Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
Na arquivologia, diferentemente do que ocorre na biblioteconomia, não se trabalha com documentos múltiplos nem com tipologias uniformes, passíveis de se submeterem a uma estrita normalização de processamento técnico.Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens de 85 a 101.
A idéia de que os documentos arquivísticos podem cumprir um ciclo de vida teve pequena repercussão na arquivologia brasileira.Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.
Informações e documentos arquivísticos que tenham sido produzidos, recebidos ou armazenados em meio digital, devido às especificidades que apresentam, não podem ser eliminados.
Integridade arquivística é um objetivo decorrente:
do sistema de arquivos.
da teoria das três idades.
do princípio da proveniência.
da organicidade.
da totalidade arquivística.
Assinale a alternativa que indique as três formulações do princípio da proveniência, segundo Martin Pozuelo (1988), aceito como um princípio básico da Arquivologia.
a formulação francesa do respect des fonds, de 1831; a formulação alemã do Regulamento de 1881 (Registratur); a formulação das normas 1, 2 e 16 do Manual dos holandeses
a formulação francesa do respect des fonds, de 1841; a formulação alemã do Regulamento de 1881 (Registratur); a formulação das normas 1, 2 e 16 do Manual dos holandeses
a formulação francesa do respect des fonds, de 1841; a formulação inglesa do Public Record Office Act de 1877; a formulação das normas 1, 2 e 16 do Manual dos holandeses
a formulação francesa do respect des fonds, de 1841; a formulação francesa da Table Ronde des Archives de 1855; a formulação inglesa do Public Record Office Act de 1877
a formulação francesa do respect des fonds, de 1841; a formulação inglesa do Public Record Office Act, de 1877; a formulação norte-americana do Records Management and Administration, de 1900
O fundamento teórico-metodológico da classificação de documentos arquivísticos tem por base:
os critérios adotados na avaliação e na produção da tabela de temporalidade.
os métodos decimal, dígito-terminal e duplex.
a teoria das três idades.
o princípio da proveniência, que delimita externamente o conjunto documental, e o princípio da ordem original, que dá o caminho para a organização interna do fundo.
o valor primário do documento, em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, e o valor secundário, em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários.
O documento escrito ou impresso de um único lado é chamado de:
anopistógrafo.
idospistógrafo.
opistógrafo.
epistógrafo.
edispistógrafo.
Para Thomassen (2006), arquivos são compostos por informação vinculada a processos, isto é, informação gerada e estruturada por processos de trabalho. Com relação a um processo de trabalho, assinale a afirmativa correta.
É uma tipologia documental arquivística.
É uma cadeia de atividades coerentes e direcionadas a um objetivo específico.
É uma espécie documental arquivística.
É um conjunto de dados resultantes das atividades-meio de um organismo da estrutura funcional.
É um conjunto documental arquivístico.
Acerca da evolução histórico-jurídica da proteção aos documentos de arquivo, assinale a afirmativa correta.
O documento arquivístico só ganha relevância jurídica no direito brasileiro com a Constituição de 1937, que o inclui explicitamente entre os bens de valor histórico sob proteção do Estado.
O foco na histórica normativa do Arquivo Nacional evidencia que, por mais de um século, o arquivamento de documentos tem como finalidade principal a legitimação do Estado e a construção da identidade nacional.
A autonomia do documento arquivístico como bem tutelado veio a ocorrer somente com a Constituição de 1988.
A custódia e conservação dos documentos trazidos de Lisboa por D. João VI exigiram a imediata criação do Arquivo Nacional, então denominado Arquivo Público do Império.
Com a Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, o Arquivo Nacional ganha a função e o poder fiscalizador que possibilita a imposição de suas atribuições legais de gerir e recolher os documentos do Poder Executivo Federal.
Segundo Rousseau e Couture (1998), as funções arquivísticas são:
criação, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.
criação, avaliação, ordenação, conservação, classificação, descrição e difusão.
protocolo, registro, classificação, ordenação, avaliação, descrição e difusão.
protocolo, registro, classificação, ordenação, avaliação, seleção e difusão.
produção, avaliação, classificação, restauração, arranjo, acesso e difusão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...