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Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
O desempenho de uma função dentro de uma organização pode ser documentado por meio de um ou mais tipos de documentos.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
O fundo de arquivo tem origem teórica na formulação do princípio da proveniência, que é o que o torna testemunho do organismo acumulador. O princípio da proveniência é a garantia do valor de prova e do valor de testemunho dos documentos.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
Índice é um catálogo que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos, segundo um critério temático.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
Palestras, debates, lançamentos de obras e concursos sobre temas de história geral do Brasil e história regional não podem ser considerados ações culturais e educativas dos arquivos permanentes.
Em relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 75 a 80.
A descrição de documentos arquivísticos deve ser consistente, apropriada e autoexplicativa. Nesse sentido, é indispensável a adoção de normas específicas, como a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, que estabelece, no Brasil, diretivas para a descrição de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais, visando à padronização de procedimentos em sistemas de arquivos e(ou) em entidades custodiadoras e à facilitação do acesso e do intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.
A quantidade de documentos produzidos e recebidos pelas organizações contemporâneas é de tal ordem que é impossível a conservação integral desses registros. Em relação às tabelas de temporalidade, julgue os itens subsequentes.
O prazo prescricional coincide com o tempo de guarda do documento no arquivo permanente.
O valor atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, é o valor
informativo.
legal.
fiscal.
permanente.
primário.
A avaliação de documentos é uma das atividades mais complexas dos arquivos, considerando os aspectos subjetivos que a perpassam. Todavia, alguns estudiosos indicam critérios para orientá-la. Entre os parâmetros de classificação encontrados na literatura, pode-se considerar a distinção entre valores
primários e administrativos.
probatórios e informativos.
probatórios e secundários.
secundários e informativos.
probatórios e secundários.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência o texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
O tipo de diagnóstico que deve ser utilizado para avaliar a situação arquivística de órgãos públicos, tal como a Universidade de Brasília, é o do tipo minimalista.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos arquivos correntes, intermediários e a avaliação dos documentos, julgue os itens subsequentes.
avaliação de documentos de arquivo tem como objetivo a preservação definitiva dos documentos com valor legal ou fiscal.
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