Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sinalização de segurança nos ambientes objetiva a prevenção de acidentes através da delimitação, indicação e identificação dos riscos existentes. A cor adotada para
indicar "Cuidado!", assinalando as partes baixas de escadas portáteis; corrimões, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem risco é a laranja.
sinalizar canalizações contendo ácidos é a amarela.
sinalizar passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas (localização e largura) é a branca.
identificar a caixa de alarme de incêndio; hidrantes; bombas de incêndio é a verde.
caracterizar "segurança" e identificar canalizações de água e caixas de equipamento de socorro de urgência é a vermelha.
A viga de madeira colocada no respaldo de paredes, com a função de distribuir as cargas concentradas provenientes de tesouras, de vigas principais ou de outras peças de madeira da estrutura, é denominada:
chapuz.
terça.
frechal.
pontalete.
banzo.
De acordo com o texto é correto afirmar:
Para a comunicação visual, os edifícios Judiciários enquanto significado, devem ser sinalizados facilitando as relações dinâmicas e a interação.
No campo da psicologia ambiental, a concepção de projetos de arquitetura judiciária deve reproduzir os processos históricos da linguagem eclética da arquitetura Forense, potencializando seus laços identitários.
Enquanto campo da tecnologia, os edifícios Judiciários devem ser concebidos como ambiente de conformação dos vários grupos sociais, proporcionando interação entre os indivíduos e a instituição de forma virtual.
Com enfoque na percepção ambiental, os projetos de arquitetura judiciária devem comunicar seus valores sociais e cívicos, através da materialização do seu significado, potencializando o espaço enquanto referencial democrático.
No âmbito da antropologia, a concepção de projetos de arquitetura judiciária deve considerar os espaços como referencial cultural, conservando a simbologia.
Na avaliação e benfeitorias urbanas devem ser levados em consideração os seguintes elementos:
I. finalidade;
II. características construtivas;
III. conservação;
IV. obsoletismo físico.
É correto o que consta em
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
As grandes cidades estão passando por um processo de retomada de seus centros históricos, que apresentam potencial de valorização. Nesse sentido é correto afirmar que
as políticas públicas de requalificação urbana incorporaram técnicas do planejamento de city marketing, que se refere à cenarização para embelezamento rápido.
as estratégias públicas de requalificação de centros históricos levam a um processo de gentrification, que muitas vezes provoca a expulsão dos moradores tradicionais.
as técnicas de retrofit buscam renovar o espaço urbano de modo a preservar as características funcionais e tecnológicas dos edifícios antigos.
o entitlement approach pertence a um conjunto de medidas estratégicas para o redesenvolvimento urbano, baseado no zoneamento por tipos de usos.
a Global Cities responde pelas melhores técnicas de reabilitação de áreas históricas, sem necessidade de adaptação tecnológica, funcional e formal do lugar.
Todos os dados apresentados abaixo referem-se a informações que devem constar nos levantamentos planialtimétricos.
Poligonal, curvas de níveis, dimensões perimetrais, ângulos dos lados, área, construções existentes, galerias de águas pluviais, árvores, postes, ruas adjacentes, croqui de situação, tipo de pavimentação existente e fixação da linha NS.
Poligonal, curvas de níveis, dimensões perimetrais, ângulos dos lados, fixação do RN (referencial de nível), construções existentes, galerias de águas pluviais ou esgoto, árvores, postes, ruas adjacentes e fixação da linha NS.
Triangulação das poligonais, dimensões perimetrais, área, fixação do RN (referencial de nível), tipo de solo, construções existentes, galerias de águas pluviais ou esgoto, árvores e postes, nível do lençol freático, ruas adjacentes e fixação da linha NS.
Triangulação das dimensões perimetrais, curvas de níveis, ângulos dos lados, área, árvores, postes, ruas adjacentes, fixação do RN (referencial de nível), construções existentes, altimetria das ruas adjacentes, croqui de situação e fixação da linha NS.
Curvas de níveis, dimensões perimetrais, ângulos dos lados, fixação de RN (referencial de nível), construções existentes, rede de água e esgotos, árvores, postes, ruas adjacentes, croqui de situação, posição do lote na quadra e fixação da linha NS.
Na concepção do projeto arquitetônico e de interiores a composição paisagística deve ser entendida dentro de um conjunto sistêmico que
valorize os ambientes, atribuindo-lhes significado estético: cor, textura e perfume e regularize as condições higrotérmicas e da qualidade do ar de ambientes climatizados.
integre as áreas livres, criando zonas de lazer ativo e passivo e contribua para o conforto térmico. E nesse caso, a escolha privilegiar plantas perenes, arborescentes, de caule não ramificado com folhas palmadas.
agregue qualidade ambiental em espaços que tenham grandes panos de vidro e contribua nas condições de conforto luminoso, auditivo e térmico. E nesse caso, a escolha deve privilegiar vegetais arbustivos ramificados desde a base.
privilegie a sustentabilidade ecológica, colaborando para a preservação da fauna e da flora local. A escolha, deve considerar a introdução de espécies resistentes às pragas e doenças e espécies frutíferas, sendo bem aceitas espécies exóticas.
articule os espaços livres, criando novas características, funções e significados e contribua para o conforto e humanização dos ambientes. A escolha pelo porte e características de vegetação deve privilegiar as espécies regionais.
Em um projeto acústico para teatro ou auditório é pertinente considerar que
a parte frontal da plateia e o fosso da orquestra são locais propícios aos materiais fonoabsorventes.
no corte longitudinal, as placas acústicas próximas ao palco devem ser fonorrefletentes e as da parte posterior fonoabsorventes.
para o som gerado no palco chegar até os ouvintes posicionados nos pontos mais remotos, o piso da plateia e o forro devem receber materiais fonorrefletentes.
na metade posterior e no piso da plateia, convém aplicar revestimentos fonorrefletentes.
a caixa cênica deve receber revestimentos exclusivamente fonorrefletentes.
A adoção de um sistema passivo de ventilação requer a previsão da carga térmica a ser gerada no interior do edifício para definição do partido arquitetônico. A carga térmica é
uma combinação dos elementos geradores de calor individuais e ambientais.
o valor da intensidade de radiação solar incidente.
o coeficiente de trocas térmicas por radiação.
todo calor sensível e latente.
o valor da intensidade de radiação solar incidente sobre uma superfície refletora.
A especificação adequada dos materiais deve associar as características de seu desempenho às finalidades da utilização. A respeito dessa relação entre o tipo de vidro e finalidades do seu emprego, é correto afirmar que o vidro
laminado é produzido a partir do vidro comum após ser submetido a um choque térmico, possuindo alta resistência mecânica.
temperado laminado é um excelente material para ser utilizado como elemento estrutural − vigas e pilares − e como pavimentos.
laminado possui menor desempenho que o vidro comum na proteção contra os raios solares.
insulado oferece alta resistência à abrasão e suporta o atrito de materiais pontiagudos.
termoacústico é composto por duas lâminas de vidro paralelas prensadas submetidas a um choque térmico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...