Questões de Arquitetura do ano 2011

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O desempenho das aeronaves durante as operações de decolagem e de pouso é influenciado diretamente por alguns parâmetros do local onde se situa o aeroporto. O parâmetro, dentre os abaixo, que NÃO interfere no desempenho das aeronaves é:

  • A.

    umidade relativa.

  • B.

    declividade da pista.

  • C.

    altitude do aeroporto.

  • D.

    temperatura de referência.

  • E.

    direção e velocidade do vento.

Com a iminência do término da Segunda Guerra Mundial, a aviação civil experimentou um crescimento vertiginoso e a comunidade internacional percebeu a necessidade de padronizar conceitos aplicados à aviação. Dessa forma a Convenção de Chicago (1944), em seu Anexo 14, determina as distâncias declaradas para operação de uma aeronave em um aeroporto. De acordo com esse Anexo, a distância disponível de corrida de decolagem acrescida da zona livre de obstáculos é corretamente identificada por meio do acrônimo

  • A.

    LDA.

  • B.

    DDL.

  • C.

    TORA.

  • D.

    TODA.

  • E.

    ASDA.

A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:

  • A.

    O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.

  • B.

    O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.

  • C.

    O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.

  • D.

    O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.

  • E.

    A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.

Quando da elaboração de seus Planos Diretores, os municípios devem observar a existência de restrições de utilização da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), tais como

  • A.

    construção de escolas, hospitais e asilos.

  • B.

    construção de prédios com mais de 15 andares.

  • C.

    estabelecimento de indústrias têxteis, olarias e usinas de reciclagem.

  • D.

    instalação de matadouros, vazadouros de lixo e culturas agrícolas que atraiam pássaros.

  • E.

    estabelecimento de sedes esportivas, estádios de futebol, casas de show, teatros e cinemas.

Para elaborar o Plano Diretor Urbano, o poder público municipal deve considerar as restrições que a presença de aeródromos e helipontos impõe ao uso do solo. Dentre as causas dessas limitações está a emissão de ruídos produzidos pelas aeronaves. Com o objetivo de ordenar a implantação do uso e desenvolvimento de atividades nas proximidades dos aeródromos e helipontos, são instituídos os

  • A.

    Centros de Distribuição de EPI.

  • B.

    Planos de Zoneamento de Ruídos.

  • C.

    Programas de Conservação da Audição.

  • D.

    Requisitos de Emissão de Ruídos por Aeronaves.

  • E.

    Tratamentos para Surdez nas populações que habitam essas áreas.

As informações referentes ao embarque e desembarque de passageiros em determinado aeroporto são dados fundamentais na composição da base de dados de suporte para a tomada de decisão na definição da infraestrutura de transporte necessária. Para a obtenção desses dados, um dos fatores a ser considerado é

  • A.

    a distância a ser percorrida entre o terminal e o estacionamento.

  • B.

    a dimensão da área percorrida pelos ocupantes do transporte.

  • C.

    a ocupação por tipo de veículo, incluindo passageiros e visitantes.

  • D.

    a proporção de voos que fazem escala no aeroporto.

  • E.

    o volume médio de bagagem transportado por passageiro no desembarque do voo.

A fase do projeto que permite compor os custos parciais de modo a alterar os custos totais da construção, é:

  • A.

    Anteprojeto − fase de representação das informações técnicas provisórias, dos elementos componentes e do inter-relacionamento das atividades de projeto.

  • B.

    Projeto Legal − fase de representação dos desenhos e das informações técnicas para aprovação do projeto pelas autoridades competentes.

  • C.

    Estudo de Viabilidade − fase de avaliações e recomendação das alternativas para a concepção da edificação.

  • D.

    Projeto Executivo − fase de representação final dos desenhos e informações técnicas, necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.

  • E.

    Projeto Básico − fase de representação das informações técnicas necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.

As especificações técnicas (ET) descrevem de maneira

  • A.

    completa, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados na construção.

  • B.

    parcial, as especificações dos materiais e discriminação dos serviços.

  • C.

    genérica, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados nas construções.

  • D.

    objetiva, a identificação da obra, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto e classificação de serviços.

  • E.

    específica, os materiais e procedimentos especiais.

O Planejamento executivo de obras consiste em detalhado estudo de todos os métodos, materiais e práticas construtivas, sendo avaliado no processo de projeto e reavaliado no processo de produção.

Processo de Projeto:

− Planejamento geral do empreendimento, considerando os elementos disponíveis.

Processo para a Produção:

− Revisão do planejamento, considerando o aporte de pessoal, de materiais e equipamentos.

− Análise do planejamento para definição das melhores alternativas (relação custo/benefício).

São agentes do processo técnico de projetos:

  • A.

    os órgãos de aprovação (Municipais, Estaduais e Federais), a Empreendedora e o Cliente.

  • B.

    a Financeira, os órgãos de aprovação (Municipais, Estaduais e Federais) e a Incorporadora.

  • C.

    a Empreendedora, o Empreiteiro e o Escritório de Projetos.

  • D.

    o Projetista, a Empresa de Construção Civil e a Gerenciadora.

  • E.

    o Escritório de Projetos, a Financeira e a Empresa de Construção Civil.

Na fase de conclusão do projeto executivo e de seus complementares, será feita a composição do orçamento definitivo. Sobre a composição de custos, BDI (Benefício e Despesas Indiretas) e Encargos Sociais, é correto afirmar:

  • A.

    As despesas com custo de mão de obra, referentes às despesas com alimentação, transporte, EPI (Equipamento de Proteção Individual) e FM (ferramentas manuais), compõem os encargos sociais básicos e obrigatórios.

  • B.

    A soma de todos os custos unitários dos serviços necessários à construção da edificação, como mão de obra, materiais e equipamentos, são classificados como custos diretos.

  • C.

    Deve-se recorrer a dados históricos para demonstração de taxa de turnover (rotatividade de pessoal), como parâmetro mais próximo da realidade, para composição dos encargos sociais complementares.

  • D.

    A taxa de risco do empreendimento ou taxa de eventuais ou imprevistos, não é aplicável aos contratos de empreitada por preço unitário.

  • E.

    O tributo, cuja alíquota é estabelecida pelo próprio município e cobrado pela prestação de serviços no local de execução da obra ou de serviço, é classificado como BDI.

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