Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Considerando tais edifícios, constata-se que
todos os pavimentos são repetidos para maior racionalização da construção.
o entorno não foi um dado relevante para o projeto.
houve uma tendência ao empirismo e, naturalmente, algum desperdício na obra.
a construção é essencialmente pré-fabricada.
existem poucos elementos standards de obra, o que torna difícil a execução.
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
O valor de cada célula da última linha corresponde ao somatório vertical da respectiva coluna.
William Morris, na segunda metade do século XIX, duvidou da sobrevivência do espírito artístico na nova sociedade nascente, resgatando a aura artesanal do objeto mesmo sob a presença da produção industrial. Uma arguta reflexão crítica que, enfocando as relações entre a industrialização e o artesanato, questionava o valor artístico do objeto reproduzido na esteira da fábrica e os pendores excessivamente otimistas endereçados à arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
Considerando o fragmento de texto acima, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, que se refere a Willian Morris no século XIX e a Walter Benjamin em 1936, julgue os itens a seguir.
No ensaio de 1936, Walter Benjamin defende a reprodutibilidade, principalmente por meio da fotografia, como forma de democratizar o acesso à arte, superando, portanto, o dilema de William Morris.
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Constata-se que essa obra
I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.
II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.
III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.
IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
O somatório horizontal de uma linha resulta no orçamento total da obra.
William Morris, na segunda metade do século XIX, duvidou da sobrevivência do espírito artístico na nova sociedade nascente, resgatando a aura artesanal do objeto mesmo sob a presença da produção industrial. Uma arguta reflexão crítica que, enfocando as relações entre a industrialização e o artesanato, questionava o valor artístico do objeto reproduzido na esteira da fábrica e os pendores excessivamente otimistas endereçados à arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
Considerando o fragmento de texto acima, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, que se refere a Willian Morris no século XIX e a Walter Benjamin em 1936, julgue os itens a seguir.
A construção industrializada foi muito defendida pelos modernistas nas décadas de 50 e 60 do século passado. Eles acreditavam que, a partir da repetição das operações, era possível melhorar a qualidade do acabamento de uma construção. Esse ideal, já acalentado por Morris no século XIX, só viria a se tornar realidade em meados do século XX.
O corte é uma peça gráfica de grande importância tanto para o desenvolvimento quanto para a representação da espacialidade de um projeto arquitetônico, pois permite a compreensão de informações distintas daquelas presentes na planta. Considere os desenhos abaixo, cortes de distintas fases do desenvolvimento do projeto do Centro Desportivo em Galdácano (1996-2000), na Espanha, de autoria dos arquitetos Sol Madridejos e Juan Carlos Sancho Osinaga.
Em relação à quantidade de informações que os cortes podem fornecer, verifica-se que
toda estrutura principal é metálica e serve como expressão externa da arquitetura.
a hierarquia da planta está refletida na organização dos cortes.
os espaços importantes são iluminados por claraboias prismáticas situadas na parte superior da cobertura.
os espaços de pé-direito duplo são fluidos e iluminados apenas pelas claraboias.
uma dupla simetria organiza o projeto, sendo os quadrantes marcados pela iluminação natural alta, indireta e difusa.
Para efetuar um eficiente acompanhamento e organização do canteiro de obras é elaborado o cronograma físico-financeiro, composto por uma tabela que tem, na primeira coluna à esquerda, os itens a serem executados e na última coluna à direita os valores de material e mão-de-obra correspondentes a cada item. Na primeira linha superior estão os meses e na última linha inferior estão os desembolsos mensais totais. Portanto, o valor registrado em cada célula corresponde ao desembolso mensal de cada item da construção. A respeito de um cronograma fisico-financeiro, julgue os itens a seguir.
Caso o somatório da última coluna à direita apresente o mesmo valor da soma da última linha, o financeiro estará com erro.
A historiografia tradicional da arquitetura costuma dividir o movimento moderno em duas grandes vertentes: o organicismo e o funcionalismo. Do funcionalismo surgem novas tendências, sendo a mais abrangente o International Style. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Os arquitetos Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto são expoentes da corrente organicista.
Considere dois edifícios não-residenciais, caracterizados pela exigência de flexibilidade e pela importância da colocação dos serviços e circulações em suas plantas.
Neles,
as futuras alterações são prejudicadas pela concentração de serviços em núcleos compactos.
a colocação da circulação vertical na periferia prejudica a circulação horizontal.
o conceito de núcleo único de serviços é condição imprescindível para criação de plantas mais flexíveis.
núcleo centrais de serviços e circulações são prejudiciais à clareza da estrutura.
distinguir claramente os espaços servidos dos espaços servidores é importante para criação de plantas flexíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...