Lista completa de Questões de Arquitetura da METTA C&C para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A arquitetura românica teve seu surgimento na Europa no século X evoluindo posteriormente para o estilo gótico no fim do século XII. Caracterizada por construções extremamente fortes e robustas, com predominância de paredes grossas e minúsculas janelas, tinham como principal função a resistência a ataques de exércitos inimigos. Sobre a arquitetura romântica, verifique as inferências:
I. As estruturas das igrejas românicas são caracterizadas pela presença de naves de abóbadas de pedra em vez de travejamentos de madeira. O esquema do alçado interior das igrejas românicas faz-se através dos elementos: coluna, feixe de pilares, abóbadas de canhão, tribuna.
II. As igrejas românicas eram dotadas para receber grandes multidões e procissões, pelo que havia a necessidade do deambulatório, que permitia o decorrer normal das cerimônias simultaneamente com as procissões passando atrás do altar.
III. Além das construções austeras, o verticalismo dos edifícios e telhados em forma de pirâmides são estilos predominantes na arquitetura das igrejas românicas.
IV. O uso de vitrais nas catedrais, que consistia no método de unir pedaços de vidro colorido através de chumbo, permitia a criação de grandes lances de entrada de luz nas catedrais.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I apenas;
III apenas;
I e II;
II e IV;
III e IV.
Com início na Idade do Ferro (século XI a.C.) até o final do século I a.C., a arte da Grécia antiga é compreendida pelas manifestações culturais de arte e arquitetura daquele país. Sobre o assunto, julgue as questões abaixo:
I. As edificações gregas eram influenciadas pelas plantas das casas micênicas que apresentavam uma sala central rodeada de colunas.
II. A partir do século VI a.C., os gregos concentraram as suas pesquisas estruturais no único sistema: o trílito.
III. Os templos gregos eram construídos com linhas retas retangulares, com predominância do uso de arcos.
IV. O uso de esculturas esculpidas e da cerâmica foram extensamente cultivadas ao logo de toda história grega.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I apenas;
II apenas;
III apenas;
I, II e III;
I, II e IV.
Iluminância é o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para o zero (NBR 5413). De acordo com as normas regulamentadoras, verifique as inferências:
I. A iluminância deve ser medida no campo de trabalho. Quando este não for definido, entende-se como tal o nível referente a um plano horizontal a 1,0m do piso.
II. A iluminância no restante do ambiente não deve ser inferior a 1/10 da adotada para o campo de trabalho, mesmo que haja recomendação para valor menor.
III. Recomenda-se que a iluminância em qualquer ponto do campo de trabalho não seja inferior a 70% da iluminância média determinada segundo a NBR 5382.
IV. Campo de trabalho é a região onde, para qualquer superfície nela situada, exigem-se condições de iluminância apropriadas ao trabalho visual a ser realizado.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
I apenas;
III apenas;
II e III;
I, II e IV;
II, III e IV.
Nas instalações de esgoto doméstico, a distância recomendada por norma para instalação do vaso sanitário e a primeira inspeção deverá ser menor que:
5m;
10m;
15m;
20m;
22m.
Em instalações prediais de água fria, a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto é denominada de:
Alimentador predial;
Coluna de distribuição;
Barrilete;
Duto;
Instalação elevatória.
Com intuito de resguardar a segurança de fundações e outros elementos estruturais e facilitar a manutenção das tubulações enterradas, é recomendável por norma (NBR 5626) manter um distanciamento mínimo entre a vala de assentamento e as referidas estruturas. De acordo com a norma, qual o valor desta distância:
0,50m;
0,90m;
1,00m;
1,00m;
1,40m;
Para elaboração de projetos e execução de fundações, é recomendado por norma que a base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos dágua. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a:
1,00m
1,50m;
1,70m;
2,00m;
2,10m.
Para projetos de execução de telhados com telhas cerâmicas tipo francesa, a cumeeira deve ser executada, de preferência, com peças de material cerâmico especialmente projetadas para este fim. O recobrimento entre a cumeeira e a telha deve ser no mínimo de :
10mm;
15mm;
20mm;
25mm;
30mm.
Sobre o preparo, controle e recebimento de concreto, analise as inferências abaixo:
I. A aceitação do concreto consiste em duas etapas: aceitação do concreto fresco (provisória) e aceitação definitiva do concreto, efetuadas através dos ensaios de controle de aceitação do concreto.
II. O tempo mínimo de mistura em betoneira estacionária é de 90s, devendo este tempo ser aumentado em 30s para cada metro cúbico de capacidade nominal da betoneira ou conforme especificação do fabricante.
III. O concreto para fins estruturais deve ter definidas todas as características e propriedades de maneira explícita, antes do início das operações de concretagem. O proprietário da obra ou o responsável técnico por ele designado deve garantir o cumprimento desta Norma e manter documentação que comprove a qualidade do concreto.
IV. Os sacos de cimento devem ser empilhados em altura de no máximo 15 unidades, quando ficarem retidos por período inferior a 15 dias, ou em altura de no máximo 10 unidades, quando permanecerem por período mais longo.
V. O cálculo da dosagem do concreto deve ser refeito exclusivamente cada vez que for prevista uma mudança de marca do cimento, sendo o cálculo realizado com as mesmas condições semelhantes da obra, num prazo mínimo de 48h antes da concretagem.
Estão CORRETOS os itens:
I e III;
II e V;
III e IV;
I, III e IV;
I, II, IV e V.
Com base na execução de levantamento topográfico (NBR 13133), correlacione as colunas:
a. Pontos Cotados.
b. Pontos de Apoio.
c. Pontos de Segurança.
d. Apoio Topográfico.
( ) Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico.
( ) Pontos que, nas suas representações gráficas, se apresentam acompanhados de sua altura.
( ) Conjunto de pontos planimétrico, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico.
( ) Pontos materializados para controle do nivelamento.
A seqüência CORRETA está em:
a b c d;
b a d c;
c b d a
d a b c;
b d c a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...