Questões de Arquitetura do ano 2007

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Atenção: Para responder às questões de números 23 e 24, considere a planta do pavimento abaixo.

Os elementos 3 , 4 e 5 representam, respectivamente,

  • A.

    sofá, criado-mudo e cama.

  • B.

    cama, cadeira e sofá.

  • C.

    penteadeira, banco e cama.

  • D.

    armário embutido, criado-mudo e cama.

  • E.

    E) cama simples, banco e cama dupla.

Observe os símbolos abaixo.

Eles representam, respectivamente,

  • A.

    interruptor paralelo, interruptor simples e ponto de luz.

  • B.

    quadro de distribuição, ponto de luz na parede e disjuntor.

  • C.

    tomada 127V 2P+T média, tomada 127V 2P+T alta e ponto 220V bifásico alto.

  • D.

    interruptor simples, quadro de distribuição e condutor.

  • E.

    tomada 127V 2P+T baixa, tomada 127V 2P+T média e ponto 220V bifásico médio.

Observe a figura abaixo.

Ela representa:

  • A.

    elevação.

  • B.

    depressão.

  • C.

    espigão.

  • D.

    garganta.

  • E.

    vertente.

Considere a convenção topográfica abaixo.

Ela representa:

  • A.

    via acompanhada de linha telefônica.

  • B.

    via acompanhada de linha telegráfica.

  • C.

    estrada de ferro.

  • D.

    estrada de rodagem dupla.

  • E.

    túnel de estrada de ferro.

Atenção: Para responder às questões de números 31 e 32 considere a figura que representa uma fôrma de concreto.

Com relação às vigas,

  • A.

    V1 é semi-invertida e V3 é normal (direta).

  • B.

    V3 é invertida e V5 é normal (direta).

  • C.

    V6 e V8 são semi-invertidas.

  • D.

    V6 e V8 são normais (diretas).

  • E.

    Todas são normais (diretas).

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A Revolução Industrial, ocorrida no séc. XIX, foi fundamental para produzir grandes mudanças no cenário urbano e começaram a alterar a configuração espacial das cidades envolvidas no processo industrial. Portanto, foi um fenômeno que contribuiu para inúmeras alterações do espaço urbano. Sobre essas transformações, podemos afirmar:

  • A.

    A sociedade industrial se deu nas zonas rurais, produzindo a partir dessas áreas as metrópoles, conurbações, cidades industriais e grandes conjuntos habitacionais, porém, quanto à organização desses espaços ocorre um fracasso.

  • B.

    A Revolução Industrial conduziu a um crescimento demográfico das cidades, fazendo com que o urbanismo fosse desenvolvido a partir de projetos que se adequaram perfeitamente às necessidades e por isso solucionaram os problemas enfrentados na época.

  • C.

    Em antítese à desorganização da cidade industrial surgem propostas de ordenamentos urbanos, baseadas em reflexões que se desdobram no imaginário, pela ausência da possibilidade de dar uma solução prática ao questionamento da sociedade. Portanto, pode-se dizer que as realizações deixam a dimensão utópica para serem realizações concretas.

  • D.

    Nas primeiras décadas do séc. XIX, os chamados socialistas utópicos Robert Owen e Charles Fourier foram buscar suas bases do pensamento para a visão da cidade contemporânea nas indústrias e no industrialismo, na democracia, nas rivalidades de classe, na exploração do homem pelo homem e na alienação no trabalho. Com isso surgiram dois modelos de organização espacial, considerados como pré-urbanistas: o modelo progressista e o modelo culturalista

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Sobre as características da arquitetura é correto afirmar:

  • A.

    Na Grécia Antiga, a arquitetura era constituída de um sistema trillítico modular que divergia da arquitetura executada na Roma Antiga, que era baseada em estruturas em arcos e abóbadas, porém, ambas utilizavam a assimetria como organização espacial.

  • B.

    Na arquitetura medieval os estilos que se destacaram foram o Românico e o Gótico. O românico, apresentando um aspecto maciço e segmentado, baseado na arquitetura romana e, portanto, com o sistema de arcos de meio ponto presentes nos edifícios. Já o Gótico se apresentava verticalizado e esguio, com seus edifícios de estruturas baseadas em arcos ogivais, que imprimiam uma leveza em seu conjunto.

