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O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a
identificação de eventuais restrições ambientais na área de influência do aeroporto.
possibilidade de implantação de serviço de tráfego aéreo.
capacidade aeroportuária proposta no sítio.
determinação de local que proporcione maior comprimento de pista, independente dos ventos predominantes.
definição do tipo de plano específico de zona de proteção de aeródromo a ser utilizado, com o intuito de validar o comprimento desejado para a pista.
Nos estudos para a construção de Terminais de Passageiros deve-se levar em consideração a vocação comercial definida para aquele sítio aeroportuário. Para atender às necessidades operacionais das empresas aéreas e dos usuários dos serviços de transporte aéreo, é correto afirmar:
O dimensionamento do terminal independe do tipo de voo que é praticado (doméstico, conexão ou internacional).
O número de posições de check-in disponibilizados é dimensionado em função do número de passageiros transportados para cada voo e não pelo tempo necessário para atender ao despacho de um passageiro.
Com o intuito de aumentar o conforto disponibilizado aos passageiros, deve-se buscar a maior distância possível entre os terminais de passageiros e as pistas de pouso e decolagem.
O conceito de Terminal de Passageiros Satélite implica em que todo o atendimento dos passageiros que estão próximos à hora do embarque deverá ser realizado em diversos terminais satélites.
Durante o planejamento, os passageiros devem ser considerados em um fluxo homogêneo, independentemente se este ocorrerá de forma constante ou intermitente.
A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:
CLEARWAY: Área retangular sobre o solo ou água, selecionada ou preparada como área disponível sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, até uma altura especificada.
ÁREA DE MOVIMENTO: Parte do aeródromo que inclui a(s) pista(s) e as áreas livres de obstáculos.
STOPWAY: Área circular, definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido do pouso, destinada e preparada como zona adequada à manobra e parada de aeronaves.
ZONEAMENTO DE RUÍDO: Delimitação de áreas que podem ter interferência com a atividade aeroportuária, devido ao alto índice de ruído, sendo que, a partir do seu traçado, ficam proibidas novas implantações.
RESA: Área lateral à pista, simétrica ao centro e que incorpora a faixa de pista, com o propósito de diminuir a possibilidade de danos em caso de saída da aeronave da pista durante a corrida de pouso ou decolagem.
Para tomar decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico é essencial que a carga térmica a ser gerada no interior do edifício seja considerada, pois observa as exigências funcionais e humanas para os diferentes tipos de clima. São tipos de carga térmica, EXCETO
calor solar.
instalações elétricas.
presença humana.
motores e equipamentos.
sistemas de iluminação artificial.
Sobre conforto acústico dos ambientes, analise: I
praticamente toda a energia será refletida, estabelecendo-
se o chamado campo difuso. Tal sala é
chamada de reverberante.
II
. As fibras dos materiais fibrosos, ao receberem osom, acompanham o movimento das moléculas do
ar, absorvendo a parte da energia sonora, que se
transforma em calor. Outra parcela atravessa o
material e uma pequena parte é refletida.
III
. Nos materiais porosos, o som penetra nos poros eé refletido inúmeras vezes, até ser absorvido. Uma
pequena parcela atravessa o material, contudo em
menor quantidade que nos fibrosos.
É correto o que consta em
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Analise: I
relação à escolha de um sítio aeroportuário referese
à adequabilidade do local no que diz respeito à
finalidade da construção do aeroporto naquela localidade.
II
. O planejamento aeroportuário deverá prever umcenário no qual estejam incluídos a expansão e o
desenvolvimento futuro do sistema como um todo,
bem como a definição do momento que o empreendimento
se tornará viável (relação positiva de
custo
× benefício).III
. A previsibilidade é o centro dos processos de planejamentoaeroportuário, cujo objetivo está em prever
o futuro com precisão, eliminando os efeitos da
incerteza em relação ao futuro.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II eIII
são, respectivamente:V; F; V.
V; V; V.
V; V; F.
F; V; F.
F; F; V.
Como característica do desenvolvimento urbano no Brasil, é muito comum o adensamento populacional nas proximidades dos grandes aeroportos nacionais, o que acarreta reclamações da população em relação ao ruído produzido pelas operações das aeronaves. Nesse contexto e sem alterar a continuidade das operações aéreas, está correto afirmar:
A avaliação de ruído para homologação de um estudo de impacto ambiental não leva em consideração eventuais áreas de sobrevoo; desta forma, o tema não oferece problemas ao aeroporto em si.
Por não possuírem fundamentação legal, as demandas judiciais acerca do tema são raras, visto ser de consenso comum que o avião é uma fonte potencial de ruído.
A alteração de rotas e de procedimentos de tráfego aéreo possibilita a redução do ruído decorrente do sobrevoo de aeronaves em áreas residenciais.
Uma das alternativas para redução da propagação do ruído aeronáutico nas áreas do entorno do sítio aeroportuário é permitir a construção de edificações, pois estas agem como barreiras artificiais.
As únicas soluções possíveis para redução dos ruídos aeronáuticos presentes em uma área residencial é a diminuição do número de operações aéreas ou a redução do horário de funcionamento do aeroporto.
Recurso utilizado no AutoCAD correspondente ao agrupamento lógico de dados, semelhante à sobreposição de acetatos transparentes em um desenho, no qual é possível visualizá-los individualmente ou de forma combinada. Trata-se do recurso:
UCS.
Bloco.
Hachura.
Viewport de layout.
Camada ou layer.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens de I a V são, respectivamente:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
V, V, F, V, F.
A correlação correta consta em:
I - c, II - a, III - b.
I - b, II - a, III - c.
I - b, II - c, III - a.
I - a, II - b, III - c.
I - c, II - b, III - a.
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