Questões de Arquivologia do ano 2008

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A arquivologia tem alguns marcos importantes em sua evolução: o aparecimento dos arquivos nacionais com a Revolução Francesa; a publicação do Manual de Arranjo e Descrição dos Arquivistas Holandeses; os efeitos da explosão documental ocorrida no período entre guerras do século passado. A partir desse último período, várias mudanças puderam ser percebidas na arquivologia. Acerca dessas informações e considerando aspectos relacionados aos conceitos da arquivologia, julgue os itens a seguir.

Qualquer pessoa física ou jurídica, isto é, um indivíduo, uma família, um organismo público ou privado cria, produz ou gera um arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

A definição brasileira para gestão de documentos encontrada na Lei n.º 8.159/1991 não inclui a criação como uma das atividades da gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

O campo de atuação da gestão de documentos encontra-se no nível do estabelecimento de normas, métodos e sistemas que regem a vida dos documentos administrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

As limitações da arquivologia, frente à explosão documental do período entre guerras, permitiram o aparecimento, no ambiente profissional, principalmente no mundo anglo-saxão, de dois profissionais: o gestor de documentos e o arquivista. Em países de tradição latina, como é o caso do Brasil, não ocorreu essa distinção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

A gestão de documentos tem uma ação efetiva nos arquivos intermediários com o estabelecimento dos record centers e praticamente nenhuma intervenção nos arquivos correntes, entendida como área de atuação de responsabilidade da administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

O acesso aos documentos no arquivo intermediário é público, da mesma forma que acontece no arquivo permanente, ao contrário do arquivo corrente, que tem um acesso restrito aos seus acumuladores diretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

As funções de um centro de arquivamento intermediário incluem recolher a documentação, assegurar a devida proteção aos documentos, eliminar a documentação conforme os prazos definidos e fornecer as informações solicitadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

Em um enfoque histórico, pode-se definir a gestão de documentos como o processo de reduzir seletivamente a massa de documentos de forma que se conservem permanentemente os que têm um valor cultural futuro, sem prejudicar, para efeitos da investigação, a integridade substantiva da massa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

A sistemática de numeração única de processos do Ministério da Saúde, órgão integrante do Sistema de Serviços Gerais (SISG), obedece às faixas numéricas de codificação de unidades protocolizadoras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os seguintes itens.

O registro de processos e(ou) documentos deverá conter o número único do processo, o nome do interessado, a data do cadastramento e o assunto, não sendo necessária a identificação do documento original.

  • C. Certo
  • E. Errado
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