Questões de Arquitetura do ano 2007

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

No ano de 2005, mais precisamente em julho, um casarão de dois pavimentos, localizado no bairro da Campina, área do centro histórico de Belém, sofreu um incêndio, tornando-se irrecuperáveis partes da construção anteriormente existente. Em sua teoria do restauro, Cesare Brandi (1096 ? 1988) afirma:

"A restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro?.

 "[...] A restauração deve visar ao restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível, sem cometer falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra de arte no tempo?. (BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. p.30-33)

Segundo a Teoria de Brandi, nesse tipo de intervenção de restauração, o edifício danificado deveria ser:

  • A.

    conservado como ruína, única maneira de mantê-lo como patrimônio.

  • B.

    reconstruído exatamente como era antes do incêndio, a partir de pesquisa histórica em fotos da época

  • C.

    demolido o restante da edificação e substituir por nova edificação que mantivesse a relação construtiva e urbanística anteriormente existente.

  • D.

    reproposto, considerando de forma critica os aspectos históricos e estéticos da construção histórica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na década de 90, uma Rocinha, localizada na Av. Almirante Barroso, desabou em função do seu precário estado de conservação, restando algumas partes de paredes, ou seja, o prédio ficou totalmente arruinado. Considerando nesta situação, a teoria do Restauro Crítico, é correto afirmar que:

  • A.

    a área arruinada vai sofrer a intervenção de consolidação, não podendo ser restaurada por ser uma ruína, estando comprometida a sua umidade potencial do inteiro, que está vinculada diretamente aos fragmentos do monumento.

  • B.

    o edifício deve ser reconstruindo na sua feição original, obedecendo a mesma técnica construtiva tradicional

  • C.

    o edifício deve ser demolido e substituído por outro com características contemporâneas.

  • D.

    o edifício deve ser reconstruído tendo como referencia as fotografias e imagens do edifício antes do desabamento

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando que a Carta de Restauro de Atenas, e a Carta de Veneza abordam o conceito de monumento histórico, e que existe uma evolução deste conceito em relação ao patrimônio histórico, é correto afirmar:

  • A.

    Enquanto na Carta de Restauro de Veneza, o entorno de um monumento histórico funcionava como um "quadro" para a proteção de um objeto de excepcional valor, na Carta de Atenas o ?quadro? passa também a ser considerado patrimônio histórico.

  • B.

    evolução do conceito de monumento histórico é mais bem abordada na Carta de Veneza, em função de valorizar não só os monumentos considerados obras-de-arte, as criações grandiosas e isoladas, mas também ao seu entorno, e as obras modestas que, com o decorrer da história, assumiram significação cultural.

  • C.

    A Carta de Restauro de Atenas, visando discutir uma nova arquitetura e um novo urbanismo, valoriza a herança do passado, ou seja, valoriza o monumento e o patrimônio Histórico, o que não acontece na Carta de Veneza que renega a herança do passado.

  • D.

    A Carta de Veneza salvaguarda apenas o monumento como patrimônio histórico, sem fazer referencia ao seu entorno, ao contrario do que é observado na Carta de Restauro de Atenas que salvaguarda o monumento e seu entorno.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Belém do Pará possui um grande acervo de prédios representativos do Movimento Eclético fruto, em grande parte, da época do apogeu da borracha, situados no centro histórico da cidade. Um desses prédios, em maio de 2004, sofreu um abalo estrutural fazendo com que entorno de 30% do seu espaço físico desmoronasse. Considerando a concepção do projeto de restauração e que a intervenção deve seguir a linha do Restauro Estilístico, é correto afirmar que a área afetada deve ser:

  • A.

    recomposta de maneira crítica, considerando os aspectos históricos e estéticos da construção, utilizando a técnica construtiva atual, para que não se cometa um falso histórico e estético

  • B.

    reconstruída, diferentemente da unidade estilística original do edifício, utilizando técnica construtiva tradicional.

  • C.

    reconstruída, tendo como referencial a unidade estilística original do edifício, utilizando a mesma técnica construtiva tradicional, sem a preocupação em cometer um falso histórico ou um falso estético.

  • D.

    consolidada, funcionando como registro histórico do edifício.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Para se desenvolver uma intervenção de restauração em um edifício histórico é necessário o desenvolvimento de um projeto de restauro detalhado e bem estruturado, que dê suporte às obras de conservação e restauração necessárias à preservação e revitalização da edificação. Considerando a metodologia do projeto de restauro, é correto afirmar:

  • A.

    As etapas e fases do projeto de restauro são iguais a de um projeto de arquitetura, acrescido do histórico da edificação

  • B.

    As etapas e fases do projeto de restauração seguem, em principio, as mesmas etapas do projeto de arquitetura, mas a edificação deve ser pesquisada considerando o seu entorno, se conhecer sua essência, sua história, seu estado de conservação, seu sistema construtivo, as intervenções que sofreu ao longo de sua existência.

  • C.

    As etapas e fases do projeto de restauro são totalmente diferentes das de um projeto de arquitetura, sendo necessário apenas o conhecimento da edificação quanto a sua histórica.

  • D.

    As etapas e fases do projeto de restauração são diferentes das de um projeto de arquitetura, o edifício histórico deve ser estudado como uma edificação construída como um todo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na história e teoria da preservação e restauração, no século XIX, existiu um teórico que tentava fazer a fusão entre a teoria do Restauro Estilístico e o Restauro Romântico. Qual o nome desse teórico e as características desse movimento?

  • A.

    É Camilo Boito, e o movimento surge na Itália, o monumento era considerado essencialmente como um documento, deveriam ser preservadas as adições e modificações feitas no decorrer do tempo e conservadas, inclusive, as marcas da própria passagem do tempo.

  • B.

    É Viollet-le-Duc, e o movimento surge na França, o monumento não é considerado como um documento, e o arquiteto pode intervir com liberdade de criação, podendo-se reconhecer a ação individual do arquiteto.

  • C.

    É John Ruskin, e o movimento surge na Inglaterra, o monumento era considerado como um documento, testemunha de sua própria época, devendo-se conservar a sua autenticidade, sem que nenhum tipo de intervenção venha mistificá-lo.

  • D.

    É Gustavo Giovannoni, e o movimento surge na Itália, é conhecido como Restauro cientifico, o monumento não é considerado como documento, a criação do arquiteto é aceita na intervenção de restauração.

A iluminação de um ambiente tem que ser compatível com uso a que se destina proporcionando eficiência e conforto. Entre as diversas lâmpadas disponíveis no mercado, a de vapor de sódio é recomendada para

  • A.

    residências e escritórios.

  • B.

    jardins e áreas verdes.

  • C.

    vias expressas, túneis e viadutos.

  • D.

    oficinas industriais.

  • E.

    casas de comércio.

Com base na edição de geometria avançada do AutoCAD 14, julgue os itens subseqüentes.

O comando Fillet serve para desenhar um arco unindo duas linhas paralelas ou não.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na edição de geometria avançada do AutoCAD 14, julgue os itens subseqüentes.

Para se desmembrar objetos compostos em suas partes componentes pode-se usar o comando Explode.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na edição de geometria avançada do AutoCAD 14, julgue os itens subseqüentes.

Para se definir a operação de chanfradura, pode-se usar o comando Hatchedit.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...