Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sob a perspectiva de que a infraestrutura urbana é um sistema técnico de equipamentos e serviços voltados ao bom funcionamento do tecido urbano, julgue os seguintes itens.
Nos sistemas de distribuição de água, com vistas a atender aos limites de pressão, a rede deve ser subdividida em zonas de pressão, e os valores superiores ao limite máximo de pressão estática e inferiores ao limite mínimo de pressão dinâmica podem ser aceitos, desde que técnica e economicamente justificados.
Sob a perspectiva de que a infraestrutura urbana é um sistema técnico de equipamentos e serviços voltados ao bom funcionamento do tecido urbano, julgue os seguintes itens.
Executadas em diversos sistemas de esgotamento sanitário, as obras de interceptadores, elevatórias, emissários, ramais prediais e coletores-tronco sujeitam-se ao licenciamento ambiental.
Para a implantação de edifícios, é necessário levar em consideração alguns índices urbanísticos, como, por exemplo, densidade, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, taxa de permeabilidade e afastamento. Com base nessa informação, julgue os itens seguintes.
Em alguns Códigos de Edificações das cidades brasileiras é estabelecida uma taxa de permeabilidade que os proprietários e construtores devem obedecer. No cálculo dessa taxa, além da edificação, são consideradas as calçadas, as fossas sépticas e sumidouros, as cisternas ou reservatório de acumulação, as piscinas e espelhos dágua e os pisos intertravados com espaços para grama.
Arquitetura - História da Arte e Arquitetura - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Para a implantação de edifícios, é necessário levar em consideração alguns índices urbanísticos, como, por exemplo, densidade, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, taxa de permeabilidade e afastamento. Com base nessa informação, julgue os itens seguintes.
A discussão sobre a densidade urbana ideal é antiga: o Plan Voisin, projetado por Le Corbusier em 1925, propõe 3.000 hab./ha, ao passo que a Broadcare City, criada por Frank Lloyd Wright em 1932, apresenta uma densidade em torno de 10 hab./ha. Atualmente as densidades urbanas maiores têm sido consideradas importantes para se alcançar um desenvolvimento sustentável, devido a fatores como a otimização da infraestrutura instalada, com diminuição dos custos de implantação, e a redução da quantidade e diversidade dos transportes coletivos.
Um fenômeno indesejável, passível de ocorrência nas instalações prediais de água potável, tem como característica a formação de bolhas de vapor que provocam corrosão nas tubulações, rotor e registros, bem como barulho por vezes semelhante à marteladas e redução da vida útil de equipamentos. Tal fenômeno denomina-se
vibração.
golpe de aríete.
recalque.
condensação.
cavitação.
caixa sifonada não tem proteção hídrica, não necessitando de desconector.
caixa sifonada se destina a receber os efluentes da instalação secundária de esgoto.
caixa seca no chuveiro tem proteção hídrica, não necessitando de grelha na parte superior.
tubo de queda fica entre o sistema de ventilação e a caixa sifonada.
tubo de queda e o tubo de ventilação têm respectivamente diâmetros de 75 mm e 100 mm.
beiral: a distância entre a parte externa da parede e a extremidade do telhado, servindo para evitar o excesso de umidade nas paredes.
cachorro: cano que sai da calha até o solo, evitando o excesso de umidade nas paredes.
rufo: peça de arremate entre as telhas ou calhas e a parede, servindo para sustentar beirais ou sacadas.
calha: peça de arremate entre as telhas e a parede, destinada a encobrir o telhado.
platibanda: a distância entre a parte externa da parede e a extremidade do telhado, destinada a receber as águas pluviais.
O elemento da edificação adequadamente acompanhado de seus componentes construtivos está presente em:
coberturas: telhas, canaletas, calhas, rufos, contra rufos, terraços e lajes impermeabilizadas
fundações: colunas, pilares, vigas, paredes, lajes e muros de arrimo
estruturas: baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas
fachadas: paredes, portas, guichês, muros, gradis, portões, corrimãos, guarda-corpos e ferragens
divisórias: paredes, platibandas, portas, esquadrias, vidraças e ferragens
Uma empresa pretende lançar um empreendimento com as seguintes características:
Área do terreno = 520 m2
ATE máxima = 1.820 m2 Embasamento = 481 m2 (não computados na ATE)
Gabarito máximo = 12 pavimentos de qualquer natureza = térreo + garagem elevada + puc + 9 pavimentos tipo
Taxa de ocupação máxima = 364 m2
Demanda de mercado para a região: unidades de sala, dois quartos, sem dependências
Relação do número de unidades por área na laje: 75 m2
Em relação ao número de pavimentos e ao número de unidades por pavimento, a melhor opção possível para o empreendimento é, respectivamente, de
4 e 5
6 e 4
7 e 3
7 e 4
9 e 2
O canteiro de obras é a área destinada à execução e ao apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
Para a correta elaboração de um canteiro de obras, alguns fatores devem ser considerados, entre os quais a(o)análise cronológica da instalação e o início das atividades de máquinas e carros de passeio.
aceitação de instalações móveis, inclusive contêineres, em áreas de vivência.
obrigatoriedade de comunicação à Delegacia Regional de Trabalho (DRT), antes do início da implantação, do número máximo previsto de trabalhadores, com os seguintes dados: nome, endereço e foto de cada um.
dimensionamento do canteiro, que compreende a área disponível para as instalações, os serviços a serem utilizados, as máquinas e os equipamentos necessários, além dos prazos a serem atendidos.
dimensionamento das instalações de armazenagem, que deve ser feito em função da quantidade de operários que trabalham na obra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...