  • C.

    A palavra racionalidade foi uma constante na arquitetura Renascentista. Por isso, os arquitetos deste período passam a ter inspiração na arquitetura egípcia, pois ela trazia em suas linhas a regularidade, a simetria e a proporção, que eram atributos necessários para a construção dos edifícios

  • D.

    Os arquitetos do período barroco utilizaram os arcos, as cúpulas, as colunas e o entablamento para enfatizar o equilíbrio, a regularidade e a estabilidade que proporcionavam uma atmosfera mística e monumental, marcas da arquitetura barroca.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Aproximadamente em 1990 surgiu um movimento chamado desconstrutivismo, baseado em teorias literárias de filósofos franceses, como Jacques Derrida. Sobre este movimento, é correto afirmar

  • A.

    A teoria literária do desconstrutivismo defende que não existe nenhuma verdade fixa e alcançável, mas apenas o caos e interpretações múltiplas. Neste aspecto, a arquitetura simula a aparência de caos por meio do desmembramento das formas que compõem a arquitetura

  • B.

    O desconstrutivismo reflete um mundo coeso e uniforme, apresentando uma arquitetura variada, porém, com formas bem definidas, que proporcionam espaços inovadores e acolhedores.

  • C.

    Assim como na arquitetura modernista, o desconstrutivismo apresenta formas regulares, com o uso de materiais como tijolos aparentes, armações metálicas aparentes, com a finalidade de deixar as pessoas psicologicamente mais acolhidas e tranqüilas

  • D.

    O desconstrutivismo reflete o mundo em confusão e, por isso, apresenta uma arquitetura racional, com formas variadas, porém, conseguindo um equilíbrio formal observado somente na arquitetura clássica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando a arquitetura no Brasil, é correto afirmar:

  • A.

    A casa popular urbana, no período colonial, praticamente teve a mesma tipologia de planta baixa, assim como as técnicas construtivas que eram as mesmas em todo o Brasil.

  • B.

    Na primeira metade do séc. XIX, com a Revolução Industrial, a tipologia arquitetônica, das habitações no Brasil, deixa de ser a Casa de Porão Alto, para ser a dos edifícios de apartamentos

  • C.

    Na arquitetura religiosa, verifica-se a contribuição do arquiteto Antônio José Landi para o crescimento da arquitetura religiosa na Região Norte. Dentre as principais características desse tipo de construção observam-se: plantas de várias naves com ênfase no estilo renascentista.

  • D.

    A Revolução Industrial do séc. XIX contribuiu significativamente para modificação da planta baixa da habitação no Brasil, pois o programa de necessidades havia também se alterado. As salas de jantares, salas de visitas e salas de banho foram algumas das modificações observadas nesta época

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando a arquitetura do séc. XX no Brasil, é correto afirmar:

  • A.

    O modernismo, de uma forma geral, aceita as referências históricas para a produção de uma nova arquitetura, considerando-as principalmente como ornamento e, por isso, necessárias. Com isso, a produção que começou a ser realizada pelos arquitetos modernos, podia facilmente se adaptar às necessidades de todos os países, daí o caráter internacional do movimento.

  • B.

    No Brasil, os arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para estabelecer a crítica do modernismo. Entre estas estratégias a principal foi a reavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio de garantir a sobrevivência da arquitetura moderna.

  • C.

    Marco da arquitetura moderna no Brasil, o edifício do Ministério de Educação e Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema) reflete a tentativa de utilizar os preceitos racionais da arquitetura de Le Corbusier: emprego de formas simples e geométricas, o térreo com pilotis e o terraçojardim, a fachada envidraçada, as aberturas horizontais e a integração dos espaços interno e externo, dentre outras características.

  • D.

    A arquitetura moderna no Brasil promoveu a desvinculação com a revolução industrial e com as novas técnicas e materiais por ela disponibilizados. Na origem, seu interesse inicialmente era puramente estético e pretendia resolver as necessidades da humanidade e direcioná-las para um mundo em que estariam satisfeitas as condições fundamentais da existência, tanto a nível prático-funcional quanto simbólico.

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