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Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As atribuições do arquivista incluem o planejamento, o estabelecimento de políticas e o conhecimento técnico relativos às atividades de preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos. Com relação aos arquivos e às atribuições do arquivista, julgue os itens seguintes.
O CONARQ recomenda que sejam armazenados separadamente, segundo o suporte e especificidades, categorias de documentos como: textuais (manuscritos e impressos), encadernados, cartográficos (mapas e plantas arquitetônicas), iconográficos (desenhos, gravuras e cartazes), fotográficos, sonoros, documentos em meios magnéticos e ópticos, entre outras.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.
A diplomática é uma disciplina que surgiu tendo por objeto de estudo a interpretação e a autenticidade dos documentos e que, hoje, fornece à arquivística importante instrumental para análise e definição dos documentos de arquivo, com base em elementos característicos e na estrutura formal dos documentos.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.
Para a arquivística, os vocábulos forma e formato possuem significados bem distintos. Denomina-se formato a configuração física do material sobre o qual as informações são registradas, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado; por exemplo: cartaz, caderno, livro, mapa, rolo de filme, entre outros. Já a forma refere-se ao estágio de preparação e de transmissão de documentos; por exemplo: original, cópia, minuta, rascunho.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.
Em arquivologia, qualquer espécie documental pode ser identificada com base na configuração apresentada pelo documento escrito, definida pela natureza jurídica de seu conteúdo e pela obediência a normas precisas de redação a que tal documento obedece.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 69 a 75, que abordam conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos relativos a tipologias e suportes documentais.
O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contém informações registradas. Alguns exemplos, além do mais comum hoje, que é o papel, são: papiro, pergaminho, filme de acetato, fita magnética, disco magnético, disco ótico, entre outros.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A ciência que trata dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo direito é
Notariado
Dipomática.
Arquivo permanente.
Paleografia.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A diplomática estabelece como uma das categorias de documentos, de acordo com as ações que os geram, aquela cuja forma escrita, exigida pelo sistema jurídico, configura a existência do ato, como documento
probativo
dispositivo.
de apoio.
narrativo.
de contexto.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos procedimentos administrativos, julgue os itens subsequentes.
Os órgãos públicos devem manter registros da tramitação de todos os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos, independentemente da espécie documental (por exemplo, ofício, processo, projeto, contrato).
A respeito dos procedimentos administrativos, julgue os itens subsequentes.
As correspondências consideradas ostensivas são classificadas, pelo grau de sigilo, em confidenciais, sigilosas e ultrassecretas.
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