Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O desempenho das aeronaves durante as operações de decolagem e de pouso é influenciado diretamente por alguns parâmetros do local onde se situa o aeroporto. O parâmetro, dentre os abaixo, que NÃO interfere no desempenho das aeronaves é:
umidade relativa.
declividade da pista.
altitude do aeroporto.
temperatura de referência.
direção e velocidade do vento.
Com a iminência do término da Segunda Guerra Mundial, a aviação civil experimentou um crescimento vertiginoso e a comunidade internacional percebeu a necessidade de padronizar conceitos aplicados à aviação. Dessa forma a Convenção de Chicago (1944), em seu Anexo 14, determina as distâncias declaradas para operação de uma aeronave em um aeroporto. De acordo com esse Anexo, a distância disponível de corrida de decolagem acrescida da zona livre de obstáculos é corretamente identificada por meio do acrônimo
LDA.
DDL.
TORA.
TODA.
ASDA.
A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:
O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.
O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.
O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.
A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.
Quando da elaboração de seus Planos Diretores, os municípios devem observar a existência de restrições de utilização da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), tais como
construção de escolas, hospitais e asilos.
construção de prédios com mais de 15 andares.
estabelecimento de indústrias têxteis, olarias e usinas de reciclagem.
instalação de matadouros, vazadouros de lixo e culturas agrícolas que atraiam pássaros.
estabelecimento de sedes esportivas, estádios de futebol, casas de show, teatros e cinemas.
Para elaborar o Plano Diretor Urbano, o poder público municipal deve considerar as restrições que a presença de aeródromos e helipontos impõe ao uso do solo. Dentre as causas dessas limitações está a emissão de ruídos produzidos pelas aeronaves. Com o objetivo de ordenar a implantação do uso e desenvolvimento de atividades nas proximidades dos aeródromos e helipontos, são instituídos os
Centros de Distribuição de EPI.
Planos de Zoneamento de Ruídos.
Programas de Conservação da Audição.
Requisitos de Emissão de Ruídos por Aeronaves.
Tratamentos para Surdez nas populações que habitam essas áreas.
As informações referentes ao embarque e desembarque de passageiros em determinado aeroporto são dados fundamentais na composição da base de dados de suporte para a tomada de decisão na definição da infraestrutura de transporte necessária. Para a obtenção desses dados, um dos fatores a ser considerado é
a distância a ser percorrida entre o terminal e o estacionamento.
a dimensão da área percorrida pelos ocupantes do transporte.
a ocupação por tipo de veículo, incluindo passageiros e visitantes.
a proporção de voos que fazem escala no aeroporto.
o volume médio de bagagem transportado por passageiro no desembarque do voo.
A fase do projeto que permite compor os custos parciais de modo a alterar os custos totais da construção, é:
Anteprojeto − fase de representação das informações técnicas provisórias, dos elementos componentes e do inter-relacionamento das atividades de projeto.
Projeto Legal − fase de representação dos desenhos e das informações técnicas para aprovação do projeto pelas autoridades competentes.
Estudo de Viabilidade − fase de avaliações e recomendação das alternativas para a concepção da edificação.
Projeto Executivo − fase de representação final dos desenhos e informações técnicas, necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.
Projeto Básico − fase de representação das informações técnicas necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.
As especificações técnicas (ET) descrevem de maneira
completa, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados na construção.
parcial, as especificações dos materiais e discriminação dos serviços.
genérica, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados nas construções.
objetiva, a identificação da obra, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto e classificação de serviços.
específica, os materiais e procedimentos especiais.
O Planejamento executivo de obras consiste em detalhado estudo de todos os métodos, materiais e práticas construtivas, sendo avaliado no processo de projeto e reavaliado no processo de produção.
Processo de Projeto:
− Planejamento geral do empreendimento, considerando os elementos disponíveis.
Processo para a Produção:
− Revisão do planejamento, considerando o aporte de pessoal, de materiais e equipamentos.
− Análise do planejamento para definição das melhores alternativas (relação custo/benefício).
São agentes do processo técnico de projetos:
os órgãos de aprovação (Municipais, Estaduais e Federais), a Empreendedora e o Cliente.
a Financeira, os órgãos de aprovação (Municipais, Estaduais e Federais) e a Incorporadora.
a Empreendedora, o Empreiteiro e o Escritório de Projetos.
o Projetista, a Empresa de Construção Civil e a Gerenciadora.
o Escritório de Projetos, a Financeira e a Empresa de Construção Civil.
Na fase de conclusão do projeto executivo e de seus complementares, será feita a composição do orçamento definitivo. Sobre a composição de custos, BDI (Benefício e Despesas Indiretas) e Encargos Sociais, é correto afirmar:
As despesas com custo de mão de obra, referentes às despesas com alimentação, transporte, EPI (Equipamento de Proteção Individual) e FM (ferramentas manuais), compõem os encargos sociais básicos e obrigatórios.
A soma de todos os custos unitários dos serviços necessários à construção da edificação, como mão de obra, materiais e equipamentos, são classificados como custos diretos.
Deve-se recorrer a dados históricos para demonstração de taxa de turnover (rotatividade de pessoal), como parâmetro mais próximo da realidade, para composição dos encargos sociais complementares.
A taxa de risco do empreendimento ou taxa de eventuais ou imprevistos, não é aplicável aos contratos de empreitada por preço unitário.
O tributo, cuja alíquota é estabelecida pelo próprio município e cobrado pela prestação de serviços no local de execução da obra ou de serviço, é classificado como BDI.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...