Questões de Arquivologia do ano 0000

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Um auxiliar administrativo recebeu a incumbência de organizar o arquivo com os dossiês dos funcionários da empresa em que trabalha.

Os dossiês estão numerados como descrito abaixo.

001.298 Pedrinho Abelha

033.298 Mariazinha Camacho

305.118 Joaninha Pereira

785.654 Joãozinho Cardoso

O assistente deve ordenar os dossiês pelo método dígito-terminal, obedecendo suas numerações.

A ordenação correta será:

  • A. 00.12.98 Pedrinho Abelha; 03.32.98 Mariazinha Camacho; 30.51.18 Joaninha Pereira; 78.56.54 Joãozinho Cardoso;
  • B. 305.118 Joaninha Pereira; 785.654 Joãozinho Cardoso; 001.298 Pedrinho Abelha; 033.298 Mariazinha Camacho;
  • C. 001.298 Pedrinho Abelha; 033.298 Mariazinha Camacho; 305.118 Joaninha Pereira; 785.654 Joãozinho Cardoso;
  • D. 78.56.54 Joãozinho Cardoso; 30.51.18 Joaninha Pereira; 03.32.98 Mariazinha Camacho; 00.12.98 Pedrinho Abelha;
  • E. 30.51.18 Joaninha Pereira; 78.56.54 Joãozinho Cardoso; 00.12.98 Pedrinho Abelha; 03.32.98 Mariazinha Camacho.

O conjunto de documentos, em tramitação ou não, que pelo seu interesse e utilidade é objeto de consultas frequentes pela organização é chamado de arquivo:

  • A. permanente;
  • B. corrente;
  • C. de segurança;
  • D. técnico;
  • E. administrativo.

O gerente do departamento de contabilidade de um órgão público criou uma equipe de seis funcionários com a incumbência de descobrir formas de reduzir o tempo necessário para a realização de alguns processos do departamento. A equipe irá se reunir durante algumas horas por semana, por três meses, para avaliar a situação e apresentar propostas para redução dos prazos dos processos.

Esse tipo de equipe é conhecida como:

  • A. multifuncional;
  • B. autogerenciada;
  • C. de resolução de problemas;
  • D. de alto desempenho;
  • E. de projetos.

Para SANTOS (2007), a frase “não confiarás em sistemas gerenciadores como única forma de acesso ao documento digital” representa um dos mandamentos da:

  • A. organização documental.
  • B. contemporaneidade.
  • C. gestão da informação corrente.
  • D. preservação digital.
  • E. segurança de armazenamento.

O protocolo trabalha por processo. Assim, a partir do recebimento da correspondência, deve-se, inicialmente, separar a correspondência oficial da correspondência particular para poder, primeiramente, distribuir a correspondência:

  • A. sigilosa.
  • B. particular.
  • C. de maior grau de sigilo.
  • D. de menor grau de sigilo.
  • E. não identificada.

É a denominação do protocolo responsável pela autuação de documentos:

  • A. sistema de recebimento.
  • B. unidade protocolizadora.
  • C. plano protocolar.
  • D. documento jurídico.
  • E. serviço de entrada.
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