Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do estabelecimento dos quadros de arranjo adotados nos arquivos e de sua organização interna, julgue os itens abaixo.
Conjuntos de documentos identificados como pertencentes a um fundo fechado serão a ele integrados.
Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.
A versão atual da International Standard Archival Description (General) ISAD (G) , promulgada pelo Conselho Internacional de Arquivos, é parâmetro obrigatório de descrição, pois deve substituir todas as normativas nacionais dos países-membros do CIA. Dessa forma, os instrumentos de pesquisa tradicionais já não são válidos e devem ser substituídos em um curto prazo.
Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.
O primeiro e mais importante instrumento de pesquisa a ser desenvolvido pelo arquivista é o guia, que fornece uma visão de conjunto dos fundos que a instituição abriga, embora não permita o acesso a informações dos conteúdos dos documentos.
Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.
O repertório deve ser o primeiro instrumento de pesquisa a ser realizado depois do guia, pois permite o acesso aos documentos utilizados com maior freqüência no arquivo.
Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.
A ISAD (G) é baseada em um sistema de descrição multinível. Isso significa que quaisquer partes dos fundos podem ser descritas sem a necessidade de considerar os aspectos hierárquicos da organização dos documentos, uma vez que a recuperação da informação será baseada no conteúdo particular de cada unidade de descrição.
Julgue os itens seguintes, segundo o que a Constituição vigente determina sobre as competências das esferas de governo e os direitos dos cidadãos com relação ao patrimônio histórico cultural.
Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a identidade, a ação, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. São parte do patrimônio, por exemplo, as criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações etc., referentes a manifestações artístico-culturais.
Julgue os itens a seguir com base nas opiniões de Heloísa Bellotto acerca da realização de atividades culturais nos arquivos públicos.
Os serviços de difusão editorial, cultural e educativa dão ao arquivo projeção na comunidade e garantem sua dimensão popular e cultural; devem, portanto, ser a principal preocupação do arquivo permanente.
Julgue os itens a seguir com base nas opiniões de Heloísa Bellotto acerca da realização de atividades culturais nos arquivos públicos.
As atividades culturais que podem ser desenvolvidas pelos arquivos incluem palestras, debates, concursos sobre temas de história, exposições, comentários sobre documentos nos meios de comunicação de massa, colaboração com o turismo cultural etc.
Julgue os itens a seguir com base nos conceitos e nos princípios fundamentais da arquivologia. Chama-se arranjo a atividade de organizar os documentos segundo um sistema de classes dispostas em determinada ordem, a partir de elemento convencionado para sua recuperação, isto é, segundo critérios que permitam a localização dos documentos nos respectivos lugares em tal sistema. Os principais métodos utilizados para o arranjo são o alfabético, o cronológico, o temático, o numérico simples, o alfanumérico, o geográfico e o numérico cronológico.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito dos documentos arquivísticos e da política de acesso a eles, julgue os itens a seguir.
Um dos critérios adotados pela comissão responsável pela avaliação dos documentos nos órgãos públicos é descartar os conjuntos documentais que tenham sido produzidos há mais de 50 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...