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Embora existam algumas diferenças substanciais no seu conteúdo, a disposição das entradas e demais informações são semelhantes, sendo os itens descritos minuciosamente. Assinale a alternativa que apresenta os instrumentos de pesquisa referentes a estas características.
Guia e Inventário.
Inventário e Catálogo.
Inventário e Índice.
Índice e Tabela de Equivalência.
Catálogo e Repertório.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Arquivo é definido como:
Estudo, ciência e arte dos documentos.
Conjunto de resoluções inerentes à instalação, organização e gestão de documentos.
Conjunto de princípios e técnicas observadas na constituição, organização, desenvolvimento e utilização de documentos.
Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos de diversas maneiras de diversas fontes.
Conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma , no decorrer de suas atividades.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
De acordo com a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho de 1o e 2o Graus, são de guarda permanente, entre outros, os processos de
exceção de impedimento, execução de título extrajudicial e restauração de autos.
embargos à adjudicação, agravo regimental e recurso de multa.
conflito de competência, habeas data e dissídio coletivo.
execução de termo de ajuste de conduta, embargos à arrematação e reintegração de posse.
exceção de incompetência, homologação de transação extrajudicial e consignação em pagamento.
Julgue os itens abaixo, em relação ao conteúdo de um programa de descrição documental, recomendado para ser implantado numa instituição arquivística.
I- A equipe técnica encarregada das descrições deve possuir conhecimentos de análise documentária e indexação.
II- Os cronogramas e as tarefas devem ser estabelecidos periodicamente.
III- Deve-se optar pelos padrões nacionais e internacionais de descrição.
IV- Deve-se estabelecer a hierarquia dos instrumentos de pesquisa a serem elaborados.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O Arquivo Intermediário também pode ser denominado:
Administrativo
Estático
Setorial
Limbo
De custódia
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O período durante o qual os documentos permanecem no arquivo corrente ou no arquivo intermediário, de acordo com a tabela de temporalidade, constitui o chamado prazo de
prescrição.
recolhimento.
transferência.
retenção.
destinação.
Para instituir uma política de descrição e divulgação de uma instituição arquivística bem sucedida, qual aspecto não deve ser considerado?
Levantar a história administrativa dos órgãos, empresas e (ou) biografia do produtores/acumuladores.
Analisar os perfis dos usuários e das pesquisas por eles realizadas.
Realizar exposições, promover palestras e debates relacionados ao acervo.
Utilizar diretrizes e normas técnicas de descrição nacionais e internacionais.
Avaliar os documentos a serem transferidos para o arquivo intermediário.
O conjunto organizado de documentos produzidos ou recebidos pela instituição ao longo de suas atividades e tempo denomina-se:
arquivamento
destinatário
documentação empresarial
dossiê governamental
biblioteca
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Se entendermos a classificação como a ação intelectual de construir esquemas para agrupar os documentos a partir de princípios estabelecidos, como afirma Renato Tarciso Barbosa de Souza, o processo de ordenação é, por sua vez,
a ação física de colocar os documentos em pastas ou caixas nas estantes, de acordo com suas dimensões e formatos.
a guarda de documentos em mobiliário que lhes é reservado nas áreas em que se dividem os depósitos.
o mapeamento das unidades de arquivamento, para fins de controle topográfico da documentação.
o levantamento das unidades de descrição, com a perspectiva de elaboração de instrumentos de pesquisa.
o modo como se dispõem os tipos documentais dentro das divisões estabelecidas no esquema de classificação.
Com base no que dispõe a norma brasileira de descrição arquivística, julgue os itens a seguir.
A data de acumulação é a identificação cronológica por meio da qual se indica a data em que o documento foi produzido.
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