Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A sinalização de segurança nos ambientes objetiva a prevenção de acidentes através da delimitação, indicação e identificação dos riscos existentes. A cor adotada para

  • A.

    indicar "Cuidado!", assinalando as partes baixas de escadas portáteis; corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco é a laranja.

  • B.

    sinalizar canalizações contendo ácidos é a amarela.

  • C.

    sinalizar passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas (localização e largura) é a branca.

  • D.

    identificar a caixa de alarme de incêndio; hidrantes; bombas de incêndio é a verde.

  • E.

    caracterizar "segurança" e identificar canalizações de água e caixas de equipamento de socorro de urgência é a vermelha.

A viga de madeira colocada no respaldo de paredes, com a função de distribuir as cargas concentradas provenientes de tesouras, de vigas principais ou de outras peças de madeira da estrutura, é denominada:

  • A.

    chapuz.

  • B.

    terça.

  • C.

    frechal.

  • D.

    pontalete.

  • E.

    banzo.

De acordo com o texto é correto afirmar:

  • A.

    Para a comunicação visual, os edifícios Judiciários enquanto significado, devem ser sinalizados facilitando as relações dinâmicas e a interação.

  • B.

    No campo da psicologia ambiental, a concepção de projetos de arquitetura judiciária deve reproduzir os processos históricos da linguagem eclética da arquitetura Forense, potencializando seus laços identitários.

  • C.

    Enquanto campo da tecnologia, os edifícios Judiciários devem ser concebidos como ambiente de conformação dos vários grupos sociais, proporcionando interação entre os indivíduos e a instituição de forma virtual.

  • D.

    Com enfoque na percepção ambiental, os projetos de arquitetura judiciária devem comunicar seus valores sociais e cívicos, através da materialização do seu significado, potencializando o espaço enquanto referencial democrático.

  • E.

    No âmbito da antropologia, a concepção de projetos de arquitetura judiciária deve considerar os espaços como referencial cultural, conservando a simbologia.

Na avaliação e benfeitorias urbanas devem ser levados em consideração os seguintes elementos:

I. finalidade;

II. características construtivas;

III. conservação;

IV. obsoletismo físico.

É correto o que consta em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

As grandes cidades estão passando por um processo de retomada de seus centros históricos, que apresentam potencial de valorização. Nesse sentido é correto afirmar que

  • A.

    as políticas públicas de requalificação urbana incorporaram técnicas do planejamento de city marketing, que se refere à cenarização para embelezamento rápido.

  • B.

    as estratégias públicas de requalificação de centros históricos levam a um processo de gentrification, que muitas vezes provoca a expulsão dos moradores tradicionais.

  • C.

    as técnicas de retrofit buscam renovar o espaço urbano de modo a preservar as características funcionais e tecnológicas dos edifícios antigos.

  • D.

    o entitlement approach pertence a um conjunto de medidas estratégicas para o redesenvolvimento urbano, baseado no zoneamento por tipos de usos.

  • E.

    a Global Cities responde pelas melhores técnicas de reabilitação de áreas históricas, sem necessidade de adaptação tecnológica, funcional e formal do lugar.

Todos os dados apresentados abaixo referem-se a informações que devem constar nos levantamentos planialtimétricos.

  • A.

    Poligonal, curvas de níveis, dimensões perimetrais, ângulos dos lados, área, construções existentes, galerias de águas pluviais, árvores, postes, ruas adjacentes, croqui de situação, tipo de pavimentação existente e fixação da linha NS.

  • B.

    Poligonal, curvas de níveis, dimensões perimetrais, ângulos dos lados, fixação do RN (referencial de nível), construções existentes, galerias de águas pluviais ou esgoto, árvores, postes, ruas adjacentes e fixação da linha NS.

  • C.

    Triangulação das poligonais, dimensões perimetrais, área, fixação do RN (referencial de nível), tipo de solo, construções existentes, galerias de águas pluviais ou esgoto, árvores e postes, nível do lençol freático, ruas adjacentes e fixação da linha NS.

  • D.

    Triangulação das dimensões perimetrais, curvas de níveis, ângulos dos lados, área, árvores, postes, ruas adjacentes, fixação do RN (referencial de nível), construções existentes, altimetria das ruas adjacentes, croqui de situação e fixação da linha NS.

  • E.

    Curvas de níveis, dimensões perimetrais, ângulos dos lados, fixação de RN (referencial de nível), construções existentes, rede de água e esgotos, árvores, postes, ruas adjacentes, croqui de situação, posição do lote na quadra e fixação da linha NS.

Na concepção do projeto arquitetônico e de interiores a composição paisagística deve ser entendida dentro de um conjunto sistêmico que

  • A.

    valorize os ambientes, atribuindo-lhes significado estético: cor, textura e perfume e regularize as condições higrotérmicas e da qualidade do ar de ambientes climatizados.

  • B.

    integre as áreas livres, criando zonas de lazer ativo e passivo e contribua para o conforto térmico. E nesse caso, a escolha privilegiar plantas perenes, arborescentes, de caule não ramificado com folhas palmadas.

  • C.

    agregue qualidade ambiental em espaços que tenham grandes panos de vidro e contribua nas condições de conforto luminoso, auditivo e térmico. E nesse caso, a escolha deve privilegiar vegetais arbustivos ramificados desde a base.

  • D.

    privilegie a sustentabilidade ecológica, colaborando para a preservação da fauna e da flora local. A escolha, deve considerar a introdução de espécies resistentes às pragas e doenças e espécies frutíferas, sendo bem aceitas espécies exóticas.

  • E.

    articule os espaços livres, criando novas características, funções e significados e contribua para o conforto e humanização dos ambientes. A escolha pelo porte e características de vegetação deve privilegiar as espécies regionais.

Em um projeto acústico para teatro ou auditório é pertinente considerar que

  • A.

    a parte frontal da plateia e o fosso da orquestra são locais propícios aos materiais fonoabsorventes.

  • B.

    no corte longitudinal, as placas acústicas próximas ao palco devem ser fonorrefletentes e as da parte posterior fonoabsorventes.

  • C.

    para o som gerado no palco chegar até os ouvintes posicionados nos pontos mais remotos, o piso da plateia e o forro devem receber materiais fonorrefletentes.

  • D.

    na metade posterior e no piso da plateia, convém aplicar revestimentos fonorrefletentes.

  • E.

    a caixa cênica deve receber revestimentos exclusivamente fonorrefletentes.

A adoção de um sistema passivo de ventilação requer a previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício para definição do partido arquitetônico. A carga térmica é

  • A.

    uma combinação dos elementos geradores de calor individuais e ambientais.

  • B.

    o valor da intensidade de radiação solar incidente.

  • C.

    o coeficiente de trocas térmicas por radiação.

  • D.

    todo calor sensível e latente.

  • E.

    o valor da intensidade de radiação solar incidente sobre uma superfície refletora.

A especificação adequada dos materiais deve associar as características de seu desempenho às finalidades da utilização. A respeito dessa relação entre o tipo de vidro e finalidades do seu emprego, é correto afirmar que o vidro

  • A.

    laminado é produzido a partir do vidro comum após ser submetido a um choque térmico, possuindo alta resistência mecânica.

  • B.

    temperado laminado é um excelente material para ser utilizado como elemento estrutural − vigas e pilares − e como pavimentos.

  • C.

    laminado possui menor desempenho que o vidro comum na proteção contra os raios solares.

  • D.

    insulado oferece alta resistência à abrasão e suporta o atrito de materiais pontiagudos.

  • E.

    termoacústico é composto por duas lâminas de vidro paralelas prensadas submetidas a um choque térmico.

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