Questões sobre Geral

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Como produto do período do pós-guerra, influenciado pelo cubismo, pelo balé russo, pela Bauhaus e pelas experiências do Art Nouveau, surgiu uma corrente racionalista, que expressava um ritmo vertiginoso das máquinas e velocidade dos automóveis, conhecida como:

  • A.

    Art Déco;

  • B.

    Moderna;

  • C.

    Cubista;

  • D.

    Contemporânea;

  • E.

    Industrial

Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bard i, abaixo,

e a seguinte frase de Lina:

Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.

Observando-se tais obras constata-se que

I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.

II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.

III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios considerados monumentos.

IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    IV.

Com base nas figuras acima, é correto concluir que

a parede que separa os dois quartos mostrada na figura I tem 10 cm de espessura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia a frase a seguir: “Processo é um conjunto de atividades predeterminadas desenvolvidas para gerar produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes”. A seqüência correta dessas atividades é:

  • A.

    fornecedores–processo-insumos-produtos/serviçosclientes;

  • B.

    produtos/serviços fornecedores-insumos-processo- - clientes;

  • C.

    fornecedores-insumos-processo-produtos/serviçosclientes;

  • D.

    clientes fornecedores-insumos-processo-produtos/ serviços;

  • E.

    processo fornecedores-insumos- -produtos/serviçosclientes.

Considere o conjunto arquitetônico do Museu do Pão, projeto de autoria do escritório Brasil Arquitetura (2008) e o seguinte poema de Augusto de Campos:

Eu defenderei até a morte o novo

por causa do antigo e até a vida o

antigo por causa do novo. O antigo

que foi novo é tão novo como o

mais novo.

 

 

Analisando-se os princípios fundamentais desse projeto, é correto afirmar:

I. A dialética permanente entre tradição e invenção, somada à abertura crítica para assimilar e recriar linguagens e informações produzidas em outros cantos do planeta, é um traço central da cultura brasileira.

II. Tem-se de preservar o que de melhor cria-se e constrói-se em história, sob pena de aprisionar-se num presente desfigurador.

III. Tem-se de apostar no novo, porque ele é ingrediente fundamental de afirmação e de transformação das comunidades e do conjunto da sociedade.

IV. Nessa intervenção arquitetônico/museológica, tudo se tornou objeto expositivo: a estrutura dos edifícios, os fechamentos, o controle da luz, os passadiços, os materiais empregados, até os nichos para exposição.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    IV, apenas.

Com base nas figuras acima, é correto concluir que

para fazer o piso do banheiro, o levantamento de quantitativos resultou em 3,53 m² de cerâmica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os princípios básicos conhecidos como “construção sobre colunas ou pilotis”, “independência total entre a estrutura e a parede” e “construção de terraços ajardinados” revelam o espírito revolucionário do(a) arquiteto(a) denominado(a):

  • A.

    Lina Bo Bardi;

  • B.

    Frank Loyd Wright;

  • C.

    Walter Gropius;

  • D.

    Bruno Zevi;

  • E.

    Le Corbusier.

Considere os croquis do projeto para o Rio de Janeiro, de Le Corbusier (1929), e as fotomontagens realizadas a partir de matriz informática e de fotografias de época, a seguir,

 

e as afirmativas:

I. Os projetos revelam a observação minuciosa de Le Corbusier e um conhecimento notável dos lugares.

II. Le Corbusier queria "autoestrada" praticável e, portanto, realizável, negociando, de um jeito ou de outro, com as curvas de nível, a cidade existente.

III. Nenhuma inovação tecnológica adicional era necessária para a realização dessa "serpente" diante do mar.

IV. Para Le Corbusier, a arquitetura participa de maneira decidida, prática, total e mesmo totalitária do desejo de transformação do mundo.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    IV, apenas.

Quanto ao conforto ambiental da residência apresentada na figura II, julgue o item a seguir.

Os ambientes seriam termicamente mais confortáveis se as fachadas mais insoladas e estivessem voltadas para uma orientação mais favorável.

  • C. Certo
  • E. Errado

As fachadas representadas nas figuras 1 e 2 abaixo são, respectivamente, a vista de frente e a vista lateral esquerda de uma edificação, que em geometria descritiva correspondem à projeção no plano vertical (fig. 1) e de perfil (fig. 2).

Neste caso, a linha que representa a cumeeira do telhado é classificada como uma reta, denominada:

  • A.

    frontal ;

  • B.

    horizontal;

  • C.

    qualquer;

  • D.

    de topo;

  • E.

    fronto-horizontal.

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