Questões sobre Geral

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A atividade que é uma das atribuições do arquiteto e que consiste na apuração das causas de um determinado evento, na qual o profissional efetua trabalho técnico visando à emissão de conclusão fundamentada é chamada de

  • A. vistoria.
  • B. auditoria.
  • C. avaliação pós-ocupação.
  • D. inventário.
  • E. perícia.

Leia o texto a seguir.

Visando a atingir a compatibilização do estudo de projeto de alvenaria de vedação como parte integrante dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações, é correto afirmar o seguinte:

  • A. os projetos de alvenaria vertical deverão conter observações sobre os efeitos de modificações entre materiais devido a coeficientes de dilatação térmica, variações volumétricas sob a ação da umidade e composições químicas.
  • B. o memorial descritivo da construção conterá plantas de marcação da última fiada, tipo de bloco, composição e dosagem da argamassa de assentamento e esquadrias já associadas à distribuição vertical dos blocos.
  • C. o caderno de elevações conterá estritamente as elevações das paredes externas contendo as interferências com componentes do subsistema de instalações prediais elétricas no contrapiso.
  • D. nos memoriais de construção, serão apresentados forma de locação das paredes internas, execução de cantos, escoramentos provisórios diante da ação de ventos, enquanto que as paredes externas serão indicadas nas plantas de estrutura.

A Carta de Veneza, como é conhecida a carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios oriunda do II Congresso Internacional de arquitetos e técnicos dos monumentos históricos, reunido em maio de 1964, possui definições voltadas a princípios que devem presidir a conservação e a restauração dos monumentos de forma comum e formulados em um plano internacional, ainda que caiba a cada nação aplicá-los no seu contexto e segundo suas próprias cultura e tradições. Considerando as definições contidas neste documento, é correto afirmar o seguinte:

  • A. a restauração é uma operação considerada excepcional, distinta de conservar, pois busca revelar os valores estéticos e históricos com monumento, fundamentando-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos.
  • B. quando técnicas tradicionais não forem adequadas à consolidação do monumento poderá ser assegurada por técnicas modernas de conservação e construção, conforme a experiência e a eficácia e conforme o senso comum.
  • C. a conservação dos monumentos, a manutenção constante, é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade, tendo modificações que devem ser autorizadas em função da evolução de usos e costumes.
  • D. as contribuições de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser menosprezadas em respeito à unidade de estilo, finalidade a alcançar no curso de uma restauração.

O Museu do Amanhã, inaugurado em 17 de dezembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A obra construída e os projetos visionários de Calatrava caracterizam-se por:

  • A. poéticas do movimento;
  • B. metáforas realistas;
  • C. soluções formais simplistas;
  • D. linhas independentes entre si;
  • E. desvinculação com aspectos culturais.

Uma nova percepção da cidade vem sendo construída a partir do desejo coletivo de que ela seja socialmente integrada: “a cidade de todos”.

Nesse contexto, surge o Princípio da Contiguidade, que:

  • A. prioriza a construção de edifícios altos;
  • B. valoriza o investimento na produção das superestruturas;
  • C. preserva os volumes e usos predominantes;
  • D. objetiva uma renovação imediata e acelerada;
  • E. estimula a construção de estruturas com novos volumes modais.

A Carta de Veneza, de maio de 1964, estabelece que a restauração dos monumentos é uma operação que deve ter caráter excepcional.

Um dos aspectos abordados nessa Carta sugere que a restauração deve:

  • A. começar onde se inicia a hipótese sobre os valores do monumento;
  • B. destacar-se da composição arquitetônica, ostentando a marca do seu tempo;
  • C. ser precedida e acompanhada de um estudo artístico do monumento;
  • D. integrar os elementos destinados a substituir as partes faltantes, de modo que pareçam partes originais do conjunto;
  • E. empregar técnicas tradicionais, sendo vetadas as técnicas modernas, mesmo que fundamentadas em dados científicos.

A Carta de Petrópolis, originada no 1o Seminário Brasileiro para preservação e revitalização de centros históricos de 1987, estabelece que o sítio histórico urbano - SHU é parte integrante de um contexto amplo que comporta as paisagens natural e construída, assim como a vivência de seus habitantes.

Um dos itens apresentado na Carta determina que a preservação do SHU deve:

  • A. ser realizada através de diferentes tipos de instrumentos como normas edilícias e escrituras;
  • B. constituir ação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, sem participações externas;
  • C. ser pressuposto do planejamento urbano, alicerçado no conhecimento dos mecanismos de estruturação do espaço;
  • D. considerar a moradia como função complementar ao espaço edificado, haja vista sua irrelevância para o contexto histórico;
  • E. coibir a realização do inventário com a participação da comunidade, por não ser representativo o conhecimento do valor por ela atribuído ao patrimônio.

Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial.

O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:

  • A. prognóstico;
  • B. prescrição;
  • C. diagnóstico;
  • D. vistoria;
  • E. revisão.

Numa inspeção predial, o arquiteto observou no sistema de esquadrias anomalias associadas a problemas originários de fases distintas.

Uma das anomalias foi:

  • A. perda de mobilidade em função do desgaste das escovas e gaxetas;
  • B. deficiência de estanqueidade, decorrente da insuficiência de furação para a drenagem da água acumulada nos marcos;
  • C. folga na fixação dos vidros, devido à deteriorização dos componentes de fixação;
  • D. escurecimento causado pelo ataque de substâncias ácidas na limpeza inadequada;
  • E. deficiência na abertura e fechamento por descuido na lubrificação periódica das folhas móveis.

Entre as décadas de 1940 e 1960, a obra de Diógenes Rebouças (1914- 1994), considerado o mais importante arquiteto moderno da Bahia, ajudou a definir uma linguagem arquitetônica para o modernismo baiano que apresenta, como traços distintivos, o uso do concreto armado aparente, a valorização das estruturas, o emprego de grandes vãos e a ênfase na luminosidade natural.

 Com base nas imagens, podemos afirmar que o modernismo arquitetônico está representado em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. , apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.
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