Questões de Arquivologia do ano 2008

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Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

A autuação ou formação do processo deve ser realizada, obrigatoriamente, por meio de um documento original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

Documentos reservados são aqueles cuja tramitação requer maior celeridade que a rotineira. Entre esses tipos de documentos, incluem-se pedidos de informação oriundos do Poder Executivo, do Poder Judiciário e das casas do Congresso Nacional; mandados de segurança; licitações judiciais ou administrativas; pedidos de exoneração ou dispensa; demissão; auxílio-funeral; diárias para afastamento da instituição; folhas de pagamento; e outros que, por conveniência da administração ou por força de lei, exijam tramitação preferencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

Um processo em um ministério pode ser encerrado, por exemplo, pelo cumprimento dos compromissos arbitrados ou quando seu desenvolvimento foi interrompido por período superior a um ano, por omissão da parte interessada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que a aplicação das regras de alfabetação está correta.

  • A.

    Branco, Roberto Castelo Lobo, José Santos Rosa, Carlos Monte

  • B.

    Almeida, José de Andrade, Ronaldo d' Souto, Arnaldo de

  • C.

    Cristo, Alberto Santo Paulo, Antônio São Rita, Carlos Santa

  • D.

    Primeiro Congresso Brasileiro de Serviço Social Segundo Congresso Brasileiro de Serviço Social Terceiro Congresso Brasileiro de Serviço Social

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A preservação e a organização de documentos de arquivo são garantidas por lei porque tais documentos podem servir de apoio às atividades administrativas, ser elementos de informação e prova, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e científico do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

Todos os órgãos públicos têm a obrigação de garantir o acesso de qualquer cidadão brasileiro a informações que sejam de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, com exceção das informações cujo sigilo seja necessário à segurança da sociedade e do Estado, além daquelas que violam a privacidade, a honra e a imagem de outros cidadãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A fim de garantir o acesso à informação e aos documentos, mas pensando também na melhoria da eficiência na organização documental, bem como na racionalização de custos, espaço físico e mão-de-obra, a legislação determina que os documentos permanentes devem ser guardados por um período mínimo de 30 anos, podendo ser eliminados após esse prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

O órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos é o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que é vinculado ao Arquivo Nacional. O CONARQ é presidido pelo diretor-geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

A tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades meio da administração pública e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: atividades-meio são instrumentos essenciais à organização dos arquivos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública porque possibilitam o controle e a rápida recuperação de informações, influenciam a racionalização da produção e do fluxo dos documentos e orientam as atividades de avaliação dos documentos produzidos e recebidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

A avaliação é uma atividade realizada exclusivamente pelo arquivista, responsável por definir quais os documentos que têm valor para fins administrativos e probatórios, quais os documentos que têm valor para a pesquisa e quais os documentos que podem ser eliminados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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