Questões de Arquivologia

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Documentos intermediários são aqueles

  • A.

    que têm valor histórico, probatório e informativo e que, portanto, devem ser definitivamente preservados em instituições adequadas a esse fim.

  • B.

    cujo uso é infreqüente e que, por interesse administrativo, precisam ser mantidos, por um determinado período, para fins de prova e informação.

  • C.

    que estão em curso, isto é, que tramitam ou foram arquivados, mas ainda são objetos de consultas freqüentes.

  • D.

    cujo valor ainda aguarda definição por parte da instituição geradora ou cuja circulação é de interesse a apenas um grupo de usuários por prazo predeterminado.

  • E.

    que estão vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-fim da organização.

O Decreto no 4.553, de 27 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a salvaguarda de dados, informações, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, no âmbito da Administração Pública Federal, registra que qualquer pessoa, acidentalmente ou não, pode tomar conhecimento de documentos sigilosos. No entanto, se este fato ocorrer, a pessoa fica, automaticamente, responsável pelo(a)

  • A.

    arquivamento permanente.

  • B.

    promoção da custódia.

  • C.

    perda da segurança.

  • D.

    preservação do sigilo.

  • E.

    classificação da acessibilidade.

Entre os métodos de arquivamento, o alfabético é o mais simples, pois considera como elemento principal o nome. O arquivamento de pastas por nomes obedece a regras de alfabetação. A respeito dessas regras de alfabetação, julgue os itens seguintes.

Em pastas de pessoas físicas, os sobrenomes formados com as palavras Santa, Santo ou São não devem ser separados. O nome Antônio São Jorge, por exemplo, deve ser referido como São Jorge, Antônio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.

A existência de grupos ou seções é indispensável no caso de fundos com documentação numericamente pequena ou com muitas falhas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.

A atividade de avaliar e atestar a autenticidade dos documentos transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional é feita a partir de metadados e de outras informações, para apoiar a presunção de autenticidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo.

Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de 81 a 96.

O dossiê é um conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

No caso de pastas de clientes/pessoas físicas deve ser considerado o prenome e, em seguida, o último sobrenome.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei no 5.433, de 8 de maio de 1968, regula a microfilmagem de documentos oficiais e estabelece que os filmes resultantes ficarão arquivados nas repartições detentoras de arquivo, vedada sua saída sob qualquer pretexto. Estes filmes são os

  • A.

    diapositivos.

  • B.

    dianegativos.

  • C.

    positivos.

  • D.

    nitratos.

  • E.

    negativos.

Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.

A característica norteadora para a constituição de um grupo de fundo é, antes de tudo, o conjunto das funções que justificam a existência da unidade político-administrativa que lhe equivale.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atribuições da unidade administrativa de um grande órgão público têm gerado, em relação ao arquivo, duas situações distintas, mas intimamente vinculadas. A primeira é a necessidade de arquivamento de um volume sempre crescente de documentos,que são mantidos em dossiês. O arquivo recebe para guarda, mensalmente, cerca de trinta novas caixas-arquivo ou 135 pastas suspensas. A segunda situação que surge das atribuições dessa unidade é a intensa demanda de consulta aos documentos. Há uma demanda interna (estagiários, servidores, outras unidades) e uma demanda externa (representações e escritórios regionais). Segundo informações coletadas no local, são atendidas, diariamente, cerca de vinte solicitações de consulta ao acervo.

Acerca da situação hipotética acima apresentada e das técnicas de arquivo, julgue os itens de 81 a 96.

O conjunto de operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento em fase corrente e intermediária é conhecido por gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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