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Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Existe som sempre que um corpo vibra, produzindo a perturbação nas moléculas do meio que o envolve.
II. Um tom puro pode ser graficamente representado como uma onda sonora senoidal.
III. Na prática dificilmente encontra-se tons puros. Encontram-se sons complexos que podem ser decompostos em uma série de tons puros.
A fonte sonora é o elemento responsável pela emissão do som. Esse som pode ser classificado de várias formas. Aquele que as dimensões da fonte são insignificantes em relação à sua distância ao receptor denomina-se:
O projeto acústico de uma edificação visa criar condições de conforto e privacidade adequadas para os diversos ambientes que a compõem. No que diz respeito a conforto acústico, assinale a afirmação verdadeira.
Em geral, as fontes sonoras não são pontuais quando se propagam ao ar livre, sem encontrarem superfícies refletoras. Essas fontes produzem ondas sonoras que tomam forma aproximadamente esférica a partir de distâncias superiores a 1,5 vezes o comprimento de onda do som emitido pela fonte. Quando a fonte tem dimensões pequenas em comparação com o comprimento de onda do som que emite são chamadas de adirecional ou onidirecional.
Neste caso, a potência acústica tende a se distribuir de que maneira?
O som pode ser definido como uma sensação causada no ouvido por variações de pressão do ar; tem sua origem na vibração de um objeto, provocando a vibração de partículas do meio captada pelo ouvido humano. Um bom projeto de arquitetura considera sempre a presença do som no meio ambiente para criar conforto acústico. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Marque a sequência correta.
Cada ambiente de uma edificação tem seu tempo próprio de reverberação, intervalo de tempo entre a emissão da fonte sonora e a extinção do som.
Assinale a opção que indica fatores que atuam na reverberação.
No projeto de um auditório destinado a múltiplos usos, tendo como fonte sonora tanto a palavra falada como a música, o arquiteto, para alcançar a qualidade acústica no ambiente, independentemente do custo, deve optar por superfícies:
É correto afirmar que, quanto maior for o tamanho da sala, menor será o tempo de reverberação do som e que a reverberação pode ser minimizada com o uso de materiais absorventes.
A figura II ilustra uma concha acústica ocupada por uma plateia grande e disposta principalmente no sentido da largura. A superfície da concha acústica pode ser aproximada por uma sucessão de parábolas cujos focos se encontram localizados sobre uma mesma linha curva (F FN), conforme ilustrado na figura I. No que se refere às informações e às figuras apresentadas, julgue o item a seguir.
As conchas acústicas em forma de paraboloide de revolução, conforme mostra a figura I, são indicadas por duas razões: reproduzem fielmente os sons oriundos das proximidades de seu foco, conduzindo-os a grandes distâncias; e reproduzem os sons de fontes sonoras (instrumentos ou vozes) localizadas em diferentes pontos do palco, como é o caso das grandes orquestras.As figuras I e II mostram, respectivamente, o auditório da Universidade de Caracas, projetado pelo arquiteto Carlos Raúl Villanueva, e placas acústicas do mesmo auditório, idealizadas pelo artista Alexander Calder. Com referência às figuras I e II, julgue o item seguinte.
As placas acústicas do auditório da Universidade de Caracas, além de servirem para esconder os spots de iluminação mostrados na figura II, evitando o efeito de ofuscamento na plateia, servem para refletir as ondas sonoras, funcionando como difusores acústicos destacados na figura I.{TITLE}
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