Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da representação gráfica de projetos arquitetônicos, assinale a alternativa correta.
A figura a seguir representa uma treliça do tipo Howe, bastante utilizada para estruturar o madeiramento de telhados que precisam vencer vãos pequenos.
A associação correta é
O processo de planejamento do canteiro de obras é uma etapa fundamental e relevante para a execução de um projeto de arquitetura, de modo que sejam evitados desperdícios de materiais, tempo e dinheiro. Sabendo-se que a correta organização de um canteiro tende a se associar a uma melhor qualidade dos serviços desenvolvidos, são entendidos como alguns dos aspectos essenciais para um bom funcionamento a disponibilidade de água, o oferecimento de espaços adequados e seguros para os trabalhadores, a adequação dos fluxos internos, a existência de corretas instalações elétricas e a colocação de tapumes para proteção e segurança. Em relação ao planejamento dos canteiros de obras, assinale a alternativa correta.
São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) nos estabelecimentos com dez trabalhadores ou mais.
A despeito dos esforços para racionalizar o canteiro de obras e reduzir os índices de acidentes, inexiste norma ou legislação que estabeleça a necessidade de previsão do layout inicial do canteiro.
Instalações móveis ou contêineres não serão aceitos em áreas de vivência de canteiro de obras e frentes de trabalho.
As áreas de vivência em canteiros de obras devem conter, no mínimo, instalações sanitárias, vestiário, local de refeições, sala de televisão e salão de jogos.
Em relação à modernização tecnológica para a execução da edificação no canteiro de obras, recomenda-se a modernização organizacional e gerencial da execução de obras; a elaboração do projeto do canteiro de obras; a racionalização do transporte, do manuseio e do armazenamento de material; a racionalização do uso de equipamentos e ferramentas; a melhoria das condições de trabalho no canteiro; e a racionalização das técnicas de execução da obra.
As normas para a representação de projetos de arquitetura procuram fixar condições para a representação gráfica projetual, estabelecendo definições, procedimentos e padronização, com o intuito de propiciar uma boa compreensão do projeto. Em relação aos conceitos vinculados à representação, assinale a alternativa correta.
Programa de necessidades é o texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas nas especificações, apresentando o partido arquitetônico adotado, que é definido no estudo preliminar.
A relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais denomina-se detalhes ou ampliações.
Especificação compreende o levantamento quantitativo de todo o material especificado no projeto, com as informações suficientes para a sua aquisição.
A planta de situação é aquela que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos, podendo conter informações específicas em função do tipo e do porte do programa e que, para a aprovação em órgãos oficiais, deve conter dados completos sobre a localização do terreno.
De acordo com Elvan Silva (2006), é correto afirmar que o processo projetual na arquitetura é representável por uma progressão, que parte de um ponto inicial o contexto considerado problemático e evolui em direção a uma proposta de solução, que pretende ser resolutiva e definidora. As diferentes fases desse processo caracterizam-se por um gradativo decréscimo do teor de incerteza e pelo consequente incremento do grau de definição da proposta. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na sequência indicada: levantamento de dados, programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal, projeto básico, projeto executivo.
O projeto de arquitetura de edificação pode ser definido como a determinação e a representação prévias (desenhos e textos) da configuração arquitetônica de edificação, concebida mediante a coordenação e a orientação geral dos projetos dos elementos da edificação, das instalações prediais, dos componentes construtivos e dos materiais de construção.
O anteprojeto de arquitetura é uma informação de referência a utilizar na fase de estudo preliminar do projeto.
A elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma de suas correspondentes etapas, por informações de referência a utilizar, informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar.
Para a etapa de programa de necessidades de arquitetura, são documentos técnicos a apresentar: desenhos (organogramas e esquemas básicos), texto (memorial) e planilhas (relação ambiente/ usuários/atividades/equipamentos/mobiliário, incluindo características, exigências, dimensões e quantidades).
Sabendo que os elementos básicos de um projeto são as peças gráficas e as peças escritas, assinale a alternativa correta.
O desenho à mão livre é adotado como representação do projeto nas fases de croqui, estudo preliminar e anteprojeto.
Programa de necessidades, memorial justificativo e detalhes ou ampliações, por seu caráter descritivo, são entendidos como peças escritas.
As maquetes são consideradas elementos típicos das fases de estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.
São exemplos de informações que devem constar nas legendas dispostas no canto inferior direito das folhas de desenho: título do desenho, escalas utilizadas e autoria do projeto.
Para evitar problemas de manuseio e arquivamento, tanto para as peças gráficas quanto para as escritas, devem ser utilizados os formatos de papel da série A, formato A0 como máximo e A3 como mínimo.
Assinale a alternativa correta em relação aos comandos do software AutoCAD.
Para mover entidades ou objetos de desenho, utiliza-se o comando TRIM.
Utiliza-se o comando STRECH para espelhar entidades ou objetos de desenho.
Para chanfrar linha, utiliza-se o comando ARRAY.
O comando REGEN deve ser utilizado para a ampliação da tela de desenho.
Para a geração de objetos 3D a partir de objetos 2D, adota-se o comando EXTRUDE.
Em uma visão clássica, programa arquitetônico é a relação ou a listagem de espaços, cômodos, elementos, recintos ou compartimentos a serem previstos em determinado projeto de arquitetura. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I Durante o processo de elaboração do programa arquitetônico, cabe ao arquiteto aplicar uma classificação e uma hierarquização sistemática dos itens enumerados, para produzir uma listagem de elementos efetivamente relevantes.
II A análise programática pode ser compreendida como a fase em que o arquiteto inicia o processo criativo, ao promover esforços para compreender as expectativas, as aspirações e as necessidades dos usuários.
III São modalidades de apresentação dos requisitos programáticos a listagem textual de compartimentos, a matriz de elementos e relações e o organograma.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
É correto afirmar que o partido arquitetônico
pode ser interpretado como uma etapa do processo de projetação, que deve ser representada por meio de croquis, esboços, desenhos etc.
é o conjunto de diretrizes gerais adotadas no projeto arquitetônico, expressas, em linhas genéricas e globalizantes, pela concepção formal da obra a ser construída.
cria, juntamente com as condições físicas, bioclimáticas, técnicas e legais associadas ao entorno do lote ou da gleba de intervenção, o programa arquitetônico.
é resultante das etapas prévias de estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.
não contempla apenas o conceito da proposta arquitetônica, mas principalmente a representação gráfica dessa concepção.
No que diz respeito à comunicação e à sinalização relacionadas à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, é correto afirmar que
as formas de comunicação e a sinalização podem ser de três tipos: visual, tátil e sonora.
a sinalização utilizada em áreas e espaços cuja função já esteja definida, identificando os diferentes espaços ou os elementos de um ambiente ou de uma edificação, denomina-se direcional.
a sinalização temporária é aquela utilizada para indicar as rotas de fuga e as saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambiente urbano, ou para alertar quanto a um perigo iminente.
a adoção de caracteres em relevo, Braille ou figuras em relevo ocorre na sinalização do tipo visual.
a comunicação por meio da sinalização tátil é aquela realizada com textos ou figuras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...