Questões de Arquitetura do ano 2011

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A depreciação é a perda de valor de um bem, devido a modificações em seu estado ou qualidade.

Associe as definições com as causas de depreciação, apresentadas a seguir.

As associações corretas são:

  • A.

    I - P , II - T , III - Q , IV - R

  • B.

    I - P , II - T , III - Q , IV - S

  • C.

    I - Q , II - T , III - P , IV - R

  • D.

    I - Q , II - T , III - P , IV - S

  • E.

    I - S , II - P , III - Q , IV - R

Ao adotar o método comparativo direto de dados de mercado para uma avaliação de imóveis, recomenda-se, sempre que possível, a adoção de variáveis quantitativas. Porém, diferenças qualitativas das características dos imóveis também podem ser especificadas. Um engenheiro de avaliações definiu a variável Padrão Construtivo, conforme o critério a seguir.

- Padrão Construtivo Baixo = 1

- Padrão Construtivo Normal = 2

- Padrão Construtivo Alto = 3

O engenheiro de avaliações também definiu a variável Pavimentação para indicar a existência de pavimentação no logradouro para a qual o imóvel faz frente, conforme o critério a seguir.

- Sem pavimentação = 0

- Com pavimentação = 1

As variáveis Pavimentação e Padrão Construtivo são, respectivamente,

  • A.

    variável proxy e códigos alocados

  • B.

    variável dicotômica e códigos alocados

  • C.

    variável dicotômica e variável proxy

  • D.

    códigos alocados e variável proxy

  • E.

    códigos alocados e variável dicotômica

Ao utilizar um modelo de regressão linear para a avaliação de um imóvel urbano, um engenheiro de avaliações obteve uma equação cujo coeficiente de correlação equivale a 0,9. Os valores de p (p-valor) para a estatística t de cada variável são superiores a 0,05, valor adotado para o nível de confiabilidade do teste t. Supondo-se que a equação obtida tenha atendido aos pressupostos básicos e aos demais critérios de análise e testes de significância, pode-se afirmar que o poder de explicação do modelo equivale a

  • A.

    81% e que os parâmetros das variáveis do modelo, individualmente, são estatisticamente significativos.

  • B.

    81%, mas os parâmetros das variáveis do modelo, individualmente, não são estatisticamente significativos.

  • C.

    90% e que os parâmetros das variáveis do modelo, individualmente, são estatisticamente significativos.

  • D.

    90%, mas os parâmetros das variáveis do modelo, individualmente, não são estatisticamente significativos.

  • E.

    94% e que os parâmetros das variáveis do modelo, individualmente, são estatisticamente significativos.

Para o cálculo da depreciação das construções, pode ser adotada a conjugação do Método de Ross e Critério de Heideck.

PORQUE

O Método de Ross-Heideck considera a idade e o estado de conservação da benfeitoria avalianda.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • D. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Observe o projeto do Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP (2010), que tem entre seus autores os arquitetos paulistanos Mario Biselli e Artur Katchborian.

Considere as seguintes características desse projeto:

I. A divisão cobertura/embasamento é clara na cobertura e na malha estrutural: enquanto em cima os vãos são grandes e os pilares metálicos abrem-se como galhos de árvores, em baixo os vãos são menores e com execução mais rápida, barata e simples.

II. A forma do terminal pode ser relacionada com a das catedrais, uma vez que insinua a criação de três naves, das quais a central, com maior vão e altura, justifica a analogia, assumindo as características de espinha dorsal da edificação.

III. O projeto pode ser dividido em duas partes: uma parte superior, a cobertura, onde estão piso de embarque e mezaninos; e outra inferior, o embasamento, com três pavimentos (o desembarque, o nível da pista e um subsolo).

IV. A horizontalidade da proposta, comum aos aeroportos, é indutora do partido arquitetônico: a cobertura, elemento morfológico único, reflete essa horizontalidade e sugere uma espécie de “nova topografia”, alterada para abrigar a função precípua da edificação.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

Considere os desenhos e as imagens de três projetos do escritório paulistano dos arquitetos Vinícius Andrade e Marcelo Morettin, a seguir:

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

  • A.

    a circulação não é tão importante quanto já foi em outras épocas da arquitetura.

  • B.

    o rigor geométrico predomina, limitando a liberdade formal.

  • C.

    a geometria ortogonal prevalece em oposição à unidade espacial.

  • D.

    uma vontade expressiva típica da contemporaneidade predomina sobre a funcionalidade.

  • E.

    os sistemas construtivos e os materiais industrializados são fundamentais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I e IV, apenas.

Considere o projeto do acesso ao Passeio do Óvalo em Teruel, Espanha (2001-03), obra do arquiteto David Chipperfield, a seguir:

Considerando as imagens, constata-se que

I. a sensível abordagem do projeto permite que novos materiais possam ser utilizados sem prejudicar as características originais do monumento histórico.

II. a intervenção é, na prática, uma infraestrutura urbana, um edifício-conexão.

III. o desenvolvimento técnico e artístico empregado para obtenção de grande expressividade em certas obras exige renúncia às antigas causas do patrimônio histórico.

IV. a implementação de novas soluções construtivas com o emprego de novos materiais pode ser utilizada para minimizar impactos ambientais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

Considere o projeto do Edifício Simpatia, em São Paulo, SP (2007-11), do escritório de arquitetura GrupoSP, a seguir:

O elemento da edificação assinalado com o X é

  • A.

    um pilar.

  • B.

    um tirante.

  • C.

    um condutor de águas pluviais.

  • D.

    uma interligação de SPDA.

  • E.

    uma parte integrante do sistema EPAMS.

Para a concepção de uma estrutura, deve-se procurar conciliar o sistema estrutural e o material para se atingir os principais objetivos exigidos pela edificação: resistência, estabilidade, estética e durabilidade. Dos sistemas estruturais de aço mais usuais, é correto afirmar:

  • A.

    A estrutura na forma de casca é constituída de barras que se apoiam mutuamente no centro sem a necessidade de qualquer pilar central.

  • B.

    A viga caixão caracteriza-se por apresentar uma largura preponderante à sua altura.

  • C.

    As estruturas recíprocas são geralmente pensadas em concreto armado, mas muitas delas, quando formadas por barras, podem ser executadas também como estruturas metálicas.

  • D.

    A denominação inglesa Steel frame significa malha ou trama de aço. Esse sistema pode ser usado como parede portante, mas não como piso.

  • E.

    A grelha é um sistema estrutural composto de vigas que se cruzam em duas direções, de modo que os cruzamentos constituem vínculos articulados.

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