Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma pesquisa com usuários do Centro de Informação Tecnológica do Instituto de Tecnologia Aplicada demandou a organização de um arquivo, utilizando rigorosamente as regras de alfabetação dos seguintes nomes: 1 – Ricardo Vila Verde, 2 – Roberto Villa Branca, 3 – Renato Zambrotti & Cia. Ltda., 4 – Dra. Raquel do Valle, 5 – Prof. Robson Vodopiles. Esta organização obedeceu à seguinte seqüência:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5

  • B.

    3, 4, 1, 2, 5

  • C.

    4, 1, 2, 5, 3

  • D.

    4, 3, 1, 2, 5

  • E.

    5, 4, 3, 2, 1

Um arquivista, ao organizar os arquivos de documentos acumulados de uma instituição de pesquisa, inicia seu trabalho com o levantamento de dados e verifica que, em uma sala, os documentos estão dispostos em estantes, armários e mapotecas. Observa que a forma física dos documentos é diversificada como: cd-rom, fitas, fotografias, discos e microformas e decide, já no levantamento, que esses documentos serão tratados de maneira diferenciada dos documentos convencionais, pois se trata de um arquivo

  • A.

    especializado.

  • B.

    fonográfico.

  • C.

    centralizado.

  • D.

    setorial.

  • E.

    especial.

Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.

De acordo com a resolução em apreço, o valor primário do prontuário médico se encerra com vinte anos após o último registro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A elaboração de diretrizes em relação ao recebimento, classificação, tramitação e arquivamento de documentos de uso corrente é um dos desafios do programa de gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de grande porte concentra um grande volume de documentos cujo elemento principal de identificação é o número, pois trata de uma organização com base no método dígito-terminal. Alguns documentos receberam os seguintes números: P – 56.212, Q – 86212, R – 94217, S – 218.703, T – 972.689. Desta forma, utilizando o método dígito-terminal para a organização, a ordem e estrutura é a seguinte:

  • A.

    P, Q, R, S e T.

  • B.

    Q, S, P, T e R.

  • C.

    R, T, Q, P e S.

  • D.

    S, P, Q, R e T.

  • E.

    T, S, P, R e Q.

No arquivo central de uma grande universidade, encontramse vários documentos organizados segundo critérios arquivísticos bem definidos, seja alfabético, assunto ou numérico. São exemplos de documentos desse arquivo: regimentos, cartas, estatutos, resoluções, portarias, ofícios, avisos e atas. Esses documentos, caracterizados segundo seu aspecto formal, são identificados arquivisticamente como

  • A.

    gêneros.

  • B.

    informações.

  • C.

    custodiais.

  • D.

    efêmeros.

  • E.

    espécies.

Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.

O arquivo corrente é formado, no caso dos prontuários médicos, por documentos relacionados aos pacientes que estejam utilizando o serviço de uma unidade médicohospitalar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A primeira fase da gestão de documentos, denominada criação de documentos, compreende o controle, a utilização e o armazenamento dos documentos necessários para a realização ou facilitação das atividades de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da identificação das espécies documentais, julgue os itens que se seguem.

A espécie documental é a configuração que assume um texto, de acordo com a atividade que a gerou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias e dos princípios da Arquivologia, julgue os seguintes itens.

Os documentos são meios naturais, imparciais, interdependentes, únicos resíduos e prova das atividades do seu criador/acumulador.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...