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Com base nas figuras de 1 a 5, julgue os próximos itens.
I A arquibancada superior, representada na figura 3, é muito íngreme, aproxima-se dos 45º, ou seja, 100% de inclinação.
II A inclinação do auditório é variável e se inicia próxima ao palco com 0% de inclinação, aumentando gradativamente dentro de uma curva parabólica, chamada de curva de visibilidade.
III No estádio João Havelange, não há curva de visibilidade: a arquibancada superior apresenta inclinação constante e acentuada, permitindo a visibilidade da borda do campo.
IV O forro do auditório apresenta uma curvatura caprichosa, à semelhança da platéia. Além de promover um espaço interno interessante, as curvas geram melhor condicionamento acústico e melhor visibilidade.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Ainda com base nas figuras de 1 a 5 apresentadas, julgue os seguintes itens.
I A figura 1 mostra o estádio em corte e em fase de construção, incluindo a grua de montagem.
II Na arquibancada das figuras 2 e 3, o número de apoios para as cadeiras foi reduzido a 5. As cadeiras apóiam-se indiretamente por meio de uma régua de distribuição.
III A estrutura em arco, que aparece na figura 4, sustenta a cobertura das arquibancadas por meio de tirantes que, assim como os arcos, são estruturas que trabalham à tração.
IV O projeto de construção do estádio João Havelange manisfesta linguagem high-tech, próxima à presente em muitas obras de Santiago Calatrava.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
Considerando o conforto acústico e a figura 5 como referência, assinale a opção correta.
A planta em leque, ou seja, com paredes laterais não-paralelas, tem também a função de melhorar a visibilidade dos espectadores.
As placas absorventes podem ter furos rasos para melhorar a absorção; e as placas reflexivas são de materiais porosos e(ou) com perfurações integrais.
Os ângulos do forro em corte prejudicam a difusão sonora.
Nas salas de espetáculo, os forros têm o papel de ajustar as absorções no teto. Nos teatros, essas absorções permitem que o som emitido pelos atores cheguem aos lugares mais afastados.
As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.
Com base nas figuras acima, assinale a opção incorreta.
O último pavimento tem um pé direito mais alto. Mesmo assim, para abrigar a casa de máquinas do elevador e evitar volume desagradável, seria necessário um pouco mais de altura, ou colocar a última parada no penúltimo nível.
Se for considerado o piso a piso do pavimento tipo medindo 3,50 m, o percurso do elevador será de 112 m, desde que o pé direito mais a estrutura do térreo seja igual a 7,00 m.
Os pilares, projetados por Nervi, representados na figura 3, engrossam à medida que descem, para dar ao edifício um perfil elegante.
A estrutura variável se reflete na fachada principal (figura 2) onde aparecem dois pilares com a seção mais fina na parte superior.
Quanto à arquitetura racionalizada e à modulação, assinale a opção correta.
Considere que um vão estrutural de 10,00 m é múltiplo de um módulo de vedação (medida eixo a eixo de montantes de esquadria, por exemplo) 60 cm. Nesse caso, as divisórias poderão ter, por exemplo, um tamanho de 2 v = 1,20 m.
Uma malha modular quadrada gera ambientes ortogonais, menos apropriados para aproveitamento do mobiliário com geração de espaços residuais.
Uma malha octogonal não é muito adequada a uma arquitetura racionalizada, pois gera resíduos quadrados entre os octógonos.
Uma malha hexagonal é ideal, pois não há espaços residuais entre os módulos, gerando pleno aproveitamento das áreas.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a linguagem do projeto arquitetônico e o triângulo vitruviano, como sendo a definição da arquitetura a partir das 3 vertentes - construção; função; e forma -, julgue os itens a seguir.
I O arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfatiza a estrutura como linguagem, dando-lhe um caráter escultural. No triângulo vitruviano, o vértice construção soma-se ao vértice forma.
II Oscar Niemeyer esmera-se em contribuir com belos volumes, ou seja, o vértice forma é sempre enfatizado na sua obra.
III A arquitetura hospitalar de João Filgueiras Lima (Lelé) resulta em belas formas que são consequência do bom equacionamento dos fluxos e do correto uso dos espaços. Nesse caso, o vértice função é muito importante.
IV O arquiteto norte-americano Louis Sullivan cunhou, na primeira metade do século 20, a frase: "a função segue a forma", enfatizando dois vértices do triângulo vitruviano.
Estão certos apenas os itens
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
As figuras acima apresentam três imagens do edifício Pirelli, carinhosamente chamado pelos milaneses de Pirellone. O projeto de Gio Ponti e a estrutura de Pier Luiggi Nervi, que representou, em 1956, construção pioneira, tem 127 m de altura e 30 pavimentos tipo. A figura 3 corresponde a um corte pelos pilares, e a figura 1 mostra a fachada reformada após um acidente aéreo em 2002.
Ainda com relação as imagens do Pirellone mostradas nas figuras, assinale a opção correta.
A planta losangular dos pavimentos, como mostra a figura 1, define as empenas em ângulo, o que confere leveza e elegância ao volume.
Esse edifício, bastante avançado para a época, já atenderia às atuais normas de saída de emergência em edifícios. As imagens apresentadas contêm duas escadas enclausuradas, próprias para este fim.
A esquadria original da fachada principal (figura 2) é bastante modulada, com montantes e vergas visíveis e aparentes. A imagem da figura 1, feita após a reforma, segue a tendência atual, das fachadas mais lisas.
Os chamados edifícios com pele de vidro dominam cada vez mais as grandes cidades, porque, do ponto de vista da sustentabilidade, são mais econômicos, reduzindo o consumo de energia.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias projetuais e compositivas em arquitetura e urbanismo.
Sforzinda de Filarete e Palmanova de Scamozi são exemplos de cidades ideias, cujas configurações, centralizadas e radiais, foram idealizadas a partir dos princípios geométricos revelados pelo conceito da perspectiva.
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito das teorias projetuais e compositivas em arquitetura e urbanismo.
A proporção volumétrica do edifício-sede da Organização da Nações Unidas (ONU), em Nova York, é composta de três retângulos áureos dispostos horizontalmente.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com o surgimento do paradigma do desenvolvimento sustentável, as teorias urbanísticas ganharam novos desafios. Em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a questão do planejamento urbano sustentável apresenta, ainda, desafios relacionados ao processo de produção e apropriação do espaço urbano. Acerca dos princípios de sustentabilidade para o espaço urbano, julgue os próximos itens.
Do ponto de vista operacional, o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental podem ser entendidos como processos de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando, no tempo e no espaço, o crescimento e a eficiência econômicos, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e da solidariedade entre gerações.
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