Questões sobre Geral

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No que se refere à fiscalização de uma obra, que envolve acompanhamento da aplicação dos recursos, controle da qualidade dos materiais empregados e conhecimento sobre a documentação gerada na obra, julgue os próximos itens.

A fiscalização deve exigir relatórios diários de execução dos serviços e obras. Esse documento é denominado diário de obra. Com páginas numeradas em uma única via, esse diário contém o registro de fatos que fugiram da normalidade do andamento dos serviços, sendo que os fatos normais não são registrados, por já estarem contemplados no planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à fiscalização de uma obra, que envolve acompanhamento da aplicação dos recursos, controle da qualidade dos materiais empregados e conhecimento sobre a documentação gerada na obra, julgue os próximos itens.

A fiscalização deve controlar, com o auxílio de laboratório, a resistência do concreto utilizado e a qualidade do aço empregado, programando a realização dos ensaios necessários à comprovação das exigências do projeto, independentemente do controle da contratada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a relação entre a sociedade, o meio ambiente e o paisagismo pode-se afirmar:

  • A.

    poucas são as situações espaciais urbanas nas quais a uma transformação da sociedade corresponde uma transformação equivalente de sua morfologia paisagística;

  • B.

    as mudanças na morfologia urbana são sempre contemporâneas aos novos paradigmas projetuais paisagísticos;

  • C.

    o paisagismo estabelece as rupturas com as diretrizes urbanas tradicionais, renovando a cidade e sua vida social ao longo da história;

  • D.

    a sociedade e seus agentes não resistem aos novos hábitos e concepções projetuais, preferindo o paisagismo que inova as experiências espaciais;

  • E.

    antigas soluções paisagísticas para espaços urbanos não conseguem atender aos usos e costumes das novas gerações de usuários.

Considere os desenhos e imagens da Residência dos Padres Claretianos (1982-84), Batatais, SP, dos arquitetos Affonso Risi Jr. e José Mario Nogueira de Carvalho Jr.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

  • A. tipologia e tecnologia tradicionais prejudicam a inovação do desenho.
  • B. o rigor geométrico prevalece em oposição à unidade espacial.
  • C. o uso da alvenaria portante foi associado ao emprego de uma tipologia tradicional de mosteiro, o claustro central.
  • D. são predominantes os materiais e sistemas construtivos industrializados pré-fabricados.
  • E. a circulação e função não são tão importantes quanto já foram em outras épocas da arquitetura.

Analise os desenhos e imagens do Centro de Proteção Ambiental de Balbina (1983-88), Amazonas, do arquiteto Severiano Porto.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

I. os ambientes funcionais são dispostos em pavilhões ortogonais construídos de maneira convencional.

II. a cobertura principal, à maneira de uma loggia ou varanda, está projetada com vigas metálicas devido ao grande vão a ser vencido.

III. são duas soluções arquitetônicas sobrepostas: enquanto espaços fechados são precisos, com controle de temperatura e umidade; a cobertura é rústica, irregular, tributária de soluções autóctones.

IV. a tecnologia como expressão principal do objeto é utilizada para marcar a força do neutro a fim de que o conjunto resulte mimetizado em seu meio ambiente.

É correto o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. I, III e IV.

Analise as imagens da Biblioteca de Viipuri, Rússia, (1933-35), do arquiteto finlandês Alvar Aalto.

Analisando as imagens, constata-se que o arquiteto projetou ou procurou:

I. nas salas de leitura, uma luz que não incidisse diretamente sobre as mesas de leitura para não produzir sombra em nenhum ponto, nem brilhos ou ofuscamentos no leitor.

II. na sala de conferências, um teto configurado por curvas que distribuíssem o som de maneira homogênea por todo o ambiente.

III. nos espaços exteriores, uma fusão de volumes que não permite clara apreciação da composição volumétrica do edifício.

IV. nos espaços interiores, uma simplicidade que se tornou comum em obras modernas.

É correto o que consta APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. I e III.

