Questões de Arquitetura do ano 2016

Lista completa de Questões de Arquitetura do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a instalações hidrossanitárias, assinale a opção correta.

  • A. Em um edifício de escritórios de 6 andares, cada andar com 120 m², uma pessoa por 6 m², 50 L de água por pessoa e uma reserva de incêndio igual a 20%, os reservatórios inferior (3/5) e superior (2/5) devem armazenar, respectivamente, 3.600 L e 2.400 L de água.
  • B. O sistema hidropneumático de abastecimento de água é mais caro que os sistemas direto e indireto porque, além dos reservatórios inferior e superior, engloba uma bomba centrífuga, um injetor de ar e um tanque de pressão.
  • C.

    Na figura a seguir, os números 1, 2, 4 e 5 ilustram, respectivamente, um sifão, uma caixa sifonada, uma caixa de inspeção e uma caixa de gordura.

  • D. O registro de pressão, que deve ser utilizado totalmente fechado ou totalmente aberto, tem como função fechar totalmente o fluxo de água de um ambiente para possibilitar os serviços de manutenção da rede.
  • E.

    A seguir, os elementos identificados por números na figura I correspondem aos mesmos elementos indicados por números na figura II, ou seja, em ambas, 1 e 3 correspondem à coluna de ventilação; 2, ao tubo de queda; 4, ao ramal de descarga.

Considerando as figuras precedentes, que mostram alguns aspectos do projeto de um poço de elevador de determinado edifício, assinale a opção correta.

  • A. A finalidade do poço de elevador é conter o contrapeso quando a cabine estiver na última parada; estando a cabine no primeiro piso, o poço deverá conter a parte inferior da cabine.
  • B. A figura I representa, em planta, a caixa de um elevador vedada com alvenaria revestida, que, na figura II, está representada em corte.
  • C. Na parte superior do corte está representada uma folga de 2,00 m para frenagem do elevador, em caso de pane do sistema.
  • D. Se o edifício em questão tiver 3 pavimentos, cada um deles com pé-direito de 3,00 m, e as lajes, inclusive a da casa de máquinas, tiverem, cada uma, 0,15 m de espessura, então a altura total do poço deverá ser maior que 15,00 m.
  • E. A cota de coroamento do poço será de +16,10 m se a medida piso-a-piso dos pavimentos for de 3,15 m e todas as lajes tiverem 15 cm de espessura.

No que se refere a sistemas de condicionamento de ar e seus complementos, assinale a opção correta.

  • A. Os condicionadores de janela, aparelhos compactos, com um corpo único, e que podem ser instalados na parede ou na janela, são mais silenciosos que os da linha split.
  • B. O sistema split é dividido em duas ou mais unidades: uma externa (condensadora) e uma ou mais unidades internas (evaporadoras). Um aspecto negativo desse produto é o fato de o compressor, item com maior nível de ruído, localizar-se na unidade interna.
  • C. Os condicionadores de ar do tipo fan coil utilizam água gelada em seu sistema, podendo o insuflamento interno ser direto ou em sistemas com ramais de dutos. Na unidade externa, a aparelhagem conta com um ou mais chillers.
  • D. O condicionador de ar self contained, mais eficaz que os modelos split tradicionais, reúne a condensadora e a evaporadora em um único gabinete. Esse aparelho, que prescinde de casa de máquinas, tem a vantagem de possuir o ciclo reverso, ou seja, resfria e também aquece.
  • E.

    De acordo com a tabela a seguir, o equipamento de ar condicionado recomendado para resfriar um quarto com dimensões 2,50 m × 3,00 m em um apartamento deve ter capacidade de, no mínimo, 10.000 BTUs.

Com base nas plantas de escritório representadas nas figuras precedentes, assinale a opção correta.

