Lista completa de Questões sobre Projeto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
os edifícios foram concebidos para o sistema tradicional de construção, embora com uso rigoroso de estrutura modular.
o arquiteto desenvolveu um projeto racionalizado, com componentes pré-fabricados.
o projeto, devido à tecnologia disponível na época, valeu-se apenas de alguns componentes industrializados: vigas, consolos e escadarias.
a liberdade da arquitetura de Niemeyer permanece vinculada à construção tradicional, impedindo projetos racionalizados.
o emprego racionalizado tanto de painéis leves em argamassa armada quanto do sistema viga-pilar-laje, evidencia-se nessa obra.
O conjunto Veracruz cria, a partir da arquitetura, um meio de distinguir diversas partes do cenário urbano, ao mesmo tempo que subentende continuidade. Nesse sentido, é antagônico à teoria da Gestalt, para a qual o conhecimento de um todo somente é adquirido por meio da apreensão de suas partes, pois o todo equivale à reunião das partes.
O projeto demonstra uma crítica aos grandes projetos de especulação imobiliária atuais, cujos empreendimentos compreendem toda uma quadra com diversidade de tipologia, ainda que por vezes com a mesma linguagem. A produção dessa arquitetura homogênea consegue estabelecer relações com o entorno urbano.
Contrapondo-se à concepção do mercado, Higuera e Sánchez demonstram, com a solução proposta, entendimento da complexidade que constitui o espaço urbano, pois criam um conjunto com diversidade de tipologias que, mesmo estranho à malha urbana local, assegura a identidade da mesma.
A solução dada ao conjunto Veracruz entende a arquitetura como intervenção em uma preexistência e retoma características essenciais do bairro para induzir o observador a recordar a fonte, ao mesmo tempo em que desfruta do contemporâneo. O conjunto ganha significado, pois seu valor é dado a partir da analogia com o preexistente.
Os espaços semi-públicos no térreo do complexo demonstram a vontade de assegurar tais espaços para uso restrito dos moradores. A solução do pátio interno, que se conecta com a rua, incide no fortalecimento da segurança social, na escala do pedestre. Explorando esse conceito, a proposta atém-se à preexistência.
I e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I e III.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
Trata-se de uma cidade planejada como padrão para abrigar um aglomerado urbano pensado como transitório até que fosse exaurida a mina de minério.
A identificação do local sob o ponto de vista físico-climático é uma preocupação contemporânea com o meio ambiente que ainda não estava presente neste projeto.
O clima semi-árido, com variações de temperatura de 14° a 15° entre dia e noite, e a ausência de vegetação impuseram a necessidade de um estudo de conforto ambiental para orientar a definição da estrutura urbana.
É notável a preocupação em se reduzir ou se eliminar significativamente o impacto negativo dos edifícios em seus ocupantes e no meio ambiente.
É um caso típico de modelo que poderia ter sido repetido como preconizavam as ideias da época, desconsiderando noções de sustentabilidade urbana, sobretudo as de conforto ambiental.
investigação acerca da estrutura e sistemas construtivos, apropriando-se do uso de materiais convencionais, distancia-se dos padrões difundidos pelo Movimento Moderno internacional, o que implica custos maiores do que as obras construídas com os processos e materiais industrializados.
investigação acerca das propriedades dos materiais convencionais, como o tijolo cerâmico, utilizando sistemas construtivos bastantes simples, a partir da reprodução dos processos dos canteiros locais, contribui para a adoção de soluções formais conforme os padrões consolidados.
utilização dos materiais tradicionais, como o tijolo, poderia ser substituída com maior êxito pelo emprego de lâminas de concreto armado, de menor espessura, com condições superiores de resistência, no entanto, a preferência do arquiteto deu-se em função da expressão plástica obtida.
utilização de processos construtivos que combinam as técnicas tradicionais com os padrões difundidos pelo Movimento Moderno, assemelha-se ao modelo proposto por Le Cobusier para a Maison Dom-ino, em que a independência entre estrutura e vedação contribui para a flexibilidade do interior.
investigação acerca das propriedades dos materiais tradicionais possibilita a concepção de uma estrutura em que todos os elementos da arquitetura, como estrutura, vedação e cobertura trabalhem em conjunto, permitindo espessuras reduzidas, uma vez que a resistência é dada pela curvatura das lâminas.
