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Como produto do período do pós-guerra, influenciado pelo cubismo, pelo balé russo, pela Bauhaus e pelas experiências do Art Nouveau, surgiu uma corrente racionalista, que expressava um ritmo vertiginoso das máquinas e velocidade dos automóveis, conhecida como:
Art Déco;
Moderna;
Cubista;
Contemporânea;
Industrial
Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bard i, abaixo,
e a seguinte frase de Lina:
Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.
Observando-se tais obras constata-se que
I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios considerados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, II e IV.
I.
II, III e IV.
IV.
Com base nas figuras acima, é correto concluir que
a parede que separa os dois quartos mostrada na figura I tem 10 cm de espessura.
Leia a frase a seguir: Processo é um conjunto de atividades predeterminadas desenvolvidas para gerar produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes. A seqüência correta dessas atividades é:
fornecedoresprocesso-insumos-produtos/serviçosclientes;
produtos/serviços fornecedores-insumos-processo- - clientes;
fornecedores-insumos-processo-produtos/serviçosclientes;
clientes fornecedores-insumos-processo-produtos/ serviços;
processo fornecedores-insumos- -produtos/serviçosclientes.
Considere o conjunto arquitetônico do Museu do Pão, projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2008) e o seguinte poema de Augusto de Campos:
Eu defenderei até a morte o novo
por causa do antigo e até a vida o
antigo por causa do novo. O antigo
que foi novo é tão novo como o
mais novo.
Analisando-se os princípios fundamentais desse projeto, é correto afirmar:
I. A dialética permanente entre tradição e invenção, somada à abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.
II. Tem-se de preservar o que de melhor cria-se e constrói-se em história, sob pena de aprisionar-se num presente desfigurador.
III. Tem-se de apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação das comunidades e do conjunto da sociedade.
IV. Nessa intervenção arquitetônico/museológica, tudo se tornou objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle da luz, os passadiços, os materiais empregados, até os nichos para exposição.
Está correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Com base nas figuras acima, é correto concluir que
para fazer o piso do banheiro, o levantamento de quantitativos resultou em 3,53 m² de cerâmica.
Os princípios básicos conhecidos como construção sobre colunas ou pilotis, independência total entre a estrutura e a parede e construção de terraços ajardinados revelam o espírito revolucionário do(a) arquiteto(a) denominado(a):
Lina Bo Bardi;
Frank Loyd Wright;
Walter Gropius;
Bruno Zevi;
Le Corbusier.
Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,
e as afirmativas:
I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.
II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.
III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.
IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
IV, apenas.
Quanto ao conforto ambiental da residência apresentada na figura II, julgue o item a seguir.
Os ambientes seriam termicamente mais confortáveis se as fachadas mais insoladas e estivessem voltadas para uma orientação mais favorável.
As fachadas representadas nas figuras 1 e 2 abaixo são, respectivamente, a vista de frente e a vista lateral esquerda de uma edificação, que em geometria descritiva correspondem à projeção no plano vertical (fig. 1) e de perfil (fig. 2).
Neste caso, a linha que representa a cumeeira do telhado é classificada como uma reta, denominada:
frontal ;
horizontal;
qualquer;
de topo;
fronto-horizontal.
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