Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo como referência a legislação arquivística brasileira vigente, julgue os itens a seguir.
O plano de destinação é instrumento de avaliação aplicado em massas documentais acumuladas de fundos abertos, como deve ser o caso de documentos das agências reguladoras, como a ANTAQ.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A maioria dos arquivos, seja público ou privado, possui instrumentos de trabalho que auxiliam o desenvolvimento das atividades cotidianas; um exemplo de instrumento que deve figurar em todos os arquivos possui a seguinte estrutura:
Essa estrutura corresponde à(ao)
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos arquivos correntes, intermediários e a avaliação dos documentos, julgue os itens subsequentes.
Os arquivos correntes, diferentemente dos arquivos intermediários, são constituídos de documentos com valores informativos e probatórios, que, após determinado prazo, podem ser eliminados ou preservados permanentemente.
Considerando o texto apresentado, julgue os próximos itens,
acerca do programa descritivo.
Entre as séries documentais que compõem o fundo, incluemse a vida pessoal, a produção intelectual e a vida política.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência o texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
O tipo de diagnóstico que deve ser utilizado para avaliar a situação arquivística de órgãos públicos, tal como a Universidade de Brasília, é o do tipo minimalista.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, que abordam noções gerais relativas a arquivo corrente, arquivamento, classificação e protocolo.
Arquivamento é o nome dado ao conjunto de operações realizadas com base na avaliação e atinentes ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
De acordo com o texto acima descrito, podemos entender que arquivo é o conjunto:
Disposto de documentos que são produzidos por pessoas físicas e, outras vezes, são recebidos de instituições públicas e privadas.
Fundamentado de documentos que são produzidos por instituições públicas e privadas e, outras vezes, são recebidos de outras instituições públicas e privadas.
Organizado de documentos que são produzidos por pessoas físicas ou instituições públicas e privadas e, outras vezes, são recebidos de outras instituições públicas e privadas.
Constituído de tarefas que são produzidas por pessoas físicas ou instituições públicas e privadas.
Arranjado de metas que são produzidas por pessoas físicas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.
Por meio de um programa em três fases — criação, difusão e acesso; proteção e conservação; classificação e recuperação da informação —, baseado na missão do organismo e integrado na sua política de gestão da informação, é possível que a arquivística contribua com a administração pública.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Em uma instituição arquivística, onde é utilizado o código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública, realiza-se uma classificação a partir da classe 012 – Comunicação Social.
A ordem correta para os assuntos acima tem de obedecer à seguinte estrutura:
Considerando o texto apresentado, julgue os próximos itens,
acerca do programa descritivo.
De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é opcional o preenchimento do campo dimensão e suporte, no qual se registra a dimensão física ou lógica da unidade de descrição, relacionando esse dado ao respectivo suporte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...