Lista completa de Questões sobre Projeto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das soluções para minimizar os efeitos danosos das enchentes nas cidades, assinale a opção correta.
A pavimentação de ruas é um atributo favorável no combates às enchentes, pois possibilita o rápido escoamento da água.
Nas cidades compactas, de ruas estreitas e ocupação construtiva integral nos lotes, a menor infiltração da água nas chuvas torrenciais minimiza os efeitos danosos das enchentes.
Não se recomenda os sistemas de alerta e de evacuação; eles podem causar pânico nas comunidades afetadas pelas enchentes.
A utilização de praças de esportes não é benéfica; elas impermeabilizam o solo e dificulta o escoamento da água nos períodos chuvosos.
Campos de futebol gramados são importantes no amortecimento das cheias.
Com relação à instalação de mobiliário urbano, assinale a opção correta.
Se a utilização de mobiliário implicar em manuseio, ele deve estar visível e à altura média de 1,50 m.
O local de instalação do mobiliário deve conter piso tátil de alerta, conforme necessário.
Recomenda-se que os objetos do mobiliário urbano compartilhem elementos de sustentação de desenhos variados.
Nas esquinas de ruas, os mobiliários urbanos poderão ser instalados a 1,50 m dos pontos de curva.
Para as pessoas com deficiência física, em especial aqueles em cadeira de rodas, basta facilidade de aproximação e de alcance manual de mobiliários urbanos.
Com relação à lógica do sistema viário urbano, assinale a opção correta.
As vias coletoras promovem a distribuição do tráfego local, apresentam baixa fluidez, alta acessibilidade e se caracterizam pela intensa integração com uso e ocupação do solo.
As vias arteriais promovem as ligações entre vias locais, exclusivas ou não para pedestres.
A função da via é seu desempenho de mobilidade, considerados aspectos da infraestrutura, do uso e ocupação do solo, dos modais de transporte e tráfego veicular.
Priorizar a organização do transporte por meio de veículos para uma só pessoa constitui a lógica do sistema viário urbano.
As vias locais são logradouros públicos com características infraestruturais e paisagísticas próprias de espaços exclusivos para os pedestres.
No tocante ao subsistema de drenagem pluvial, assinale a opção correta.
As bocas de lobo são canalizações destinadas a receber as águas pluviais captadas na superfície e encaminhá-las ao seu destino final.
Nas cidades medievais, onde o tráfego maior era de pedestres, as águas pluviais escoavam por sobre o pavimento das vias, geralmente em sua parte central.
As galerias são elementos do subsistema de drenagem de águas pluviais que possibilitam o acesso às canalizações, para limpeza e inspeção.
O subsistema de drenagem pluvial tem a função de promover o adequado escoamento das massas líquidas provenientes das chuvas e dos rios que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos danosos das inundações.
As sarjetas, entre o passeio e o leito carroçável, são dispostas paralelamente ao eixo da rua e construídas geralmente de pedra ou concreto pré-moldado.
Desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente de forma igualitária, sem comprometer as possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras.
Para a Agenda Habitat, os seres humanos passam a ser menos enfatizados e as preocupações concentram-se no desenvolvimento sustentável como, por exemplo, as moradias adequadas para a sustentabilidade, em harmonia com a natureza.
A Carta de Atenas, já em 1933, continha as mesmas recomendações da Agenda 21.
Hoje as reivindicações sociais não compõem mais as discussões sobre o futuro das cidades, elas estão centradas no direito às cidades sustentáveis.
A Rio+20 é um conjunto de resoluções aprovadas na conferência internacional Eco-92, realizada, em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Organizada pela ONU, contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com preservação do meio ambiente.
O percentual expresso pela relação entre o somatório das áreas: taxa de ocupação da edificação; áreas impermeabilizadas por qualquer plano executado, tais como quadra de esportes, piscina, cisterna, deck, construção em subsolo independente das demais áreas, estacionamento e via de acesso e implantação de paisagismo exótico, entre outros com a área do lote ou terreno, é denominado pela Lei Complementar n° 27, de 22 de agosto de 2010, de taxa de:
sobreposição (TS).
impermeabilização (TIM)
interferência no terreno (TI).
construção (TC).
preservação (TP).
Nos grandes centros, a comunicação visual tem se tornado parte da paisagem, sendo que, em alguns casos, representa uma identidade urbana.
Independentemente da técnica ou da expressão artística, o autor pretende deixar registrada no grafite uma marca que o identifique.
Pode-se dizer hoje que, nas grandes cidades, comunicação visual é sinônimo de poluição visual.
Ao conquistarem respeito e espaço na sociedade, o grafite e a pichação são considerados formas de arte urbana.
Enquanto expressões das camadas menos privilegiadas da sociedade, as artes urbanas, como o grafite e a pichação, constituem manifestações de protesto, de caráter eminentemente político.
As áreas adjacentes aos mercados públicos, que recebem o nome de parques, são locais que podem eventualmente ser utilizados para atividades lúdicas temporárias.
As praças, com função de convívio social, estão inseridas na malha urbana e funcionam como elemento organizador da circulação.
A área adjacente às igrejas, às vezes cercada, que recebe o nome de praça, contribui para a melhoria das condições ambientais.
O largo que não possui chafariz ou espelho dágua é denominado praça seca.
A ideia de pátio está normalmente associada à presença de significativa cobertura vegetal, canteiros e mobiliário adequado às práticas esportivas e recreativas.
O processo de planejamento e controle de obra é fundamental para o alcance de eficiência e efetividade na execução dos empreendimentos de construção. Para tanto, o aumento do controle da obra se faz necessário, o que obriga as empresas de construção a investirem cada vez mais no planejamento e na programação das atividades. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Os fatores que influenciam a redução do tempo de construção incluem a adoção de padrões modulares no projeto, o controle do estoque e a execução do máximo de atividades paralelas possível.
Com base no texto da Agenda 21 e considerando-se que, no planejamento voltado à construção de cidades sustentáveis, devem ser preservados tanto os recursos naturais existentes como o patrimônio cultural constituído, é correto afirmar que
a geração de empregos agrícolas deve ser incentivada apenas no meio rural, a fim de contribuir para a promoção e o crescimento dessa região.
se deve promover, para a regulamentação do uso e da ocupação do solo, a regularização fundiária de áreas e assentamentos informais e de loteamentos irregulares, em conformidade com os dispositivos constitucionais e com a legislação federal, estadual e municipal.
o combate ao êxodo de habitantes do meio rural em direção às cidades deve ser feito mediante a criação de políticas que combatam o desenvolvimento de atividades agrícolas no meio urbano.
a regulamentação do uso e da ocupação do solo urbano deve ser realizada por meio de ações políticas direcionadas aos assentamentos urbanos irregulares, a fim de incorporá-los ao plano diretor das cidades.
a regulamentação do uso e da ocupação do solo urbano não deve ser feita mediante novas figuras jurídicas, tais como a urbanização consorciada e as modalidades de transferência do potencial construtivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...