Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, é correto afirmar que
fica resguardado somente o direito de indenização pelo dano material decorrente da violação do sigilo, sem previsão de recurso nas ações penal, civil e administrativa.
consideram-se arquivos somente os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ou instituições de caráter público.
a administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos.
consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física.
considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes somente ao arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou a seu recolhimento para guarda permanente.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos fundamentos da arquivologia contemplados na legislação brasileira da área, julgue os próximos itens.
Entre os documentos que a legislação considera como arquivos públicos estão aqueles produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do DF e municipais, em decorrência de suas funções; por agentes do poder público, no exercício de seu cargo ou função; pelas empresas públicas; pelas sociedades de economia mista; por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos.
Em arquivística, torna-se evidente que o que define o conceito em questão é a função do documento no contexto e na circunstância em que foi criado, e também a tipologia documental. Um determinado ato administrativo só é concretizado se for veiculado por um dado tipo de documento que seja diplomática e juridicamente válido para tal. Assim, função e tipo, intrinsecamente juntos, propiciam a
espécie do documento.
finalidade do documento.
natureza do documento.
gênero do documento.
idade do documento.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
O conhecimento arquivístico é tributário da expansão das empresas privadas com suas complexas necessidades informacionais e também vinculado a essa mesma expansão.
Ainda sobre a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, em relação aos Arquivos Públicos, pode-se afirmar que
os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
a cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica a transferência de sua documentação à instituição arquivística pública ou o seu recolhimento à instituição sucessora.
a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da autoridade competente da instituição que produziu o documento.
consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor administrativo, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos somente do âmbito federal.
As regras internacionais de Descrição Arquivística (Isad-g) estão organizadas em quantas áreas de informação descritiva?
Seis.
Cinco.
Oito.
Quatro.
Sete.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
A legislação arquivística produzida pela Revolução Francesa teve dois aspectos importantes: a criação de um órgão nacional e independente para administrar os arquivos e a intenção de liberar o acesso aos documentos.
O Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ) é atribuído pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) a todas as instituições custodiadoras de acervos arquivísticos. Esse código tem por finalidade
identificar a instituição com um código de autoridade arquivística.
padronizar a descrição dos fundos recolhidos pelo Arquivo Nacional.
padronizar a utilização da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias ISAAR(CPF) no Brasil.
compor o catálogo de referência das unidades de descrição do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
identificar de forma única a instituição, com o objetivo de intercambiar informações.
O memorando é exemplo de ato
de assentamento.
de ajuste.
enunciativo.
de correspondência.
normativo.
Indique a ordem correta de utilizar as regras de alfabetação para o arquivamento dos seguintes itens, segundo o método de classificação alfabético:
1 - Juliana Andrade de Macedo.
2 - Adriana Cristóvão Macieira.
3 - Jáder de Albuquerque Maccarty.
4 - Janaína de Castro Machado.
5 - André Luis de Macedo Junior.
2 – 5 – 3 – 4 – 1
3 – 1 – 5 – 4 – 2
3 – 5 – 1 – 4 – 2
3 – 1 – 4 – 2 – 5
2 – 4 – 3 – 1 – 5
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...