Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito ao projeto de conservação/restauração, em seu entendimento contemporâneo, assinale a alternativa incorreta.
É desafio para arquitetos e profissionais que trabalham no campo da conservação e restauração a garantia da permanência das estruturas do passado sem, entretanto, impedir o surgimento de novas estruturas.
Edifícios e sítios de valor histórico não devem passar por intervenções para adequação de uso, uma vez que tais usos devem ser restritos àqueles para os quais os bens foram originalmente concebidos.
É uma classificação possível para a intervenção em bens imóveis de valor cultural: restauração, conservação/consolidação, reconstituição, adaptação a novo uso, reconstrução e réplica.
Retrofit ou adaptação a novo uso compreende uma intervenção que procura adaptar espaços preexistentes para novas atividades, em prol da garantia da vitalidade do bem.
Anastilose compreende a recomposição de fragmentos dispersos, o que significa a colocação de elementos nos locais onde originalmente se encontravam.
Os projetos de conservação e restauração para bens imóveis ou conjuntos urbanos exigem minuciosa pesquisa retrospectiva que resgate simultaneamente o histórico do bem e da sociedade a ele vinculada, procurando identificar uma série de fatores que, associados, resultaram na produção do artefato de valor cultural. Portanto, são etapas do projeto de conservação e restauração, na sequência cronológica em que devem ser desenvolvidas,
cadastramento e pesquisa; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso; conservação preventiva.
elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; cadastramento e pesquisa; execução da obra; conservação preventiva; implementação do uso.
elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; cadastramento e pesquisa; implementação do uso; conservação preventiva; execução da obra.
cadastramento e pesquisa; conservação preventiva; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso.
elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; conservação preventiva; cadastramento e pesquisa; implementação do uso; execução da obra.
O uso de estratégias de padronização para desenhos em AutoCAD apresenta vantagens para o processo construtivo. A esse respeito, assinale a alternativa que contém um aspecto não atribuído aos benefícios da padronização.
É um item decisivo para a definição do partido arquitetônico de um projeto de intervenção.
Facilita a comunicação entre os diversos profissionais envolvidos com a elaboração do projeto.
Reduz o conflito de informações.
Permite a homogeneização da apresentação visual dos desenhos.
Ocorre por meio da padronização, entre outros aspectos, de nomes de arquivos, layers, espessuras de linhas etc.
Em se tratando do conceito e da conservação de jardins históricos, assinale a alternativa incorreta.
O jardim histórico é uma composição arquitetônica cuja matéria é de natureza principalmente vegetal, o que significa viva e renovável.
Sendo monumentos vivos, a salvaguarda dos jardins históricos requer regras específicas para sua manutenção, conservação, restauração e reconstituição.
A considerar sua natureza, as operações de manutenção em um jardim histórico são contínuas, baseadas por substituições pontuais e, ao longo do tempo, renovações cíclicas.
O documento básico para qualquer ação proposta para um jardim histórico é a Declaração de Estocolmo, de 1972.
São elementos de destaque na composição do jardim histórico: planos e perfis do terreno, massa, vegetais, elementos construídos e decorativos e elementos aquíferos.
O tombamento pode ser entendido como a classificação de um bem de interesse patrimonial em uma ou mais categorias culturais legalmente previstas, por meio da inscrição nos chamados Livros de Tombo. Não é informação necessária para o início do processo de tombamento de bens imóveis (candidatura), visando à sua preservação enquanto patrimônio cultural, o(a)
projeto de restauração aprovado pelos órgãos competentes.
documentação de propriedade do bem.
identificação minuciosa do bem, incluindo sua localização.
justificativa da candidatura do bem, considerando a descrição sumária dos valores culturais.
contextualização do bem segundo dimensões (física, econômica, social, estética etc.).
A respeito das obras em bens imóveis de interesse patrimonial, assinale a alternativa correta.
A fase de cadastramento em um projeto de intervenção em bens culturais imóveis elimina completamente qualquer possibilidade de surpresa no momento de execução da obra.
Se, durante a execução da obra, for descoberto algum vestígio não identificado na fase de cadastramento, este poderá ser descartado para evitar o comprometimento da execução da intervenção.
Mão de obra qualificada para obras de restauração/conservação é um item desejável, mas não obrigatório, tendo em vista que as rotinas de trabalho são idênticas a qualquer reforma em edificação sem interesse patrimonial.
Todas as etapas de uma obra em bens imóveis de interesse patrimonial devem ser registradas, com o relato e a ilustração de todos os serviços executados, de modo a resultar em um relatório de acompanhamento que apresente a memória da intervenção.
Em linhas gerais, é possível afirmar que obras de restauração não apresentam peculiaridades se comparadas às obras em edificações que não tenham implicações preservacionistas.
O Passeio Público do Rio de Janeiro é considerado o mais antigo jardim público brasileiro. Segundo ROBBA e MACEDO (2003), sua construção foi motivada pelas novas idéias que estavam surgindo na Europa, voltadas para o usufruto dos espaços ao ar livre, principalmente por parte da burguesia mercantil européia em ascensão, que necessitava de um espaço extraterritorial dentro da cidade, onde pudesse exibir sua riqueza e poder, diferente do espaço destinado às demonstrações de poder da nobreza, como as places royales francesas e as plazas mayores espanholas. A respeito do Passeio Público carioca, assinale a alternativa correta.
O projeto original, datado do final do século XVIII, foi elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou.
Na segunda metade do século XIX, o Passeio Público foi submetido a uma reforma de autoria de Valentim da Fonseca e Silva (Mestre Valentim).
O desenho original de Glaziou foi caracterizado pela regularidade e ortogonalidade dos caminhos, posteriormente substituída pelo traçado sinuoso do Mestre Valentim.
Devido à configuração resultante da reforma do século XIX, é considerado o primeiro jardim romântico brasileiro, caracterizado pela presença de elementos escultóricos e pitorescos, a incluir um lago de linhas sinuosas.
Foi totalmente reformado nos anos 50 do século XX pelo paisagista Roberto Burle Marx, o que lhe conferiu a atual aparência moderna.
Assinale a alternativa que apresenta um princípio que deve ser seguido em obras de intervenção em bens culturais no que se refere aos sítios naturais.
A função primordial das obras é o cadastramento botânico das espécies.
As intervenções construtivas devem se converter em marcos visuais, destacando-se em relação aos bens protegidos, de modo a produzir um claro contraste entre o novo e o antigo.
As intervenções construtivas, quando bem elaboradas, não precisam ser reversíveis.
As obras de intervenção devem resultar em novas estratégias para a visibilidade do conjunto ou de suas partes, promovendo formas de apreensão inovadoras que rompam com as anteriores.
A análise de projetos de intervenção em sítios naturais protegidos deve ser minuciosa; por isso, deve considerar, sempre que possível, a simulação das situações anterior e proposta em computação gráfica, o que aumenta a segurança sobre a qualidade da intervenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...