer cidade do mundo de acordo com a ONU.
  • B. Existe um índice ideal de 12 m² por habitante, mas deve ser concentrado em áreas de matas e bosques, como acontece no Rio de Janeiro e Curitiba.
  • C. Existe um índice ideal de 16% de espaços livres distribuídos equitativamente por todo o espaço urbano, como estabelecido pela ONU.
  • D. Existe um índice ideal , que deve ser superior a 30% da área urbana, como os existentes nas cidades de Maringa e Curitiba, símbolos brasileiros de qualidade ambiental.
  • E. Não existe um índice ideal, pois este índice depende de uma avaliação de potenciais , demandas e necessidades de cada aglomerado urbano e de suas áreas de expansão.

Da análise morfológica da paisagem urbana destacam-se, EXCETO:

  • A. Estudos de crescimento urbano.
  • B. Parcelamento do solo.
  • C. Tipologia dos elementos e suas articulações.
  • D. Espaços públicos.
  • E. Jardins residenciais e comerciais.

Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode afirmar que:

  • A. O planejamento técnico trata-se do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.
  • B. O primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.
  • C. São duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro em enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo em enfoque inovador, que enfatiza o interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.
  • D. São duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto.
  • E. O primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto- "como fazer" e "quem fará".

As figuras abaixo representam padrões de ocupação de quadras de cidades brasileiras:

  • A. O modelo X possibilita uma homogeneidade urbana adaptável a qualquer situação geográfica, podendo os edifícios variar de altura até 30 andares.
  • B. O modelo X é totalmente inadequado à realidade urbana brasileira, pois é de difícil adaptação no nosso clima tropical.
  • C. O modelo Y, embora de origem européia, é muito difundido no Brasil porque garante a privacidade dos seus moradores.
  • D. Os modelos Y e Z permitem excelente insolação e ventilação e, graças aos seus grandes jardins, favorecem o contato social.
  • E. Os modelos Y e Z seguem os mesmos princípios urbanísticos, sendo que a constituição de espaços de qualidade depende de regulamentação específica.

De acordo com a topografia, é correto afirmar, EXCETO:

  • A. A interseção de dois semi-planos denomina-se vale ou linha de reunião de águas.
  • B. As curvas obtidas, representando a projeção dos pontos do terreno com a mesma cota ou nível, chamam-se curvas de nível.
  • C. A depressão resulta da junção de vales.
  • D. As cartas são representações planas, reduzidas, simplificadas e completadas por sinais convencionais, de uma zona de superfície terrestre.
  • E. O conjunto de operações, que tem por objetivo determinar as coordenadas de pontos de superfície terrestre e efetuar a sua representação chama-se Levantamento.

Assinale a opção incorreta. Como exemplos da infl uência do meio ambiente sobre o traçado das vias, tem-se que:

  • A.

    os traçados viários baseados no sistema ortogonal “tabuleiro de xadrez” adaptam-se melhor aos terrenos planos.

  • B.

    o sistema linear de circulação adapta-se às cidades implantadas ao longo de rios.

  • C.

    o sistema concêntrico ou rádioconcêntrico de vias adapta-se melhor às cidades implantadas sobre elevações do terreno.

  • D.

    as qualidades mecânicas do solo podem difi cultar o crescimento vertical das cidades.

  • E.

    os traçados viários baseados no sistema ortogonal de “grelha” adaptam-se melhor aos terrenos acidentados.

A hierarquia do sistema viário, explicitada por meio de critérios diferenciados de projeto geométrico, tem como base as funções previstas, o volume de trânsito e a velocidade adequada para cada categoria. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    As vias coletoras recebem e distribuem o tráfego proveniente das vias locais e alimentam as vias arteriais.

  • B.

    As vias expressas apresentam, em geral, grandes comprimentos, baixa fluidez de tráfego e alta acessibilidade.

  • C.

    As vias expressas promovem a ligação entre o sistema rodoviário interurbano e o sistema viário urbano.

  • D.

    As vias arteriais fazem as ligações intra-urbanas.

  • E.

    As vias locais, que permitem o acesso direto às diversas áreas funcionais da cidade, apresentam baixa fluidez e alta acessibilidade.

Para muitos autores os diagramas constituem-se em instrumentos de concepção de idéias arquitetônicas. O momento em que uma idéia é transferida da mente do projetista para uma forma externa qualquer, representa um ponto crítico no ciclo de vida do projeto arquitetônico. Desse modo, esses instrumentos são adequados a esse momento do projeto. Esses diagramas por sua vez são classificados de acordo com o seu potencial de auxílio ao processo de tomada de decisão, a saber:

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o tipo de diagrama e o seu respectivo conceito/definição:

  • A.

    1C, 2B, 3A, 4E e 5D.

  • B.

    1A, 2C, 3B, 4E e 5D.

  • C.

    1C, 2A, 3B, 4E e 5D.

  • D.

    1C, 2B, 3D, 4E e 5A.

  • E.

    1B, 2C, 3A, 4D e 5E.

O chamado planejamento físico-territorial consiste na concepção do planejamento como atividade de elaboração de planos de ordenamento espacial de uma "cidade ideal". Tratase, portanto, de planos nos quais se projeta a imagem desejada em um futuro menos ou mais remoto - no estilo "a cidade - x - daqui a 10 anos" - onde o plano funciona como um conjunto de diretrizes a serem seguidas e metas a serem perseguidas. Sobre esse tipo de planejamento é correto afirmar:

  • A.

    O planejamento físico-territorial convencional não é marcadamente regulatório.

  • B.

    Em sua versão convencional, o planejamento físicoterritorial no Brasil é o mesmo que os anglo-saxões denominam de "blueprint planning".

  • C.

    Seu apogeu se situa entre o final da década de 80 e os anos 90.

  • D.

    Suas idéias não estão relacionadas à idéia do Urbanismo Moderno.

  • E.

    É considerado pela literatura crítica especializada como um instrumento inovador e, portanto, tido como muito pouco conservador.

Nos últimos quarenta anos, a moderação de tráfego (traffic calming) tem sido uma prática comum em alguns países que buscam tratar problemas relativos à violência existente em seus sistemas viários. A revisão do espaço urbano e a promoção de melhores relações entre os envolvidos no uso destes sistemas são suas características especiais. Sobre a moderação de tráfego podemos afirmar, exceto:

  • A.

    Na sua adoção é preciso assegurar que o sistema arterial esteja operando de forma eficaz, com o adequado atendimento de suas necessidades de maior fluidez e velocidade.

  • B.

    A intervenção em vias locais requer uma simultânea intervenção nas vias adjacentes para garantir sua operacionalidade, através do controle do tráfego, ou seja, do gerenciamento da demanda ou da Gerência de Mobilidade.

  • C.

    Sua atuação se dá através da construção de intervenções físicas na estrutura viária tais como: estreitamento das vias, construção de plataformas, almofadas, platôs, chicanas, sonorizadores, entre outras.

  • D.

    Tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental das vias com a redução dos riscos de acidentes e dos níveis de ruído e poluição.

  • E.

    No sentido amplo, não se confunde com uma postura de política de transporte, englobando por exemplos o planejamento do uso do solo e a tarifação de vias, entre outros.

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