  • A. Para se darem duas demãos de pintura nas paredes externas do escritório com tinta látex PVA de 3,6 L que renda 30 m² por demão serão necessários, no máximo, 3 galões.
  • B. Uma chapa de compensado naval de 220 mm × 160 mm × 25 mm será insuficiente para confeccionar as três portas do escritório.
  • C. Com referência à iluminação natural, a localização do empregado que trabalhará na mesa B será mais confortável que a daquele que trabalhará na mesa A.
  • D. Se a superfície do piso de todos os ambientes do escritório X for revestida com placas de porcelanato de 0,50 cm × 0,50 cm, serão necessárias 102 unidades para tal revestimento, considerando-se uma estimativa de 10% referentes a perdas.
  • E. Se o pé-direito do banheiro do escritório X for igual a 2,60 m, então, se forem estimados 10% de perdas, serão necessários cerca de 500 azulejos de 20 cm × 20 cm para cobrir as paredes internas desse cômodo.

Com base nas figuras precedentes, que ilustram modelos de janelas, assinale a opção correta.

  • A. A janela 2, de guilhotina, possibilita, ao mesmo tempo, a entrada do ar frio e a saída do ar quente, mas exige uma constante regulagem para a manutenção da tensão dos cabos e do nível das folhas.
  • B. A janela 3 projeta-se para o exterior, o que facilita o trabalho de limpeza e a colocação de grades de segurança.
  • C. A janela 4, além de liberar 100% do vão para a ventilação, não apresenta nenhuma desvantagem, pois permite o direcionamento do ar para a direita ou para a esquerda e é fácil de limpar.
  • D. A janela 5 é denominada pivotante ou basculante vertical e, do ponto de vista da ventilação, equivale à de abrir.
  • E. A janela 1, embora a limpeza tanto de sua face interna como externa seja difícil, tem a vantagem de liberar 70% do vão para efeito de ventilação.

Em suas alegações em favor do tombamento de um bairro, uma associação de moradores sustenta que o local abrigaria obras significativas de arquitetos modernistas pioneiros, já falecidos, expoentes do Modernismo em São Paulo que tiveram produção significativa nas décadas de 1950 e 1960. Tais alegações corresponderiam à presença, no bairro, dentre outras, de obras de

  • A. Vilanova Artigas, Rino Levy e Paulo Mendes da Rocha.
  • B. Vilanova Artigas, Rino Levy e Osvaldo Bratke
  • C. Gregori Warschavchik, Vilanova Artigas e Carlos Bratke.
  • D. Rino Levy, Gregori Warschavchik e Carlos Bratke.
  • E. Gregori Warschavchik, Paulo Mendes da Rocha e Osvaldo Bratke.

Um loteamento popular, com área de cerca de 60 ha, foi implantado recentemente, de forma irregular e sem obras de infraestrutura – como rede de drenagem e pavimentação do sistema viário –, em terreno cujo substrato rochoso corresponde a granitos, característicos de determinadas áreas do Escudo Cristalino no Estado de São Paulo. O local apresentava originalmente camada de solo superficial argiloso, com espessuras médias da ordem de 1 m, que foi removida na obra de terraplenagem, misturando-se ao restante do solo nos aterros executados. O solo de alteração de rocha da camada imediatamente abaixo dessa camada superficial apresenta espessura maior, da ordem de uma dezena de metros. Esse solo é extremamente suscetível a processos erosivos quando exposto a intempéries. As declividades das encostas situam-se em torno dos 25%. As vias foram implantadas em malha ortogonal, com trechos de maior extensão, da ordem de 300 m, em direção aproximadamente perpendicular à orientação predominante das curvas de nível, com declividades dos greides de projeto entre 12 e 15%. Em face das altas declividades do terreno, essa solução, combinada com a necessidade de se evitarem grandes desníveis entre lotes e vias, induz a terraplenagem corretiva em grandes extensões do terreno, com escavação em profundidades médias acima de 3 m e aterros de até 12 m de altura. Com relação à adequação físico-ambiental da implantação, pode-se afirmar que

  • A. o partido de implantação do projeto é um indutor de processos erosivos.
  • B. a cia de erosão, relativamente ao que ocorreria com o solo superficial.
  • C. a orientação do sistema viário reduzirá os danos decorrentes da não implantação imediata da infraestrutura.
  • D. a remoção da camada de solo superficial contribuiu para a estabilidade geral do terreno, já que são alcançadas camadas com maior capacidade de suporte.
  • E. a malha ortogonal adotada é a que permite o melhor posicionamento do sistema viário em relação às curvas de nível, nesse caso.

