Questões de Arquitetura do ano 2011

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a

  • A.

    identificação de eventuais restrições ambientais na área de influência do aeroporto.

  • B.

    possibilidade de implantação de serviço de tráfego aéreo.

  • C.

    capacidade aeroportuária proposta no sítio.

  • D.

    determinação de local que proporcione maior comprimento de pista, independente dos ventos predominantes.

  • E.

    definição do tipo de plano específico de zona de proteção de aeródromo a ser utilizado, com o intuito de validar o comprimento desejado para a pista.

Nos estudos para a construção de Terminais de Passageiros deve-se levar em consideração a vocação comercial definida para aquele sítio aeroportuário. Para atender às necessidades operacionais das empresas aéreas e dos usuários dos serviços de transporte aéreo, é correto afirmar:

  • A.

    O dimensionamento do terminal independe do tipo de voo que é praticado (doméstico, conexão ou internacional).

  • B.

    O número de posições de check-in disponibilizados é dimensionado em função do número de passageiros transportados para cada voo e não pelo tempo necessário para atender ao despacho de um passageiro.

  • C.

    Com o intuito de aumentar o conforto disponibilizado aos passageiros, deve-se buscar a maior distância possível entre os terminais de passageiros e as pistas de pouso e decolagem.

  • D.

    O conceito de Terminal de Passageiros “Satélite” implica em que todo o atendimento dos passageiros que estão próximos à hora do embarque deverá ser realizado em diversos terminais satélites.

  • E.

    Durante o planejamento, os passageiros devem ser considerados em um fluxo homogêneo, independentemente se este ocorrerá de forma constante ou intermitente.

A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:

  • A.

    CLEARWAY: Área retangular sobre o solo ou água, selecionada ou preparada como área disponível sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, até uma altura especificada.

  • B.

    ÁREA DE MOVIMENTO: Parte do aeródromo que inclui a(s) pista(s) e as áreas livres de obstáculos.

  • C.

    STOPWAY: Área circular, definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido do pouso, destinada e preparada como zona adequada à manobra e parada de aeronaves.

  • D.

    ZONEAMENTO DE RUÍDO: Delimitação de áreas que podem ter interferência com a atividade aeroportuária, devido ao alto índice de ruído, sendo que, a partir do seu traçado, ficam proibidas novas implantações.

  • E.

    RESA: Área lateral à pista, simétrica ao centro e que incorpora a faixa de pista, com o propósito de diminuir a possibilidade de danos em caso de saída da aeronave da pista durante a corrida de pouso ou decolagem.

Para tomar decisões de projeto referentes ao partido arquitetônico é essencial que a carga térmica a ser gerada no interior do edifício seja considerada, pois observa as exigências funcionais e humanas para os diferentes tipos de clima. São tipos de carga térmica, EXCETO

  • A.

    calor solar.

  • B.

    instalações elétricas.

  • C.

    presença humana.

  • D.

    motores e equipamentos.

  • E.

    sistemas de iluminação artificial.

Sobre conforto acústico dos ambientes, analise:

I. Em uma sala com superfícies duras e reflexivas,

praticamente toda a energia será refletida, estabelecendo-

se o chamado campo difuso. Tal sala é

chamada de reverberante.

II. As fibras dos materiais fibrosos, ao receberem o

som, acompanham o movimento das moléculas do

ar, absorvendo a parte da energia sonora, que se

transforma em calor. Outra parcela atravessa o

material e uma pequena parte é refletida.

III. Nos materiais porosos, o som penetra nos poros e

é refletido inúmeras vezes, até ser absorvido. Uma

pequena parcela atravessa o material, contudo em

menor quantidade que nos fibrosos.

É correto o que consta em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II e III, apenas.

Analise:

I. Um dos primeiros e mais importantes passos em

relação à escolha de um sítio aeroportuário referese

à adequabilidade do local no que diz respeito à

finalidade da construção do aeroporto naquela localidade.

II. O planejamento aeroportuário deverá prever um

cenário no qual estejam incluídos a expansão e o

desenvolvimento futuro do sistema como um todo,

bem como a definição do momento que o empreendimento

se tornará viável (relação positiva de

custo × benefício).

III. A previsibilidade é o centro dos processos de planejamento

aeroportuário, cujo objetivo está em prever

o futuro com precisão, eliminando os efeitos da

incerteza em relação ao futuro.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e

III são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V.

  • B.

    V; V; V.

  • C.

    V; V; F.

  • D.

    F; V; F.

  • E.

    F; F; V.

Como característica do desenvolvimento urbano no Brasil, é muito comum o adensamento populacional nas proximidades dos grandes aeroportos nacionais, o que acarreta reclamações da população em relação ao ruído produzido pelas operações das aeronaves. Nesse contexto e sem alterar a continuidade das operações aéreas, está correto afirmar:

  • A.

    A avaliação de ruído para homologação de um estudo de impacto ambiental não leva em consideração eventuais áreas de sobrevoo; desta forma, o tema não oferece problemas ao aeroporto em si.

  • B.

    Por não possuírem fundamentação legal, as demandas judiciais acerca do tema são raras, visto ser de consenso comum que o avião é uma fonte potencial de ruído.

  • C.

    A alteração de rotas e de procedimentos de tráfego aéreo possibilita a redução do ruído decorrente do sobrevoo de aeronaves em áreas residenciais.

  • D.

    Uma das alternativas para redução da propagação do ruído aeronáutico nas áreas do entorno do sítio aeroportuário é permitir a construção de edificações, pois estas agem como barreiras artificiais.

  • E.

    As únicas soluções possíveis para redução dos ruídos aeronáuticos presentes em uma área residencial é a diminuição do número de operações aéreas ou a redução do horário de funcionamento do aeroporto.

Recurso utilizado no AutoCAD correspondente ao agrupamento lógico de dados, semelhante à sobreposição de acetatos transparentes em um desenho, no qual é possível visualizá-los individualmente ou de forma combinada. Trata-se do recurso:

  • A.

    UCS.

  • B.

    Bloco.

  • C.

    Hachura.

  • D.

    Viewport de layout.

  • E.

    Camada ou layer.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens de I a V são, respectivamente:

  • A.

    V, F, F, V, V.

  • B.

    F, F, V, V, V.

  • C.

    F, V, V, F, F.

  • D.

    V, F, F, F, V.

  • E.

    V, V, F, V, F.

A correlação correta consta em:

  • A.

    I - c, II - a, III - b.

  • B.

    I - b, II - a, III - c.

  • C.

    I - b, II - c, III - a.

  • D.

    I - a, II - b, III - c.

  • E.

    I - c, II - b, III - a.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...