Questões de Arquitetura do ano 2009

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Com base nas figuras de 1 a 5, julgue os próximos itens.

I A arquibancada superior, representada na figura 3, é muito íngreme, aproxima-se dos 45º, ou seja, 100% de inclinação.

II A inclinação do auditório é variável e se inicia próxima ao palco com 0% de inclinação, aumentando gradativamente dentro de uma curva parabólica, chamada de curva de visibilidade.

III No estádio João Havelange, não há curva de visibilidade: a arquibancada superior apresenta inclinação constante e acentuada, permitindo a visibilidade da borda do campo.

IV O forro do auditório apresenta uma curvatura caprichosa, à semelhança da platéia. Além de promover um espaço interno interessante, as curvas geram melhor condicionamento acústico e melhor visibilidade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Ainda com base nas figuras de 1 a 5 apresentadas, julgue os seguintes itens.

I A figura 1 mostra o estádio em corte e em fase de construção, incluindo a grua de montagem.

II Na arquibancada das figuras 2 e 3, o número de apoios para as cadeiras foi reduzido a 5. As cadeiras apóiam-se indiretamente por meio de uma régua de distribuição.

III A estrutura em arco, que aparece na figura 4, sustenta a cobertura das arquibancadas por meio de tirantes que, assim como os arcos, são estruturas que trabalham à tração.

IV O projeto de construção do estádio João Havelange manisfesta linguagem high-tech, próxima à presente em muitas obras de Santiago Calatrava.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

Considerando o conforto acústico e a figura 5 como referência, assinale a opção correta.

  • A.

    A planta em leque, ou seja, com paredes laterais não-paralelas, tem também a função de melhorar a visibilidade dos espectadores.

  • B.

    As placas absorventes podem ter furos rasos para melhorar a absorção; e as placas reflexivas são de materiais porosos e(ou) com perfurações integrais.

  • C.

    Os ângulos do forro em corte prejudicam a difusão sonora.

  • D.

    Nas salas de espetáculo, os forros têm o papel de ajustar as absorções no teto. Nos teatros, essas absorções permitem que o som emitido pelos atores cheguem aos lugares mais afastados.

As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.

Com base nas figuras acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O último pavimento tem um pé direito mais alto. Mesmo assim, para abrigar a casa de máquinas do elevador e evitar volume desagradável, seria necessário um pouco mais de altura, ou colocar a última parada no penúltimo nível.

  • B.

    Se for considerado o piso a piso do pavimento tipo medindo 3,50 m, o percurso do elevador será de 112 m, desde que o pé direito mais a estrutura do térreo seja igual a 7,00 m.

  • C.

    Os pilares, projetados por Nervi, representados na figura 3, engrossam à medida que descem, para dar ao edifício um perfil elegante.

  • D.

    A estrutura variável se reflete na fachada principal (figura 2) onde aparecem dois pilares com a seção mais fina na parte superior.

Quanto à arquitetura racionalizada e à modulação, assinale a opção correta.

  • A.

    Considere que um vão estrutural de 10,00 m é múltiplo de um módulo de vedação (medida eixo a eixo de montantes de esquadria, por exemplo) 60 cm. Nesse caso, as divisórias poderão ter, por exemplo, um tamanho de 2 v = 1,20 m.

  • B.

    Uma malha modular quadrada gera ambientes ortogonais, menos apropriados para aproveitamento do mobiliário com geração de espaços residuais.

  • C.

    Uma malha octogonal não é muito adequada a uma arquitetura racionalizada, pois gera resíduos quadrados entre os octógonos.

  • D.

    Uma malha hexagonal é ideal, pois não há espaços residuais entre os módulos, gerando pleno aproveitamento das áreas.

Considerando a linguagem do projeto arquitetônico e o triângulo vitruviano, como sendo a definição da arquitetura a partir das 3 vertentes - construção; função; e forma -, julgue os itens a seguir.

I O arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfatiza a estrutura como linguagem, dando-lhe um caráter escultural. No triângulo vitruviano, o vértice construção soma-se ao vértice forma.

II Oscar Niemeyer esmera-se em contribuir com belos volumes, ou seja, o vértice forma é sempre enfatizado na sua obra.

III A arquitetura hospitalar de João Filgueiras Lima (Lelé) resulta em belas formas que são consequência do bom equacionamento dos fluxos e do correto uso dos espaços. Nesse caso, o vértice função é muito importante.

IV O arquiteto norte-americano Louis Sullivan cunhou, na primeira metade do século 20, a frase: "a função segue a forma", enfatizando dois vértices do triângulo vitruviano.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.

Ainda com relação as imagens do Pirellone mostradas nas figuras, assinale a opção correta.

  • A.

    A planta losangular dos pavimentos, como mostra a figura 1, define as empenas em ângulo, o que confere leveza e elegância ao volume.

  • B.

    Esse edifício, bastante avançado para a época, já atenderia às atuais normas de saída de emergência em edifícios. As imagens apresentadas contêm duas escadas enclausuradas, próprias para este fim.

  • C.

    A esquadria original da fachada principal (figura 2) é bastante modulada, com montantes e vergas visíveis e aparentes. A imagem da figura 1, feita após a reforma, segue a tendência atual, das fachadas mais lisas.

  • D.

    Os chamados edifícios com pele de vidro dominam cada vez mais as grandes cidades, porque, do ponto de vista da sustentabilidade, são mais econômicos, reduzindo o consumo de energia.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias projetuais e compositivas em arquitetura e urbanismo.

Sforzinda de Filarete e Palmanova de Scamozi são exemplos de cidades ideias, cujas configurações, centralizadas e radiais, foram idealizadas a partir dos princípios geométricos revelados pelo conceito da perspectiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias projetuais e compositivas em arquitetura e urbanismo.

A proporção volumétrica do edifício-sede da Organização da Nações Unidas (ONU), em Nova York, é composta de três retângulos áureos dispostos horizontalmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o surgimento do paradigma do desenvolvimento sustentável, as teorias urbanísticas ganharam novos desafios. Em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a questão do planejamento urbano sustentável apresenta, ainda, desafios relacionados ao processo de produção e apropriação do espaço urbano. Acerca dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano, julgue os próximos itens.

Do ponto de vista operacional, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental podem ser entendidos como processos de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando, no tempo e no espaço, o crescimento e a eficiência econômicos, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e da solidariedade entre gerações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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