Questões de Arquitetura do ano 2009

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Uma superquadra tradicional de Brasília mede 300 m × 300 m e possui 11 blocos residenciais, com 36 apartamentos cada e uma projeção igual a 68 m × 12 m. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir.

As áreas destinadas a sistemas de circulação, implantação de equipamentos urbano e comunitário bem como a espaços livres de uso público correspondem a 8.976 m².

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o item abaixo.

O francês Eugène Emmanuel Viollet-Le-Duc foi contemporâneo e crítico ferrenho das ideias de John Ruskin. O arquiteto inglês acreditava que "a restauração é a destruição do edifício, é como tentar ressuscitar os mortos. É melhor manter uma ruína do que restaurá-la". Para Viollet- Le-Duc, "restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido em um dado momento."

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a Revolução Industrial, houve um intenso deslocamento da população rural para as cidades, atraída pelas ofertas de emprego e pela crise no setor agrícola, porém as cidades não estavam preparadas para recebê-la. Para solucionar o caos urbano, surgiu o urbanismo moderno, que, por suas características, foi dividido por François Choay em duas correntes: a culturista e a progressista, esquematizadas abaixo.

 

Com base nas informações expressas acima, julgue os itens que se seguem.

As características associadas à corrente culturista assemelham-se às diretrizes incorporadas pela cidade-jardim proposta por Ebenezer Howard, enquanto as associadas à corrente progressista dizem respeito à cidade industrial de Tony Garnier.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a Revolução Industrial, houve um intenso deslocamento da população rural para as cidades, atraída pelas ofertas de emprego e pela crise no setor agrícola, porém as cidades não estavam preparadas para recebê-la. Para solucionar o caos urbano, surgiu o urbanismo moderno, que, por suas características, foi dividido por François Choay em duas correntes: a culturista e a progressista, esquematizadas abaixo.

 

Com base nas informações expressas acima, julgue os itens que se seguem.

Com base na Carta de Atenas (1933), o Plan Voisin e a Ville Contemporaine, projetados por Le Corbusier, seguiram os princípios 3, 5, 7 e 9, estabelecidos pela corrente do urbanismo culturista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com a Revolução Industrial, houve um intenso deslocamento da população rural para as cidades, atraída pelas ofertas de emprego e pela crise no setor agrícola, porém as cidades não estavam preparadas para recebê-la. Para solucionar o caos urbano, surgiu o urbanismo moderno, que, por suas características, foi dividido por François Choay em duas correntes: a culturista e a progressista, esquematizadas abaixo.

 

Com base nas informações expressas acima, julgue os itens que se seguem.

O Plano Piloto de Brasília, que incorporou os princípios 3, 5, 7, 8 e 10 estabelecidos pelo urbanismo progressista, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base nos textos e nas imagens apresentadas, julgue os itens subsequentes.

A sobreposição das duas malhas ortogonais (uma a 45º em relação à outra) adotada no projeto de Belo Horizonte foi a melhor estratégia encontrada pelo arquiteto para minimizar os efeitos do relevo acidentado da região. Com essa solução, criaram-se canais para o escoamento das águas pluviais, evitando-se a erosão.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base nos textos e nas imagens apresentadas, julgue os itens subsequentes.

A associação do Barroco ao plano de Belo Horizonte devese ao uso de recursos como os efeitos de visibilidade, ou seja, a construção dos edifícios de maior importância no cruzamento de grandes avenidas. Em Goiânia, o estilo classicista original perdeu força em função do plantio de árvores e da ausência de monumentalidade nos edifícios públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

Obras dos arquitetos Ricardo Bofill, Robert Venturi e Aldo Rossi podem ser associadas ao pós-modernismo de cunho historicista. Philip Johnson, um modernista da primeira hora, autor de emblemáticos projetos dessa tendência, como a Glass House e o Seagram Building, em parceria com Mies van der Rohe, aderiu, na década de 80, ao pós-modernismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

A arquitetura pós-moderna de cunho histórico tem uma forte ligação com os espaços comerciais. Em alguns shoppings, sua expressão máxima, nota-se uma abordagem eclética e uma clara referência ao passado histórico. Essa ligação, reforçada pela adoção do estilo por grandes empresas internacionais que buscavam uma nova imagem corporativa, fez que o pós-modernismo fosse associado à cultura do consumo, representando valores efêmeros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e da história da arquitetura e urbanismo, julgue os itens a seguir.

Paralelamente ao pós-modernismo de cunho histórico, surgiram, no início da década de 80 do século XX, propostas com base na filosofia estruturalista de Claude Lévi-Strauss. Contando com o suporte teórico de Jaques Derrida e Gilles Deleuze, os arquitetos buscaram novas bases para o desenvolvimento de uma arquitetura sustentável, mais afeita às exigências ambientais do século XXI.

  • C. Certo
  • E. Errado
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