Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a Norma Brasileira de Desempenho de Edificações Habitacionais, as exigências do usuário relativas à sustentabilidade são expressas pelos fatores:
funcionalidade, acessibilidade e manutenibilidade.
durabilidade, acessibilidade e impacto ambiental.
durabilidade, manutenibilidade e impacto ambiental.
impacto ambiental, durabilidade e funcionalidade.
manutenibilidade, acessibilidade e funcionalidade.
1 praça de São Pedro; Bernini
3 cúpula; Michelângelo
2 basílica; Carlo Maderno
1 praça de São Pedro; Borromini
2 basílica; Michelângelo
Na Villa Savoye, a arte da subtração e a extrema simplicidade da aparência permitem a percepção da beleza pura dos volumes. Os pilares foram transferidos para o exterior, a fim de conferir flexibilidade ao espaço interno.
Na Villa Savoye, o volume é rigorosamente cúbico, visto que, nessa estrutura, escavaram-se os espaços abertos da moradia.
A casa foi implantada no centro do terreno, como um contêiner alto, com vista para o exterior. Desse modo, observa-se o grande contraste entre natureza e espaço construído.
A forma exterior do edifício é o arquétipo de uma casa. A cobertura é fortemente inclinada, o que recorda um desenho infantil.
A fusão da Villa Savoye com a paisagem é total, visto que, apesar do extenso uso de vidros horizontais, a natureza permeia toda a estrutura.
O levantamento de um projeto de edificação é definido como uma etapa técnica destinada
à concepção e à representação das informações técnicas dos elementos da edificação.
à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais necessárias ao entendimento da configuração da edificação.
à elaboração de análise, à avaliação para a seleção e à recomendação de alternativas para a concepção da edificação.
à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho relacionadas às necessidades e às expectativas dos usuários.
à coleta de informações e referências, que representam as condições preexistentes de interesse para instrução sobre a elaboração do projeto.
Um dos critérios utilizados para que um programa seja considerado complexo é a necessidade da existência de circulações e áreas restritas na edificação. Diante disso, considere as seguintes informações.
I O programa de um aeroporto não abrange as funções restritas por medida de segurança do pátio de manobras. Em sua essência, ele considera apenas quatro funções básicas: embarque, desembarque, lado ar e lado terra.
II Algumas categorias de usuários de hospital são: paciente externo transportado (paciente de emergência), que chega ou parte de automóvel ou ambulância; paciente interno; visita ao paciente internado; paciente externo de ambulatório.
III Outras categorias de usuários e(ou) funções de hospital são: funcionários (médicos e enfermeiros); demais funcionários; fornecedores e vendedores; remoção de resíduos.
Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A circulação da categoria paciente interno, citada na afirmativa II, é restrita.
Todas as categorias citadas na afirmativa III são de circulação restrita.
Conforme o critério de restrição de circulações, a essência do programa de um aeroporto, explicitada na afirmativa I, permite classificar o aeroporto como um programa simples (não complexo).
Uma habitação é considerada de pequeno porte se comparada a um aeroporto. Mas, caso possua uma grande área com quarto e banheiro de serviço contíguos, a habitação será considerada um programa complexo, de acordo com o critério de restrição de circulações.
No que diz respeito ao porte, um hospital pode ser classificado como pequeno, médio, grande e especial, sendo o nível de complexidade do programa diretamente proporcional ao tamanho e ao grau de sofisticação tecnológica do empreendimento.
Considere a seguinte situação hipotética. As vigas principais de uma malha estrutural de 3,75 m × 10,00 m, lançada sobre a malha de vedação de 1,25 m × 1,25 m vencem vãos de 10,00 m, e as nervuras secundárias vencem vãos de 3,75 m. Nessa situação, um volume possível gerado por esses módulos deverá medir, na planta, 20,00 m × 39,25 m.
As vagas de garagem oferecem boa referência para a modulação de uma edificação que nasce do subsolo. O submúltiplo de suas medidas de 2,50 m x 5,00 m gera uma malha quadrada de 1,25 m, que, além de ser muito prática para dimensionar ambientes, atende à norma.
Aço, concreto e madeira são materiais adequados à racionalização e à pré-moldagem.
Extensibilidade consiste na adequação da edificação a mudanças de programa, sem que sejam alteradas as dimensões da planta modular.
A flexibilidade, possível a partir da coordenação modular, é a capacidade de, em uma edificação, serem gerados espaços flexíveis nos quais as reformas são mais onerosas e os custos iniciais são menores.
O piso escalonado, ainda que melhore a visibilidade, reduz o raio sonoro, o que diminui a energia sonora recebida pela plateia.
O volume de um auditório para música deve ser maior do que o de um auditório destinado apenas para palestras. Considerando que, em um auditório, a área de cada assento varie de 0,55 m2 a 0,70 m2, e o volume de cada assento, de 2,0 m3 a 5,0 m3, é correto afirmar que o volume de um auditório a ser utilizado para concertos de música de câmara, com capacidade para 300 pessoas, deve ser de aproximadamente 210 m3.
De acordo com a NBR 9.077:2001, o lanço mínimo de escadas deve ser de cinco degraus e o lanço máximo entre dois patamares consecutivos não deve ultrapassar 2,10 m de altura.
Conforme a NBR 9.077:2001, a largura das escadas deve ser diretamente proporcional à área da edificação, salvo quando houver recomendação municipal específica.
A parte da escada assinalada com o número 2, na figura I, corresponde à saliência do piso sobre o espelho, ou seja, ao bocel.
Sabendo-se que a altura do pé-direito de uma edificação é igual a 2,70 m e que a espessura acabada da laje do piso superior é igual a 0,18 m, é correto afirmar que, aplicando-se a fórmula de Blondel para a construção de uma escada de 18 degraus nessa edificação, o valor de y, mostrado na figura I, será igual a 0,17 m.
Considerando que uma escada de n espelhos possui n 1 pisos, a distância d, mostrada na figura II, será igual ao produto da largura do piso encontrado pelo número de espelhos menos 1.
Existem diversos elementos que devem ser levados em consideração na fase de planejamento de um canteiro de obras e seu arranjo físico. Se o arranjo não for bem analisado, pode gerar padrões de fluxo excessivamente longos, operações sem flexibilidade e, consequentemente, acréscimo de tempo e custo. Assinale a opção em que se apresenta o arranjo físico de canteiro mais adequado com relação às obras.
por processo
celular
por produto
funcional
posicional
As atividades B e E são críticas.
A seta tracejada representa uma atividade recorrente.
O projeto possui dois caminhos críticos.
A atividade E é a última prevista a ser concluída.
A duração do projeto é de nove dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...