Considerando os métodos de planejamento de projetos, assinale a alternativa correta.
O método PERT (também chamado gráfico de barras) é constituído por um sistema de eixos coordenados, representando-se no eixo das ordenadas as diversas atividades a executar e no eixo das abcissas, o tempo.
O Diagrama de Gantt se utiliza de arcos e círculos para representar, respectivamente, as atividades (que consomem tempo para serem realizadas) e os eventos (sem duração).
O procedimento mais eficaz para evitar o incremento na duração do caminho crítico e, portanto, o adiamento do prazo final é dotar as atividades críticas de folgas equivalentes à sua complexidade.
A diferença fundamental entre CPM e PERT é que o primeiro é um modelo probabilístico, por se utilizar da probabilidade na estimação da duração das atividades; já o segundo é um modelo determinístico, isto é, não utiliza tempos aleatórios para as atividades.
O método CPM corresponde à configuração da rede de atividades de um projeto, suas interdependências e durações a fim de prever o caminho crítico, ou seja, a sequência que consome mais tempo do início ao fim.
na ampliação, o arquiteto apreende as leis de composição do edifício existente, sua lógica compositiva e a organização construtiva e espacial para adotá-las como parâmetros válidos de intervenção.
na intervenção contemporânea, o arquiteto ignora por completo a arquitetura histórica, no sentido de valorizar exclusivamente a própria ação arquitetônica, independente da obra existente.
no projeto de ampliação, o arquiteto vale-se do critério de contraste estridente entre o antigo e o novo, justamente por entender que essa é a melhor forma de valorizar a preexistência.
na intervenção, o arquiteto baseou-se em um modelo abstrato, autônomo e autossuficiente, não estabelecendo qualquer relação explícita entre a arquitetura existente e a nova arquitetura.
na ampliação, o arquiteto vale-se do critério da analogia entre o antigo e o novo, ou seja, enfatiza o caráter de novidade e distinção da intervenção em relação às estruturas existentes.
Juntamente com a construção de infraestruturas, as leis de uso do solo constituem um dos principais meios de intervenção do Estado na organização espacial mediante o planejamento urbano. É correto afirmar que
o zoneamento tem impacto direto sobre o mercado imobiliário, razão pela qual deve ser rígido, redistribuindo e equalizando o valor da terra urbana.
o zoneamento é uma concepção da gestão do espaço urbano baseada na ideia de controle, capaz de eleger os usos ideais para a totalidade da cidade.
recuos e gabarito das edificações são os dois parâmetros presentes na legislação de uso do solo que têm o intuito de relacionar a edificação com seu entorno.
assim como o Plano Diretor, a legislação de uso e ocupação do solo concentra-se em normas técnicas de edificações e no zoneamento da cidade.
a regulamentação do percentual máximo da área a ser edificada nos lotes, da área máxima construída e do número de andares dos edifícios, inside no adensamento da zona.
As Zonas Especiais de Interesse Social − ZEIS, constituem um instrumento fundamental tanto para as políticas de integração urbana dos assentamentos precários, quanto para a constituição de reservas fundiárias e ampliação da oferta de solo urbano à habitação de interesse social. Sobre as ZEIS, assinale a alternativa INCORRETA.
Devem ser criadas por lei de hierarquia igual às leis que instituem o zoneamento de uso do solo do município.
São áreas sujeitas a regras específicas de parcelamento, uso e ocupação do solo.
Aplicam-se exclusivamente no solo urbano não edificado e em áreas ocupadas por assentamentos precários.
São áreas destinadas, predominantemente, à moradia de população de baixa renda.
Devem integrar o perímetro urbano do município e possuir infraestrutura e serviços urbanos ou garantir a viabilidade da sua implantação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...