O corte é importante peça gráfica no desenvolvimento e representação de projetos arquitetônicos, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere abaixo um corte do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.

Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que

  • A. os espaços de grande pé-direito são fluidos e iluminados apenas por clarabóias.
  • B. os maiores espaços são iluminados de maneira zenital.
  • C. a estrutura do edifício é em concreto armado e serve como expressão externa da arquitetura.
  • D. a condição geológica desta arquitetura, revelada pela sua implantação, necessita da luz natural como matéria essencial de projeto.
  • E. a hierarquia das plantas está revelada na organização do corte.

O Centro Georges Pompidou (1971-77) − também chamado de Beaubourg por causa da rua que passa ao lado − em Paris, é conhecido como um exemplo de arquitetura que foi definida como high-tech, da qual Renzo Piano, um dos autores, é um dos expoentes mais importantes. Em entrevista recente em que discute o papel social do arquiteto, analisando sua obra e metodologia de projeto de arquitetura e de desenho urbano, faz a seguinte afirmação: “O Beaubourg é um grande protótipo, um gigantesco objeto artesanal feito à mão, peça à peça. É uma espécie de paródia do imaginário tecnológico de nossos tempos.”

Considerando os princípios contidos na obra e nesse pensamento, verifica-se que

I. o que se construiu é um grande retângulo disponível a todas as possíveis articulações internas.

II. sua principal característica é a rigidez que se traduz em um espaço interno previsível, predefinido por determinações funcionais.

III. o Beaubourg não é um recipiente neutro: a extroversão, mesmo respondendo a exigências funcionais, se traduz, na realidade, em uma pesquisa estilística.

IV. os percursos mecanizados e visíveis do exterior foram lidos como uma citação high-tech. Mas não é bem assim: o que se realizou é apenas um jogo com a tecnologia, não é tecnologia.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, III e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e IV.

Em suas reflexões sobre como procede o arquiteto quando concebe e projeta, Lucio Costa constata a existência de dois conceitos distintos a orientá-lo: 1) o orgânico-funcional; 2) o plástico-ideal. Considere as seguintes características desses dois princípios da metodologia de projeto de arquitetura:

I. No primeiro caso, a obra desenvolve-se como um organismo vivo onde a expressão arquitetônica do todo depende de um rigoroso processo de seleção plástica das partes que o constituem e de como são entrosadas.

II. O segundo caso implica no estabelecimento de formas a priori, às quais se ajustam de modo sábio ou engenhoso às necessidades funcionais, visando à obtenção de formas livres ou plasticamente puras.

III. No primeiro caso, a beleza desabrocha como numa flor e o seu modelo histórico mais significativo é a arquitetura dita “gótica”.

IV. No segundo caso a beleza se domina e contém como num cristal e a arquitetura chamada “clássica” é um bom exemplo.

É correto o que consta em

  • A. I e IV, apenas.
  • B. I, III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e II, apenas.

“A sensibilidade para o lugar por parte da arquitetura contemporânea é um fenômeno recente. O maior esforço do movimento moderno consistiu em definir uma nova concepção de espaço utilizando o suporte de novos avanços tecnológicos: estruturas de aço e de concreto armado e fechamentos de vidro.”

Segundo Josep Maria Montaner, autor do trecho do texto acima, os conceitos de ESPAÇO e LUGAR se podem diferenciar claramente. Sobre esses conceitos de metodologia de projeto de arquitetura, é correto afirmar:

  • A. Espaço é definido por substantivos, pela qualidade das coisas e dos elementos, pelos valores simbólicos e históricos.
  • B. Lugar se baseia em medidas, posições, relações, é quantitativo, se exibe mediante geometrias tridimensionais.
  • C. Espaço é ambiental e está relacionado fenomenologicamente com o corpo humano.
  • D. Lugar é abstrato, lógico, científico e matemático; é uma construção mental.
  • E. Espaço tem uma condição ideal, teórica, genérica e indefinida; enquanto que lugar possui um caráter concreto, empírico, existencial, articulado e definido até os detalhes.
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