Questões sobre Projeto

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As conferências das cidades, que têm sido realizadas nas capitais brasileiras, têm discutido aspectos da política, da gestão, da infraestrutura e da regulação ambiental e urbana das cidades. Julgue os próximos itens, que tratam da questão urbana.

O sistema viário merece cuidados especiais quando de sua projetação, porque é o mais caro do conjunto de sistemas urbanos, abrange mais de 50% do custo total de urbanização de uma área e ocupa uma parcela importante do solo urbano, entre 20% e 25%.

  • C. Certo
  • E. Errado

As conferências das cidades, que têm sido realizadas nas capitais brasileiras, têm discutido aspectos da política, da gestão, da infraestrutura e da regulação ambiental e urbana das cidades. Julgue os próximos itens, que tratam da questão urbana.

Os parâmetros urbanísticos como as rampas, as cotas de edificação, o índice de motorização e a capacidade de tráfego são aspectos da maior relevância a serem considerados pelo projetista no dimensionamento do sistema viário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Estatuto da Cidade, promulgado em 2001, é uma lei que cria instrumentos de gestão urbana que auxiliam gestores a promover a função social da propriedade e cumprir o que estabelece a Constituição Federal, referente à política urbana do país. Julgue os seguintes itens, relativos ao Estatuto da Cidade e aos instrumentos de gestão urbana.

A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Uma das diretrizes que contribuem para esse objetivo é a cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muito se fala sobre os índices de espaços livres e áreas verdes, como objetivos a serem alcançados para a melhoria das condições de habitalidade da cidade contemporânea. Quanto a esses espaços e sobre um índice ideal a ser adotado, qual dos enunciados abaixo é correto?

  • A. Existe um índice ideal de 12 m² por habitante, índice válido para qualquer cidade do mundo de acordo com a ONU.
  • B. Existe um índice ideal de 12 m² por habitante, mas deve ser concentrado em áreas de matas e bosques, como acontece no Rio de Janeiro e Curitiba.
  • C. Existe um índice ideal de 16% de espaços livres distribuídos equitativamente por todo o espaço urbano, como estabelecido pela ONU.
  • D. Existe um índice ideal , que deve ser superior a 30% da área urbana, como os existentes nas cidades de Maringa e Curitiba, símbolos brasileiros de qualidade ambiental.
  • E. Não existe um índice ideal, pois este índice depende de uma avaliação de potenciais , demandas e necessidades de cada aglomerado urbano e de suas áreas de expansão.

Da análise morfológica da paisagem urbana destacam-se, EXCETO:

  • A. Estudos de crescimento urbano.
  • B. Parcelamento do solo.
  • C. Tipologia dos elementos e suas articulações.
  • D. Espaços públicos.
  • E. Jardins residenciais e comerciais.

Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode afirmar que:

  • A. O planejamento técnico trata-se do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.
  • B. O primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.
  • C. São duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro em enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo em enfoque inovador, que enfatiza o interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.
  • D. São duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto.
  • E. O primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto- "como fazer" e "quem fará".

As figuras abaixo representam padrões de ocupação de quadras de cidades brasileiras:

  • A. O modelo X possibilita uma homogeneidade urbana adaptável a qualquer situação geográfica, podendo os edifícios variar de altura até 30 andares.
  • B. O modelo X é totalmente inadequado à realidade urbana brasileira, pois é de difícil adaptação no nosso clima tropical.
  • C. O modelo Y, embora de origem européia, é muito difundido no Brasil porque garante a privacidade dos seus moradores.
  • D. Os modelos Y e Z permitem excelente insolação e ventilação e, graças aos seus grandes jardins, favorecem o contato social.
  • E. Os modelos Y e Z seguem os mesmos princípios urbanísticos, sendo que a constituição de espaços de qualidade depende de regulamentação específica.

Assinale a opção incorreta. Como exemplos da infl uência do meio ambiente sobre o traçado das vias, tem-se que:

  • A.

    os traçados viários baseados no sistema ortogonal “tabuleiro de xadrez” adaptam-se melhor aos terrenos planos.

  • B.

    o sistema linear de circulação adapta-se às cidades implantadas ao longo de rios.

  • C.

    o sistema concêntrico ou rádioconcêntrico de vias adapta-se melhor às cidades implantadas sobre elevações do terreno.

  • D.

    as qualidades mecânicas do solo podem difi cultar o crescimento vertical das cidades.

  • E.

    os traçados viários baseados no sistema ortogonal de “grelha” adaptam-se melhor aos terrenos acidentados.

A hierarquia do sistema viário, explicitada por meio de critérios diferenciados de projeto geométrico, tem como base as funções previstas, o volume de trânsito e a velocidade adequada para cada categoria. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A.

    As vias coletoras recebem e distribuem o tráfego proveniente das vias locais e alimentam as vias arteriais.

  • B.

    As vias expressas apresentam, em geral, grandes comprimentos, baixa fluidez de tráfego e alta acessibilidade.

  • C.

    As vias expressas promovem a ligação entre o sistema rodoviário interurbano e o sistema viário urbano.

  • D.

    As vias arteriais fazem as ligações intra-urbanas.

  • E.

    As vias locais, que permitem o acesso direto às diversas áreas funcionais da cidade, apresentam baixa fluidez e alta acessibilidade.

Para muitos autores os diagramas constituem-se em instrumentos de concepção de idéias arquitetônicas. O momento em que uma idéia é transferida da mente do projetista para uma forma externa qualquer, representa um ponto crítico no ciclo de vida do projeto arquitetônico. Desse modo, esses instrumentos são adequados a esse momento do projeto. Esses diagramas por sua vez são classificados de acordo com o seu potencial de auxílio ao processo de tomada de decisão, a saber:

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o tipo de diagrama e o seu respectivo conceito/definição:

  • A.

    1C, 2B, 3A, 4E e 5D.

  • B.

    1A, 2C, 3B, 4E e 5D.

  • C.

    1C, 2A, 3B, 4E e 5D.

  • D.

    1C, 2B, 3D, 4E e 5A.

  • E.

    1B, 2C, 3A, 4D e 5E.

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