Questões de Arquitetura do ano 2010

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as estratégias da corrente pós-modernista para estabelecer uma crítica ao modernismo, está a reavaliação do papel da história e sua reabilitação na composição arquitetônica. A respeito desse assunto e das figuras acima, julgue os itens subsequentes.

Philip Johnson incorpora os princípios pós-modernos no projeto da Glass House.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arquitetura high-tech, ao explorar as possibilidades da tecnologia e transformá-las em linguagem, constitui, de certa forma, uma crítica ao historicismo. Por sua vez, a arquitetura desconstrutivista, na busca de uma representação simbólica para a realidade contemporânea, caracteriza-se pela fragmentação e pelo desenho não linear, resultando em edifícios cuja aparência visual final sugere uma estimulante imprevisibilidade. Com base nesse assunto e nas figuras acima, julgue os itens a seguir.

O Centro Georges Pompidou alinha-se aos trabalhos de Norman Foster, Santiago Calatrava, Jean Nouvel e outros que, adeptos da corrente high-tech, são considerados sucessores do modernismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arquitetura high-tech, ao explorar as possibilidades da tecnologia e transformá-las em linguagem, constitui, de certa forma, uma crítica ao historicismo. Por sua vez, a arquitetura desconstrutivista, na busca de uma representação simbólica para a realidade contemporânea, caracteriza-se pela fragmentação e pelo desenho não linear, resultando em edifícios cuja aparência visual final sugere uma estimulante imprevisibilidade. Com base nesse assunto e nas figuras acima, julgue os itens a seguir.

A Capela Notre-Dame-du-Haut, assim como o Museu Guggenheim, prima pela imprevisibilidade, com total ausência de simetria e recusa da ortogonalidade, sendo, portanto, considerada exemplo da arquitetura desconstrutiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do texto acima, da arquitetura clássica e da nova arquitetura, julgue os itens seguintes.

A nova arquitetura é diferente de toda a tradição, o que não a impede de se guiar pelos mesmos princípios e pelas mesmas leis gerais. O que há de permanente em todas as arquiteturas são, entre outros, o volume e a superfície, as proporções; a resistência dos materiais, a ergonomia dos ambientes e o conforto ambiental (luz, calor).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do texto acima, da arquitetura clássica e da nova arquitetura, julgue os itens seguintes.

As consequências do esqueleto estrutural, que substitui as paredes portantes do edifício, foram analisadas por Le Corbusier e incorporadas ao item primeiro dos seus cinco pontos de uma nova arquitetura, ou seja, a planta livre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do texto acima, da arquitetura clássica e da nova arquitetura, julgue os itens seguintes.

Na arquitetura, a técnica é prioritária em relação à função e à forma.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx teve participação fundamental na definição da arquitetura moderna brasileira, com inúmeros projetos célebres. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Roberto Burle Marx foi o responsável pelo projeto do terraço-jardim do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx teve participação fundamental na definição da arquitetura moderna brasileira, com inúmeros projetos célebres. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Roberto Burle Marx desenvolvia seus projetos de paisagismo, utilizando formas geométricas e simetria perfeita, inspirado no paisagismo francês.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características arquitetônicas das cidades medievais e do Renascimento, julgue os itens a seguir. Na cidade medieval, as ruas representavam o espaço de socialização e eram fruto do chamado planejamento orgânico ou organicista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características arquitetônicas das cidades medievais e do Renascimento, julgue os itens a seguir. No Renascimento, a monumentalidade era uma estratégia de valorização humana e de sua capacidade de dominar a natureza. Os edifícios renascentistas não se destacavam por suas dimensões, como as catedrais medievais, e sim por sua privilegiada localização na malha urbana.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...