Na análise da descrição de uma gleba constante do registro de imóveis em uma cidade do Estado de São Paulo, datada da década de 1960, identificou-se uma diferença entre o valor numérico dos azimutes magnéticos que constam da descrição do perímetro da gleba e os valores numéricos, verificados em levantamento recente, dos azimutes referenciados ao norte magnético. Apresenta-se, ainda, diferença numérica significativa em relação aos azimutes referenciados ao norte verdadeiro. Uma vez estabelecido quais seriam os valores corretos, essa descrição deverá, a seguir, ser refeita, definindo- -se coordenadas compatíveis com o cadastro oficial do município, que por sua vez se adequou recentemente ao sistema geodésico de referência oficialmente adotado no País. As diferenças de valores identificadas

  • A. correspondem a erro a ser determinado, por conta da discrepância entre os azimutes magnéticos, devendo- se encontrar o valor correto a partir da diferença existente entre norte magnético e norte verdadeiro no local, e a adequação ao cadastro municipal requer a adoção do sistema SAD 69, que se referencia ao norte magnético.
  • B. correspondem a erros na leitura dos azimutes magnéticos em ambos os levantamentos, os quais não poderiam apresentar diferença entre norte magnético e norte verdadeiro, e a adequação ao cadastro municipal requer a adoção do sistema SIRGAS 2000, que se referencia ao norte verdadeiro.
  • C. serão corrigidas pelos modernos métodos de levantamento topográfico, baseados no sistema de posicionamento global referenciado a rede de satélites (GPS), evitando-se que haja diferença entre norte magnético e norte verdadeiro, e a adequação ao cadastro municipal requer a adoção do sistema SAD 69.
  • D. devem receber tratamento matemático para distribuição dos erros, dentro do processo de fechamento das poligonais principal e de divisa, do levantamento topográfico, e a adequação ao cadastro municipal requer a adoção do sistema SCM / Elipsoide de Hayford, que se referencia ao norte magnético.
  • E. podem ser decorrência da declinação magnética e de sua variação anual, que determinam a existência de diferenças entre o norte magnético e o norte verdadeiro, que variam com o tempo, e a adequação ao cadastro municipal requer a adoção do sistema de referência do SIRGAS 2000, que se referencia ao norte verdadeiro.

Um parcelamento do solo para fins urbanos, situado em município do Estado de São Paulo, implicará a abertura de via pública e subdivisão do terreno em dois lotes privados com área média de 1 500 m2. Esse empreendimento deve ser caracterizado como

  • A. loteamento, obrigando-se à doação de 35% de áreas públicas, conforme determinado na legislação federal.
  • B. loteamento, obrigando-se à doação de áreas públicas nos termos da legislação municipal.
  • C. desmembramento, obrigando-se à doação de áreas públicas nos termos da legislação municipal.
  • D. desmembramento, obrigando-se à doação de 35% de áreas públicas, conforme determinado na legislação federal.
  • E. desdobro de lotes, obrigando-se à doação de 35% de áreas públicas, conforme determinado na legislação federal.

Determinada elevação no terreno é caracterizada por amplitude (desnível entre cota máxima e cota mínima) de 55 m, medida a partir do nível de base da drenagem, e declividades médias de 35% e máximas de 45%, na encosta mais íngreme. Essa elevação é recortada por pequenos cursos d’água cujas nascentes estão alojadas em anfiteatros naturais que se formam em suas encostas.

São Áreas de Preservação Permanente, no caso apresentado,

  • A. faixas de 30 m ao longo dos cursos d’água e de 50 m em torno das nascentes, somente.
  • B. faixas de 30 m ao longo dos cursos d’água e de 50 m em torno das nascentes e o terço superior da elevação, somente.
  • C. faixas de 30 m ao longo dos cursos d’água e de 50 m em torno das nascentes e áreas de encosta com declividade acima de 30%, dentre outras.
  • D. o terço superior da elevação e áreas de encosta com declividade acima de 30%, dentre outras.
  • E. o terço superior da elevação, caracterizada como morro, e áreas de encosta com declividade acima de 30%, somente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...