Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as estratégias da corrente pós-modernista para estabelecer uma crítica ao modernismo, está a reavaliação do papel da história e sua reabilitação na composição arquitetônica. A respeito desse assunto e das figuras acima, julgue os itens subsequentes.
Philip Johnson incorpora os princípios pós-modernos no projeto da Glass House.Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A arquitetura high-tech, ao explorar as possibilidades da tecnologia e transformá-las em linguagem, constitui, de certa forma, uma crítica ao historicismo. Por sua vez, a arquitetura desconstrutivista, na busca de uma representação simbólica para a realidade contemporânea, caracteriza-se pela fragmentação e pelo desenho não linear, resultando em edifícios cuja aparência visual final sugere uma estimulante imprevisibilidade. Com base nesse assunto e nas figuras acima, julgue os itens a seguir.
O Centro Georges Pompidou alinha-se aos trabalhos de Norman Foster, Santiago Calatrava, Jean Nouvel e outros que, adeptos da corrente high-tech, são considerados sucessores do modernismo.A arquitetura high-tech, ao explorar as possibilidades da tecnologia e transformá-las em linguagem, constitui, de certa forma, uma crítica ao historicismo. Por sua vez, a arquitetura desconstrutivista, na busca de uma representação simbólica para a realidade contemporânea, caracteriza-se pela fragmentação e pelo desenho não linear, resultando em edifícios cuja aparência visual final sugere uma estimulante imprevisibilidade. Com base nesse assunto e nas figuras acima, julgue os itens a seguir.
A Capela Notre-Dame-du-Haut, assim como o Museu Guggenheim, prima pela imprevisibilidade, com total ausência de simetria e recusa da ortogonalidade, sendo, portanto, considerada exemplo da arquitetura desconstrutiva.Acerca do texto acima, da arquitetura clássica e da nova arquitetura, julgue os itens seguintes.
A nova arquitetura é diferente de toda a tradição, o que não a impede de se guiar pelos mesmos princípios e pelas mesmas leis gerais. O que há de permanente em todas as arquiteturas são, entre outros, o volume e a superfície, as proporções; a resistência dos materiais, a ergonomia dos ambientes e o conforto ambiental (luz, calor).Acerca do texto acima, da arquitetura clássica e da nova arquitetura, julgue os itens seguintes.
As consequências do esqueleto estrutural, que substitui as paredes portantes do edifício, foram analisadas por Le Corbusier e incorporadas ao item primeiro dos seus cinco pontos de uma nova arquitetura, ou seja, a planta livre.Acerca do texto acima, da arquitetura clássica e da nova arquitetura, julgue os itens seguintes.
Na arquitetura, a técnica é prioritária em relação à função e à forma.Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx teve participação fundamental na definição da arquitetura moderna brasileira, com inúmeros projetos célebres. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Roberto Burle Marx foi o responsável pelo projeto do terraço-jardim do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx teve participação fundamental na definição da arquitetura moderna brasileira, com inúmeros projetos célebres. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Roberto Burle Marx desenvolvia seus projetos de paisagismo, utilizando formas geométricas e simetria perfeita, inspirado no paisagismo francês.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características arquitetônicas das cidades medievais e do Renascimento, julgue os itens a seguir. Na cidade medieval, as ruas representavam o espaço de socialização e eram fruto do chamado planejamento orgânico ou organicista.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às características arquitetônicas das cidades medievais e do Renascimento, julgue os itens a seguir. No Renascimento, a monumentalidade era uma estratégia de valorização humana e de sua capacidade de dominar a natureza. Os edifícios renascentistas não se destacavam por suas dimensões, como as catedrais medievais, e sim por sua privilegiada localização na malha urbana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...