Questões de Arquivologia do ano 2008

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O acesso aos documentos se concretiza, fundamentalmente, com a organização dos acervos documentais. Acerca da classificação de documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.

A classificação metódica dos documentos é uma conquista advinda com a aplicação do princípio da proveniência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acesso aos documentos se concretiza, fundamentalmente, com a organização dos acervos documentais. Acerca da classificação de documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.

Na classificação de documentos públicos, as classes devem ser formadas a priori, isto é, antecipando-se à própria produção dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acesso aos documentos se concretiza, fundamentalmente, com a organização dos acervos documentais. Acerca da classificação de documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.

O desdobramento das classes de um quadro de arranjo deve ser feito até se chegar a uma unidade de classificação que represente a espécie documental.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acesso aos documentos se concretiza, fundamentalmente, com a organização dos acervos documentais. Acerca da classificação de documentos arquivísticos, julgue os seguintes itens.

É importante estabelecer os mesmos princípios de divisão no quadro de arranjo. Nesse sentido, se uma subdivisão é feita pelas funções, todas as unidades de classificação nesse nível devem ser identificadas pelas funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

O termo "documentação semi-ativa" está sendo usado no texto como sinônimo de documentos da fase intermediária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Publicações sem relação direta com a organização são consideradas informação não-orgânica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Documentos técnicos e científicos, tais como os citados no texto, são aqueles acumulados — produzidos e(ou) recebidos — no âmbito do desenvolvimento das atividades-fim de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Arquivos mortos são descritos tecnicamente na literatura arquivística como massas documentais acumuladas que são produtos da transferência de documentos, sem nenhum tipo de critério ou de sistematização, dos arquivos montados nos setores de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Documentos não-orgânicos não são encontrados em arquivos mortos, apesar da mistura típica de documentos em sua constituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

Os arquivos funcionam como a memória dos produtores de documentos e da sociedade em geral e servem, em primeira instância, para apoiar o gerenciamento operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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