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Em Comunicação Visual, há diversos tipos e formas de sinalização. A NBR 9050, norma brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos define quatro tipos de sinalização. São elas: I
de um ambiente ou de uma edificação.
II
De emergência: utilizada para indicar informações provisórias ou que podem ser alteradas periodicamente.III
. Direcional: utilizada para indicar a direção de um percurso ou a distribuição espacial dos diferentes elementos de umedifício.
IV
. Temporária: utilizada para indicar as rotas de fuga e as saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambienteurbano, ou para alertar quanto a um perigo iminente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
Em um conjunto habitacional implantado em terreno de 15.000 m2, edificou-se o total de 30.000 m2 de área construída em 6 pavimentos. No pavimento térreo, 1.200 m2 foram destinados a escritórios, 1.200 m2 foram destinados a lojas comerciais e o restante a equipamentos coletivos, totalizando 3.000 m2. Os outros 5 andares, com 5.400 m2 cada um, foram reservados a apartamentos de 2 dormitórios. É correto afirmar que
o coeficiente de aproveitamento é 0,5.
a taxa de ocupação é 0,36.
a área de projeção é 5.400 m2.
a taxa de ocupação máxima é 56%.
o coeficiente de aproveitamento é 36%.
Para o projeto de fundações de edificações a Norma Brasileira estabelece o número mínimo de sondagens SPT, com relação à área de projeção em planta, em
um para área entre 200 e 400 m2.
dois para área entre 200 e 400 m2.
três para área entre 200 e 400 m2.
um para área até 50 m2.
um para área até 100 m2.
De acordo com a RDC n.º 50, para a execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de EAS, é exigida a avaliação do projeto físico pelo órgão de vigilância sanitária local (estadual ou municipal). No parecer técnico desse órgão devem constar a descrição do objeto de análise e uma avaliação, obedecendo a determinados critérios, do projeto básico arquitetônico. A respeito desses critérios, julgue os itens a seguir.
No que se refere ao critério dimensionamento dos ambientes, devem ser verificados os fluxos entre trabalho, materiais e insumos propostos no projeto físico, antevendo-se os prováveis problemas de funcionamento e de controle de infecção nos ambientes.
De acordo com a RDC n.º 50, para a execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de EAS, é exigida a avaliação do projeto físico pelo órgão de vigilância sanitária local (estadual ou municipal). No parecer técnico desse órgão devem constar a descrição do objeto de análise e uma avaliação, obedecendo a determinados critérios, do projeto básico arquitetônico. A respeito desses critérios, julgue os itens a seguir.
Com relação ao critério funcionalidade do edifício, deve ser verificada a adequação dos materiais e insumos propostos às exigências normativas de uso por ambiente e pelo conjunto do EAS, tendo-se em vista os procedimentos a serem realizados.
Considerando os critérios estabelecidos pela RDC n.º 50 para os projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde no que se refere às condições ambientais de controle de infecção barreiras físicas, julgue o próximo item.
A zona de transferência, local de acesso dos pacientes a unidades como o centro cirúrgico, deve ser provida de barreira física que impeça a entrada de macas, portanto, para se possibilitar o acesso apenas do paciente, foi desenvolvido o equipamento representado na figura abaixo.
A utilização adequada dos recursos, a uniformização da produção, a redução do consumo de materiais e do desperdício e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde incluem-se entre os objetivos das normas técnicas mencionadas.
As profissões de engenheiro e arquiteto são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importam, respectivamente, nos seguintes empreendimentos: a) meios de locomoção e comunicações; b) edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos.
A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:
O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.
O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.
O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.
A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.
Na execução de uma obra arquitetônica, o gerente executivo é responsável pelo planejamento da obra, do canteiro e da programação dos trabalhos. Ele deve conciliar metas, desempenho técnico e custos, desenvolvendo negociações no âmbito do empreendimento e gerenciando os recursos humanos. NÃO são suas atribuições:
organizar o empreendimento, medir os resultados a tempo de propor correções.
estabelecer datas-marco, estabelecer metas diárias, semanais e mensais.
atividades financeiras, de preparação de orçamentos e captação de recursos.
implementar o empreendimento, medir os resultados a tempo de propor correções, melhorias no desempenho e redução de prazos.
desenvolver pessoas, formação de profissionais ao longo do processo.
Em um serviço de terraplanagem, para o cálculo do momento de transporte, é necessário considerar o
tempo de carga
tempo de transporte
tempo de escavação e o tempo de carga
volume geométrico e o tempo de carga
volume a ser transportado e a distância a ser percorrida
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