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Na concepção de um projeto, conhecer a topografia do terreno é fundamental. A linha imaginária que toca os pontos de mesma altitude, em relação a um ponto ou referencial previamente estabelecido, interligando-os, desenhada com espaçamento variável de acordo com a necessidade de cada projeto, é chamada de:
coordenada.
malha cartográfica.
altimetria.
curva de nível.
divisa angular.
Cotas planimétricas.
Cotas de nível.
Linhas de grade.
Curvas de nível.
Antes da elaboração do projeto de arborização, além da consulta aos órgãos competentes, é necessário levantar as características da via (local, expressa, secundária, principal), o recuo das edificações, as instalações, equipamentos e mobiliários urbanos aéreos. O plantio não oferece riscos às instalações e equipamentos subterrâneos (redes de infraestrutura), situados a uma maior profundidade.
As espécies adequadas para plantio no logradouro público devem estar adaptadas ao clima, ter porte adequado, forma e tamanho de copa compatíveis com o espaço disponível. Em volta das árvores adota-se área permeável − canteiro, faixa ou piso drenante − que permita a infiltração de água e a aeração do solo.
As espécies não devem conter princípios tóxicos perigosos, apresentar rusticidade, ter sistema radicular que não prejudique o calçamento e não ter espinhos. É bastante aconselhável evitar espécies que necessitem de poda frequente, assim como aquelas que tenham cerne frágil ou caule e ramos quebradiços ou que sejam suscetíveis ao ataque de agentes patogênicos.
Para o plantio de árvores em vias públicas, deve-se observar as larguras mínimas adequadas dos passeios, tanto nos locais onde não é obrigatório o recuo das edificações em relação ao alinhamento, como onde esse recuo for obrigatório. O posicionamento da árvore não dever obstruir a visão dos usuários em relação a placas de identificação e sinalizações preexistentes, para orientação ao trânsito.
Sob rede elétrica, é recomendável apenas o uso de árvores de pequeno porte. Na necessidade eventual do plantio de árvores de grande porte, orienta-se que a muda não seja plantada no alinhamento da rede, mantendo defasagem apropriada e que a copa das árvores seja conduzida precocemente, através do trato cultural adequado, acima dessa rede.
Assim como as fases em uma obra, o projeto também se divide em várias etapas. A fase do projeto em que são representadas todas as informações técnicas necessárias à elaboração do orçamento e da obra, contendo os detalhes construtivos de paredes, esquadrias e todas as demais especificações, é a chamada fase de projeto:
legal.
de construção.
final
básico.
executivo.
O solo que apresenta apenas a coesão necessária para formar, quando seco, torrões facilmente desagregáveis pela pressão dos dedos, com as suas propriedades dominantes devidas à parte constituída pelos grãos de diâmetro máximo e mínimo entre 0,005 mm e 0,05 mm, denomina-se
argila.
areia grossa.
silte.
areia média.
turfa.
A concepção de que um desenho arquitetônico deve responder ao entorno ou estar relacionado com seu contexto, integra as discussões sobre a arquitetura. Está correto o que se afirma em:
À ideia de lugar, cujo significado é mais restrito e particular, contrapõe-se a noção de contexto, que entra para o léxico arquitetônico a partir da década de 80, com o propósito de ampliar as condicionantes e estratégias que embasam o projeto.
A reação negativa ao contexto, especialmente em localizações urbanas, caracteriza as preocupações pós-modernas, empenhadas em defender a completa liberdade de criação, face às limitações de vocabulário da arquitetura moderna.
A intenção de criar edifícios que fizessem parte integrante de seu contexto não encontra exemplos paradigmáticos na produção da arquitetura moderna dos grandes expoentes como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe.
No âmbito da arquitetura, a ideia de que conhecimento e experiência nascem em contextos culturais e físicos específicos foi mediada pelo crescente interesse pela fenomenologia, segundo a qual pessoas, coisas e edifícios são entendidos se vistos como totalmente integrados no mundo.
A atenção à cidade como depósito da memória cultural contribuiu menos ao desenvolvimento do conceito de contexto do que os movimentos de conservação e atenção ao patrimônio, em todo o mundo, e a redescoberta dos valores da arquitetura vernacular.
nas suas obras sobressaem o caráter compacto e a retórica, além da prevalência da estrutura, enquanto a racionalidade é colocada intencionalmente em plano secundário.
a arquitetura, que também é parte de um fazer artístico, admite certo grau de arbítrio, razão pela qual a obra desse arquiteto transforma-se radicalmente com o tempo, abandonando preceitos da arquitetura moderna.
uma qualidade importante da obra do arquiteto é a capacidade de, gradativamente, atualizar a potencialidade dos traços modernos e de incorporar a cidade às soluções que idealiza.
a cultura arquitetônica e a dimensão histórica da profissão dá ao arquiteto a condição de compreender os aspectos da arquitetura moderna que o formou, mantendo-o fiel a ela e imune às novas questões que permeiam as discussões da área disciplinar.
essa arquitetura é principalmente autoral, em tensão dialética constante entre a busca da funcionalidade e a procura do absolutamente novo, do inusitado, da marca própria que caracteriza os grandes arquitetos.
Considerando que um aeroporto de porte médio comporte, segundo a INFRAERO, cinco milhões de passageiros por ano, julgue os itens seguintes.
A área de check-in onde se situam os balcões das empresas aéreas e formam-se as filas de passageiros deve localizar-se em nível distinto do nível da área de desembarque.
Considerando que um aeroporto de porte médio comporte, segundo a INFRAERO, cinco milhões de passageiros por ano, julgue os itens seguintes.
Nas salas de espera do desembarque, é obrigatória a existência de assentos para, ao menos, metade dos passageiros que irão desembarcar.
Acerca do edifício do Ministério da Educação e Saúde construído no Rio de Janeiro durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas, julgue os próximos itens.
Os pilotis do bloco principal desse edifício possuem dez metros de altura, característica que proporciona uma leveza peculiar ao conjunto da obra.
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