Questões de Arquitetura do ano 2011

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No que concerne a linguagem e representação do projeto arquitetônico, julgue os itens de 106 a 110.

A escala gráfica pode substituir, sem perda de acuidade na representação, as cotas numéricas em uma planta de projeto executivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a linguagem e representação do projeto arquitetônico, julgue os itens de 106 a 110.

A planta baixa de um ambiente, convenção gráfica para a sua representação, é o meio mais adequado e eficaz para se iniciar a elaboração de qualquer projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a linguagem e representação do projeto arquitetônico, julgue os itens de 106 a 110.

A planta-chave é um elemento que auxilia na representação ampliada de determinado trecho de um projeto arquitetônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a linguagem e representação do projeto arquitetônico, julgue os itens de 106 a 110.

Tornar mais compatíveis os diferentes documentos de desenho provenientes de diversos escritórios de projeto é a tarefa à qual se lançou recentemente a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA), seguindo tendência de entidades internacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O perfil do terreno representado pelo corte está indicado em planta com a letra

  • A. B.
  • B. C.
  • C. A.
  • D. E.
  • E. D.

Considerando que as Poligonais Topográficas apoiadas (ou amarradas) são figuras geométricas (polígonos abertos ou fechados) de apoio ao posicionamento topográfico, formadas por um número finito de lados, interligando dois ou mais pontos previamente coordenados, nos quais é conhecida uma orientação, é correto concluir que o número de lados do terreno apresentado é

  • A. 45.
  • B. 46.
  • C. 23.
  • D. 22.
  • E. 17.

Considere os desenhos e imagens da Residência dos Padres Claretianos (1982-84), Batatais, SP, dos arquitetos Affonso Risi Jr. e José Mario Nogueira de Carvalho Jr.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

  • A. tipologia e tecnologia tradicionais prejudicam a inovação do desenho.
  • B. o rigor geométrico prevalece em oposição à unidade espacial.
  • C. o uso da alvenaria portante foi associado ao emprego de uma tipologia tradicional de mosteiro, o claustro central.
  • D. são predominantes os materiais e sistemas construtivos industrializados pré-fabricados.
  • E. a circulação e função não são tão importantes quanto já foram em outras épocas da arquitetura.

Analise os desenhos e imagens do Centro de Proteção Ambiental de Balbina (1983-88), Amazonas, do arquiteto Severiano Porto.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

I. os ambientes funcionais são dispostos em pavilhões ortogonais construídos de maneira convencional.

II. a cobertura principal, à maneira de uma loggia ou varanda, está projetada com vigas metálicas devido ao grande vão a ser vencido.

III. são duas soluções arquitetônicas sobrepostas: enquanto espaços fechados são precisos, com controle de temperatura e umidade; a cobertura é rústica, irregular, tributária de soluções autóctones.

IV. a tecnologia como expressão principal do objeto é utilizada para marcar a força do neutro a fim de que o conjunto resulte mimetizado em seu meio ambiente.

É correto o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. I, III e IV.

Analise as imagens da Biblioteca de Viipuri, Rússia, (1933-35), do arquiteto finlandês Alvar Aalto.

Analisando as imagens, constata-se que o arquiteto projetou ou procurou:

I. nas salas de leitura, uma luz que não incidisse diretamente sobre as mesas de leitura para não produzir sombra em nenhum ponto, nem brilhos ou ofuscamentos no leitor.

II. na sala de conferências, um teto configurado por curvas que distribuíssem o som de maneira homogênea por todo o ambiente.

III. nos espaços exteriores, uma fusão de volumes que não permite clara apreciação da composição volumétrica do edifício.

IV. nos espaços interiores, uma simplicidade que se tornou comum em obras modernas.

É correto o que consta APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. I e III.

O corte é importante peça gráfica no desenvolvimento e representação de projetos arquitetônicos, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere abaixo um corte do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.

Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que

  • A. os espaços de grande pé-direito são fluidos e iluminados apenas por clarabóias.
  • B. os maiores espaços são iluminados de maneira zenital.
  • C. a estrutura do edifício é em concreto armado e serve como expressão externa da arquitetura.
  • D. a condição geológica desta arquitetura, revelada pela sua implantação, necessita da luz natural como matéria essencial de projeto.
  • E. a hierarquia das plantas está revelada na organização do corte.
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