Questões de Arquitetura do ano 2014

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Para o entendimento da paisagem urbana, é essencial o reconhecimento de que

  • A. o quarteirão marca a ligação entre os edifícios, o solo e o seu entorno, determina a forma do edifício, a configuração da cidade, estabelece a relação entre o público e o privado e, em função do preço, distribui os usuários na cidade.
  • B. praças são espaços definidos por três ou mais vias subdivididos em lotes.
  • C. solo é o revestimento, a pavimentação, bem como as características topográficas que constituem a base do terreno onde o desenho da cidade será configurado.
  • D. edifícios, elementos que constituem um fato urbano singular, são obras de arte que fazem parte do patrimônio histórico.
  • E. árvores, canteiros e jardins representam mobiliários urbanos, que auxiliam na identificação da imagem da cidade, organizam e delimitam o espaço urbano.

Considerando a implantação de condomínios nas áreas arborizadas, assinale a opção correta.

  • A. A área total das construções deve ser superior a 15% da área global do condomínio.
  • B. A separação entre unidades domiciliares com cercas transparentes (arame ou vidro) deve ter altura máxima de 2,00 metros.
  • C. É exigida por lei a reserva de uma área de uso comum para lazer, recreação e esportes no mínimo de 30% da área da gleba, desde que preservadas suas características ambientais.
  • D. Os elementos naturais do terreno (vegetação, cursos d’água, rochas e dunas) podem ser transformados desde que as alterações sejam fundamentadas em estudos de impacto ambiental.
  • E. É necessária a apresentação prévia do plano geral do condomínio, elaborado com traçado geral das ruas de acesso e com base em levantamento planialtimétrico e cadastral.

A utilização do efeito “chaminé” é uma das estratégias para melhorar a ventilação natural nas edificações. Sobre esse sistema, é correto afirmar:

  • A. Não necessita dos ventos para que o ar se mova em uma determinada edificação.
  • B. Diminui se a distância entre as aberturas altas e baixas for aumentada.
  • C. O ar frio sai pelas aberturas existentes na partes superior do ambiente.
  • D. O desempenho da saída de ar pode ser melhorado se localizado numa zona de alta pressão.

As imagens 1 e 2 abaixo mostram a Praça dos Cristais, localizada próxima ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano em Brasília. O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, que conta com o paisagismo de Roberto Burle Marx, inclui um palanque em forma de cúpula alongada.

Considerando as imagens mostradas, julgue os itens que se seguem, em relação aos espaços livres, praças e parques.

Nas praças projetadas por Burle Marx, predominam as curvas, tal como se observa no projeto paisagístico representado na imagem 2.

  • C. Certo
  • E. Errado

As imagens 1 e 2 abaixo mostram a Praça dos Cristais, localizada próxima ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano em Brasília. O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, que conta com o paisagismo de Roberto Burle Marx, inclui um palanque em forma de cúpula alongada.

Considerando as imagens mostradas, julgue os itens que se seguem, em relação aos espaços livres, praças e parques.

Na imagem 1, que ilustra o Quartel General do Exército brasileiro, em Brasília, o aspecto de monotonia na arquitetura do quartel, com linhas alongadas e rigidamente moduladas, é contrabalançado pelo palanque em forma de cúpula alongada, jogo de formas que se completa, com uma terceira tipologia, pelos cristais de concreto sobre um espelho d’água.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentro das definições sobre a forma como uma linha de tráfego atende a cada uma das funções relacionadas ao transporte urbano, assinale a alternativa que se encaixe corretamente.

I. A que opera basicamente em grandes corredores, com elevada demanda e atendendo às funções de transporte.

II. A que opera nas vias secundárias tendo como funções coletar os usuários e conduzi-los para as linhas tronco e distribuí-los em sentido inverso, atendendo à função de captação/distribuição.

III. É a linha que executa ambas as funções (captação, distribuição e transporte), conduzindo o usuário sem necessidade de integração operacional (transferência compulsória).

IV. É a linha que presta um serviço complementar ao transporte básico da população, cuja função é atuar como indutora na mudança de hábitos da população, estimulando um maior uso do transporte público. Para tanto, tem veículos dotados de equipamentos especiais, apresenta capacidade limitada ao número de passageiros sentados e em geral tem tarifas mais elevadas que as demais.

  • A. [I] Troncal; [II] Alimentadora; [III] Convencional; [IV] Seletiva.
  • B. [I] Troncal; [II] Alimentadora; [III] Seletiva; [IV] Secional.
  • C. [I] Troncal; [II] Seccional; [III] Alimentadora; [IV] Seletiva.
  • D. [I] Seletiva; [II] Alimentadora; [III] Convencional; [IV] Troncal.

As LINHAS componentes de uma rede de transporte público devem ser planejadas a partir das características dos usuários da sua área de influência específica. De acordo com a abrangência administrativo institucional relacionada com o poder concedente, as linhas podem ser classificadas como descrito a seguir, exceto pelo que se lê na alternativa:

  • A. Suburbanas, quando interligam dois ou mais municípios conurbados. Além deste fato, existe normalmente no Brasil, uma jurisdição especifica para os meios de transporte que tem o eu sistema viário próprio como e o caso das ferrovias de subúrbios e trens metropolitanos cuja jurisdição é federal ou estadual. Outros pontos da área urbana (bairros ou setores).
  • B. Radiais Envolventes, são aquelas com características de abrangência entre áreas conturbadas e áreas comuns, tendo como premissa a inserção de corredores de ônibus e tráfego segregado.
  • C. Circulares, são as linhas que tem um itinerário perimetral a uma região (área central, por exemplo) percorrendo-o num único sentido e com apenas um ponto terminal (e de controle operacional), atendendo a função de captação/distribuição principalmente para os deslocamentos em áreas densas (centro) ou rarefeitas (novos loteamentos).
  • D. Diametrais (ou Transversais), são aquelas que interligam dois bairros passando ou tangenciando a área central.

Abaixo se encontram algumas medidas para projetos de melhoria no tráfego que não exigem intervenção física na via, exceto pelo que se lê na alternativa:

  • A. Reversibilidade das pistas.
  • B. Colocação de passagem de nível.
  • C. Canalização de correntes de tráfego.
  • D. Restrições de conversão esquerda/direita.

O perfil da demanda de usuários de transportes deve ser cuidadosamente estudada para que o município ofereça, por meio de parceiras, leis e fiscalizações um serviço de excelente qualidade. Nos estudos desenvolvidos devese observar os padrões de deslocamentos. Um exemplo são aqueles que se repetem de forma sistemática, tais como a interação casa-trabalho ou casa-escolacasa. Esses deslocamentos têm padrão praticamente constante no decorrer do tempo, variando apenas a intensidade em função da própria ocupação urbana da área de influência da linha; como característica marcante dos mesmos, pode-se destacar a sua elevada concentração em pequenos intervalos de tempo (no início da manhã e final da tarde) correspondendo aos horários de início e final do expediente de trabalho (ou de horários letivos) e caracterizando “períodos de pico”. Este exemplo nos mostra o que chamamos no jargão comum de:

  • A. Deslocamentos Pendulares.
  • B. Deslocamentos Amortecidos.
  • C. Deslocamentos Intracelulares.
  • D. Deslocamentos Pontuais.

O volume de uma esfera de 3 metros de diâmetro está corretamente descrito na alternativa:

  • A. 63,62 m3.
  • B. 113,01 m3.
  • C. 7,95 m3.
  • D. 14,18 m3.
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