Questões de Arquitetura do ano 2011

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O Centro Georges Pompidou (1971-77) − também chamado de Beaubourg por causa da rua que passa ao lado − em Paris, é conhecido como um exemplo de arquitetura que foi definida como high-tech, da qual Renzo Piano, um dos autores, é um dos expoentes mais importantes. Em entrevista recente em que discute o papel social do arquiteto, analisando sua obra e metodologia de projeto de arquitetura e de desenho urbano, faz a seguinte afirmação: “O Beaubourg é um grande protótipo, um gigantesco objeto artesanal feito à mão, peça à peça. É uma espécie de paródia do imaginário tecnológico de nossos tempos.”

Considerando os princípios contidos na obra e nesse pensamento, verifica-se que

I. o que se construiu é um grande retângulo disponível a todas as possíveis articulações internas.

II. sua principal característica é a rigidez que se traduz em um espaço interno previsível, predefinido por determinações funcionais.

III. o Beaubourg não é um recipiente neutro: a extroversão, mesmo respondendo a exigências funcionais, se traduz, na realidade, em uma pesquisa estilística.

IV. os percursos mecanizados e visíveis do exterior foram lidos como uma citação high-tech. Mas não é bem assim: o que se realizou é apenas um jogo com a tecnologia, não é tecnologia.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e IV.

Nos projetos de estruturas, a planta de formas deve mostrar a posição dos elementos estruturais, identificá-los por nome ou número e indicar suas dimensões.

O elemento estrutural assinalado com o X na planta de forma acima é

  • A. uma viga invertida.
  • B. uma viga direta.
  • C. um pilar que nasce.
  • D. um pilar que morre.
  • E. um duplo consolo em concreto.

Nos projetos de estruturas, os desenhos de armação devem fornecer informações sobre posição, bitola (diâmetro), comprimento, dobras e corte das barras de aço.

 O comprimento dos estribos da viga VC1A do desenho acima é:

  • A. 65.
  • B. 535.
  • C. 635.
  • D. 166.
  • E. 50.

Considere as seguintes características da laje nervurada de concreto armado:

I. Deve ser entendida como uma série de vigas bem próxima uma das outras que sustentam uma laje maciça.

II. Para que seja economicamente eficiente, é necessário que as nervuras comportem-se como vigas “T”, sendo necessário que a compressão se dê nas fibras em que se encontra a laje.

III. Lajes nervuradas biapoiadas com nervuras invertidas não são eficientes, pois a laje não colabora na compressão.

IV. Não é interessante o uso de laje nervurada em balanço, com laje na face superior, pois a compressão se dá nas fibras inferiores desaparecendo o comportamento de viga “T”.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. II, III e IV.

A indústria da construção civil, em todo o mundo, encontra-se em um momento claramente dedicado à busca e implementação de estratégias de modernização do setor. Considere as seguintes vantagens na utilização de vedações pré-fabricadas em estruturas metálicas:

I. Maior organização e limpeza do canteiro.

II. Redução do número de atividades realizadas no canteiro.

III. Facilidade no controle e menor desperdício de materiais.

IV. Precisão dimensional e superfícies lisas.

É correto o que consta em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

Em suas reflexões sobre como procede o arquiteto quando concebe e projeta, Lucio Costa constata a existência de dois conceitos distintos a orientá-lo: 1) o orgânico-funcional; 2) o plástico-ideal. Considere as seguintes características desses dois princípios da metodologia de projeto de arquitetura:

I. No primeiro caso, a obra desenvolve-se como um organismo vivo onde a expressão arquitetônica do todo depende de um rigoroso processo de seleção plástica das partes que o constituem e de como são entrosadas.

II. O segundo caso implica no estabelecimento de formas a priori, às quais se ajustam de modo sábio ou engenhoso às necessidades funcionais, visando à obtenção de formas livres ou plasticamente puras.

III. No primeiro caso, a beleza desabrocha como numa flor e o seu modelo histórico mais significativo é a arquitetura dita “gótica”.

IV. No segundo caso a beleza se domina e contém como num cristal e a arquitetura chamada “clássica” é um bom exemplo.

É correto o que consta em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. I, III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

“A sensibilidade para o lugar por parte da arquitetura contemporânea é um fenômeno recente. O maior esforço do movimento moderno consistiu em definir uma nova concepção de espaço utilizando o suporte de novos avanços tecnológicos: estruturas de aço e de concreto armado e fechamentos de vidro.”

Segundo Josep Maria Montaner, autor do trecho do texto acima, os conceitos de ESPAÇO e LUGAR se podem diferenciar claramente. Sobre esses conceitos de metodologia de projeto de arquitetura, é correto afirmar:

  • A. Espaço é definido por substantivos, pela qualidade das coisas e dos elementos, pelos valores simbólicos e históricos.
  • B. Lugar se baseia em medidas, posições, relações, é quantitativo, se exibe mediante geometrias tridimensionais.
  • C. Espaço é ambiental e está relacionado fenomenologicamente com o corpo humano.
  • D. Lugar é abstrato, lógico, científico e matemático; é uma construção mental.
  • E. Espaço tem uma condição ideal, teórica, genérica e indefinida; enquanto que lugar possui um caráter concreto, empírico, existencial, articulado e definido até os detalhes.

Um conjunto habitacional será implantado em dois terrenos com os índices urbanísticos da tabela a seguir:

Todas as unidades habitacionais possuirão 50 m2 de área e estimatima-se 20% da área dos pavimentos para paredes, circulação e demais apoios do projeto. A partir destes dados, é correto concluir que x e y são, respectivamente, iguais a

  • A. 1 e 4.
  • B. 2 e 4.
  • C. 4 e 2.
  • D. 2 e 1.
  • E. 1 e 2.

No AutoCAD, as formas primitivas disponíveis para modelagem sólida − prisma, cunha, cone, cilindro, esfera e toróide − podem ser reunidas de quatro maneiras diferentes para produzir formas secundárias. Considere as seguintes características dessas operações:

I. INTERSEÇÕES usam um objeto para recortar a forma do outro.

II. SUBTRAÇÕES usam apenas a região de coincidência de dois objetos para definir uma forma sólida.

III. UNIÕES reúnem duas primitivas de modo que se comportem como um único objeto.

IV. A principal diferença entre INTERFERÊNCIA e UNIÃO é que a primeira permite que se conservem as formas sólidas originais enquanto a última os descarta, deixando a forma representada por sua interseção.

É correto o que consta em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I e III, apenas.

O AutoCAD oferece várias ferramentas de trabalho para desenhos em 3D. Sobre os comandos deste tipo de edição a partir do AutoCAD 2000 é correto afirmar:

  • A. O comando Array não pode ser utilizado em desenhos em 3D, pois não permite definir a coordenada z de múltiplas cópias de uma só vez.
  • B. O comando Scale dimensiona o valor das coordenadas x e y normais e mantém o valor da coordenada z.
  • C. Array, Mirror e Rotate podem ser utilizados em linhas 3D, faces 3D e formas 3D, mas estes comandos não afetarão os valores na coordenada z.
  • D. Stretch não pode ser utilizado em desenhos em 3D devido à dificuldade de se definir a ação do comando em relação à coordenada z.
  • E. Quando se cria um bloco, este usará o WCS − World Coordinate System − para determinar seu próprio sistema de coordenadas e não o UCS − User Coordinate System − ativo no momento em que o bloco é criado.
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