Questões de Arquitetura do ano 2014

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às diretrizes ergonômicas do projeto de uma escada, assinale a opção correta.

  • A. A altura do guarda-corpo deve ser de, no mínimo, 1,10 m.
  • B. A altura dos espelhos deve ser a mesma.
  • C. A altura máxima dos espelhos deve ser de 25 cm.
  • D. O comprimento mínimo dos espelhos deve ser de 20 cm a, no máximo, 25 cm.
  • E. Uma escada deve ter, no máximo, 20 degraus consecutivos.

A respeito de equipamentos necessários para a segurança contra incêndios prediais, assinale a opção correta.

  • A. As escadas secundárias, embora não sejam destinadas para saídas de emergência, podem eventualmente ser utilizadas em rotas de fuga.
  • B. O duto de entrada de ar é o espaço vertical no interior da edificação, que permite a saída, em qualquer pavimento, de gases e fumaça para o ar livre, acima da cobertura da edificação.
  • C. A saída de emergência é a passagem de um edifício para outro por meio de porta corta-fogo, vestíbulo, passagem coberta, passadiço ou balcão.
  • D. A antecâmara é a parte de saída de emergência de uma edificação que se localiza entre a escada e o logradouro público ou área externa.
  • E. A escada de emergência é a escada envolvida por paredes corta-fogo, cujo acesso se dá pela antecâmara igualmente envolvida.

Em relação às tipologias e procedimentos para o projeto de teatros, assinale a opção correta.

  • A. O teatro grego é caracterizado pela disposição frontal da plateia ao plano.
  • B. O escalonamento do piso do auditório é irrelevante para qualidade da visibilidade do palco. Entretanto, tal procedimento garante a melhor recepção do som.
  • C. Em teatros fechados, no modelo de espaços de auditório, o ruído externo deve ser reduzido, o que torna a ventilação natural inviável. Dessa forma, para o conforto térmico do ambiente, opta-se pelo uso do ar condicionado.
  • D. A tipologia para o teatro italiano é caracterizada pela possibilidade de montagem do palco em diversas posições, não possuindo caixa cênica propriamente dita.
  • E. O teatro de arena possui um palco misto que funciona como espaço fechado.

Acerca dos projetos de auditórios, assinale a opção correta.

  • A. O formato do auditório é considerado um dos itens mais importantes para o seu projeto, por estar relacionado à qualidade acústica e à visibilidade do público.
  • B. O volume do auditório e a proporção da intensidade sonora não possuem relação direta na boa qualidade sonora do espaço.
  • C. Em concertos, recomenda-se um volume pequeno, dessa forma o espaço será compacto com benefício para reverberação do som.
  • D. No caso de palavra falada, caracterizada por sons fracos, é recomendável a utilização de espaços maiores, para que possa ser compreendida por um público maior.
  • E. Entre séries de cadeiras recomenda-se espaço livre de no mínimo 0,80 cm.

A respeito do revestimento de paredes de tijolo cerâmico para recebimento de pintura, assinale a opção correta.

  • A. O emboço é a argamassa de aderência.
  • B. O chapiscado deve ser aplicado após o emboço.
  • C. O emboço deve ser aplicado após o reboco.
  • D. O reboco é a argamassa de acabamento para receber pintura.
  • E. O emboço é a argamassa de acabamento para receber pintura.

  • A. o BDI e o valor da obra aumentarão.
  • B. o BDI aumentará e o valor da obra diminuirá.
  • C. o BDI diminuirá e o valor da obra não será alterado.
  • D. o BDI diminuirá e o valor da obra aumentará.
  • E. o BDI não será alterado e o valor da obra diminuirá.

O arranjo físico de canteiro de obras mais adequado à construção civil é o do tipo posicional, dado esse arranjo caracterizar-se

  • A. por produto fabricado em grandes dimensões e equipamento de alta flexibilidade.
  • B. pela disposição de minifábricas para diferentes famílias de produtos, cujas características são semelhantes.
  • C. pela exigência de produtos fabricados em grande quantidade e equipamentos dedicados.
  • D. por necessidades e conveniências dos recursos transformadores que constituem o processo.
  • E. pela utilização em sistemas de produção contínuos e produtos semelhantes entre si.

Um arquiteto estrangeiro, portador de diploma em instituição de ensino no exterior, exerce atividade de arquitetura no Brasil, porém, não possui domicílio no país. Nessa situação, considerando o registro desse profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU),

  • A. ele não terá direito ao registro enquanto não obtiver domicílio no país.
  • B. ele não poderá exercer a atividade com participação de outro arquiteto e urbanista com registro e domicílio no país.
  • C. o reconhecimento do diploma pelo CAU independe do reconhecimento no país de origem.
  • D. ele poderá obter registro com prazo indeterminado.
  • E. ele poderá obter registro em caráter excepcional.

Um arquiteto desenvolveu um projeto sem o respectivo registro de responsabilidade técnica (RRT), porém, houve contrato escrito com o dono do empreendimento. Nessa situação,

  • A. o valor da RRT é proporcional ao valor do contrato.
  • B. caso o profissional esteja em dia com seu registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, a falta da RRT implicará multa, mas sem paralisação dos trabalhos.
  • C. o contrato escrito substitui o registro de responsabilidade técnica.
  • D. caso a situação caracterize emergência, o profissional não será multado nem terá seu trabalho paralisado, desde que regularize sua situação assim que possível.
  • E. caso tenha elaborado o RRT sem o respectivo pagamento, a atividade é considerada registrada com pendências.

Durante a execução de uma obra, o dono do empreendimento decide alterar o projeto de arquitetura, porém, o autor do projeto faleceu e não há cláusula contratual que preveja as condições de alteração de projeto. Nessa situação,

  • A. caso haja coautor, ele não precisará ser consultado a respeito da alteração do projeto.
  • B. o projeto não poderá ser alterado.
  • C. caso haja coautor do projeto, ele estará impedido de alterar o projeto sem consentimento dos herdeiros do autor principal.
  • D. não havendo coautor, outro profissional habilitado poderá alterar o projeto, mesmo sem previsão contratual.
  • E. caso o projeto seja alterado, o autor do projeto original continuará sendo autor do projeto alterado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...