Questões de Arquivologia

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Indique o conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador. Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação desses.

  • A.

    E-Arq Brasil

  • B.

    ICP- Brasil

  • C.

    E-gov

  • D.

    SIGAD

  • E.

    GED

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens subseqüentes.

A política nacional de arquivos é formulada pelas instituições arquivísticas públicas e implementada pelo CONARQ.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem documentos impalpáveis, mas que fazem parte da memória. São, portanto, três tipos de elementos que constituem a memória do ato administrativo

  • A.

    o documento de arquivo, o técnico-científico e os elementos dispersos.

  • B.

    o documento textual, o iconográfico e o informático.

  • C.

    a informação, o conhecimento tácito e o explícito.

  • D.

    o documento científico, o cultural e elementos externos.

  • E.

    material impresso, não impresso e fontes orais.

Tem por objetivo orientar a implantação da gestão arquivística de documentos, fornecer especificações técnicas e funcionais, bem como metadados para orientar a aquisição e/ou desenvolvimento de sistemas informatizados, independentes da plataforma tecnológica em que forem desenvolvidos e/ou implantados

  • A.

    ICP- Brasil.

  • B.

    E-gov

  • C.

    E-arq Brasil.

  • D.

    Programa Sociedade da Informação.

  • E.

    Conarq.

 

Tendo como referência o texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

O protocolo, como um dos componentes da gestão de documentos, é responsável pelas atividades de registro, de controle da tramitação, de distribuição, expedição e abertura de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O arquivo pessoal como fonte de pesquisa apresenta variantes. O mesmo conjunto documental serve de uma forma ou de outra em relação à pesquisa proposta. Os documentos que contêm informações que corroboram outras obtidas em documentos públicos, não no sentido de nova fonte, mas com conotação enfática do mesmo documento, nesse caso atuam como documentação

  • A.

    básica.

  • B.

    subsidiária.

  • C.

    alternativa.

  • D.

    complementar.

  • E.

    paralela.

Foi criada, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras,

  • A.

    ICP- Brasil.

  • B.

    Autoridade de Registro.

  • C.

    Autoridade Certificadora.

  • D.

    E-gov.

  • E.

    E-arq Brasil.

A Lei n.º 8.159/1991, conhecida como a Lei de Arquivos, regula a política nacional de arquivos públicos e privados e embasa os avanços da legislação arquivística brasileira. Julgue os itens a seguir, acerca da responsabilidade do poder público em relação à gestão documental e à proteção especial a documentos de arquivos.

O Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, representa, no Brasil, o CONARQ.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há que se distinguir, nos atos legais, duas apresentações: a primeira consiste no refinamento da redação, na forma em que os atos são apresentados. Já a segunda, consiste na coordenação sistemática do assunto. São, respectivamente, as apresentações

  • A.

    formal e material.

  • B.

    material e formal.

  • C.

    normativa e enunciativa.

  • D.

    material e de conteúdo.

  • E.

    diplomáticas e jurídicas.

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens a seguir.

A Constituição Federal e a lei que determina a política nacional de arquivos garantem que todo cidadão tem direito de acesso a informações que sejam de seu interesse particular, ou que sejam de interesse geral da sociedade, contidas em documentos de arquivos dos órgãos públicos. Assim, a administração pública tem a obrigação de permitir a consulta aos documentos, ou fornecer as informações solicitadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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